Carnaval para quem não quer saber de folia

O Carnaval para quem quer sair da folia

O Carnaval no Brasil é o período de maior êxtase para muitos, conhecido como a festa mais popular do planeta. A expectativa gerada para a data é, em muitos casos, maior até do que para datas como Natal, Réveillon etc. Há quem aguarda e se prepara durante todo o ano para o período de quase uma semana de festas, trio elétrico, muita música e folia. Eventos em todos os cantos do país carregam multidões em bloquinhos, desfiles e shows.

Em 2022, só na capital de São Paulo, por exemplo, 17 blocos de rua movimentaram mais de 3 milhões de pessoas no chamado carnaval de rua, além de mais de 60 mil turistas que visitaram a cidade apenas para acompanhar os desfiles das Escolas de Samba do grupo Especial, segundo os dados da SPTURIS. Mesmo considerando que estávamos em período de pandemia, é, de fato, expressivo.

Mas, nem só de folia se vive o Carnaval. Embora o evento seja importante e representativo economicamente, há quem se planeja para fugir da agitação e aglomerado de pessoas nas festas e eventos espalhados por todos os cantos da cidade, muita gente prefere viajar ou descansar no carnaval para chegar na Quarta-Feira de Cinzas renovado.

O Carnaval 2023 será novamente em fevereiro e, por ser um período de quase sete dias de paralisação de muitas atividades, traz possibilidades muito interessantes para quem busca o movimento contrário do folião e procura destinos e atrações voltadas ao descanso, bem-estar, cultura, viagens etc.

Pensando nisso, separamos algumas séries, alguns livros, atividades e destinos que podem auxiliar quem deseja pegar o tráfego contrário à maioria, realizar aquela viagem no carnaval, e aqui listamos atividades e destinos que podem ajudá-lo a encontrar paz e tranquilidade durante o Carnaval.

Viajar sempre é uma boa alternativa 

Viajar é sempre uma boa alternativa para fugir da folia no CarnavalDe acordo com Eduardo Colombi, proprietário da Colombi Travel Design, durante o Carnaval há uma procura para muitos destinos que fogem à regra da folia e levam o viajante a encontrar experiências muito interessantes.

“Muitos desses locais estão mais vazios do que o normal, uma vez que a maioria dos turistas buscam os principais centros para festas. Esse movimento pode ser interessante pela experiência, customização de destinos e, financeiramente mais vantajoso.” explica Eduardo.

Separamos alguns destinos e curiosidades para quem quer curtir o Carnaval de forma diferente.

 

Porto Feliz

Localizado a 120km da capital paulista, Porto Feliz faz parte da região metropolitana de Sorocaba. A origem do nome da cidade remete aos habitantes que são felizes e muito hospitaleiros, além da própria cidade ser muito tranquila e um ótimo local para descansar e relaxar.

Alguns dos pontos turísticos da cidade são: a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, o Parque das Monções e o Museu das Monções.  Dentre as atrações locais, destacamos o Hotel Fasano.

Consagrado é com uma arquitetura de tirar o fôlego, o hotel Fasano Boa Vista fica bem próximo de São Paulo, para viajantes que preferem fugir dos aeroportos é uma opção excelente para finais de semana e feriados prologados.

Dentro do hotel é possível ter uma experiência gastronômica no restaurante Boa Vista, com um cardápio voltado para a culinária brasileira. Para uma refeição mais rápida ou para coquetéis e aperitivos, o Bar Lobby é o lugar ideal. Já para curtir a piscina e os dias ensolarados, o hotel oferece um bar na piscina.

Mendoza

Cidade argentina conhecida por ser o centro vinícola do país, cultiva as famosas Malbec, Cabernet Sauvignon e Chardonnay. Ótimo destino para passeios e degustações nas várias bodegas ou conhecer as rotas do vinho, como o roteiro Luján de Cuyo, que produz os vinhos de maior qualidade da região. Uma das vinícolas mais famosas e procuradas é a Catena Zapata, pioneira na produção de vinhos argentinos, nascida em 1902. Outras vinícolas dessa rota são: Vistalba, Viña Cobos, Ruca Malen e Bodega Chandon.

Para os amantes de gastronomia, alguns dos melhores restaurantes da cidade são: o Azafrán, um premiado restaurante de culinária argentina, o Francesco Ristorante com seu toque italiano, La Lucia Grill; com parrilas e vinhos e o Cordillera Vinos y Fuegos, especializado em carnes.

Para quem for a Mendoza, a sugestão para uma hospedagem luxuosa é o sofisticado Park Hyatt, que oferece excelentes experiências de hospedagem. o Hotel fica no centro de Mendoza e é uma combinação perfeita para os apaixonados pela vinícolas da região e para que aprecia hospedagens luxuosas, você não pode deixar de visitar o Cassino e o Spa do hotel.

Aspen

Há quem queira fugir do calor e ir para a neve. E, para este cenário, nada melhor do que Aspen. Para os amantes de cultura e artes, tem o Aspen Art Museum, que faz diversas exposições com artistas do mundo todo, mostrando a diversidade da arte contemporânea nacional e internacional.

Para uma experiência completa, é possível comer nos melhores restaurantes da cidade, sendo alguns deles: Matsuhisa Aspen, da rede Nobu, é o local ideal para aqueles que gostam de comida japonesa; já para os que curtem comida italiana, o restaurante L’Hostaria é um clássico; já o Piñons, oferece uma excelente comida americana para o jantar.

As melhores séries para maratonar no carnaval

YOU

Começa em fevereiro a nova temporada de YOU. O maníaco stalker está de volta e dessa vez será professor universitário em Londres, tentando se livrar das esquisitices, vícios e obsessões por crimes. A quarta temporada será dividida em duas partes, a primeira começa a ser transmitida à partir de 9 de fevereiro na NETFLIX.

Accused

Uma série criminal em que cada episódio aponta o julgamento de um acusado sem revelar qual o seu público. Uma trama repleta de plot twist e que faz o espectador se sentir parte da história durante cada episódio. No Brasil, a série está disponível na FOX.

.

Livros para ler no carnaval

Outra forma de passar o período de carnaval relaxando é lendo bons livros. Não é sempre que temos mais de um dia na agenda de folga para curtir fazer o que mais gostamos. A leitura é, sem dúvidas, um ótimo passatempo, uma maneira de se atualizar, refletir e viajar sem sair do lugar. Para dar asas à imaginação, separamos alguns títulos interessantes para esse Carnaval. Vamos a eles:

O Despertar de Tudo

Lançado em 2022 pela editora CIA das Letras, os autores David Graeber e David Wengrow tentam apontar um olhar diferente sobre a humanidade. Dentre tantos assuntos, trata como lidamos com as desigualdades, democracia, liberdade e escravidão.

Família, urgências e turbulências

Um dos mais recentes trabalhos do filósofo Mario Sergio Cortella questiona e ajuda os pais a conviver com os conflitos familiares com posicionamento firme e claro: os pais que enfrentam situações como essas devem estar sempre alertas aos riscos que os conflitos em família podem provocar e, mais do que isso, devem adotar uma postura ativa, urgente e corajosa para encontrar soluções.

Memória de Ninguém

Memória de ninguém é sobre uma mulher em luto após a morte do pai. Prestes a chegar aos quarenta anos, conhece uma crise diante da passagem do tempo e perde a capacidade de concretizar qualquer coisa. É impactada pelas lembranças ao retornar à casa que fora de sua infância. Uma história sobre traumas, existencialismo e, ao mesmo tempo entendimento de si própria.

Cuidando do corpo no Carnaval

O período do Carnaval pode ser um bom incentivo para intensificar o trabalho físico ou mesmo iniciar a praticar se você desistiu da prática a algum tempo. Aproveite que terá um tempo, planeje seu programa de treinamento, inicie a prática de uma nova atividade ou modalidade esportiva e amplie os seus horizontes. Pode ser o início de uma nova era para você cuidar, veja só, de você, praticando esportes e se dedicando mais para melhorar a sua saúde, praticando atividades físicas durante o período.

Não custa lembrar que, durante todo o carnaval, o clube Paineiras estará aberto e com uma agenda completa, tanto para quem quer curtir o carnaval festejando, quando para quem quer passar momentos relaxando e curtindo esportes.
Antecipe-se nos agendamentos de suas aulas, procure realizar as reservas dos espaços do clube com antecedência pois a demanda durante o Carnaval tende a aumentar com um fluxo maior de associados no clube.