10 Dicas para curtir o Carnaval

10 dicas para curtir o Carnaval

Seja na Feijoada da Folia, bloquinhos de rua, passarelas, avenidas ou trios elétricos, o carnaval chegou! E para aproveitar da melhor maneira a maior festa do Brasil, é fundamental manter a energia e o corpo saudável.

Depois de muito tempo, o país voltará a ter um Carnaval 100% e não há como segurar a ansiedade. Pensando assim, nada melhor do que algumas dicas para se manter firme e forte na missão de encarar os seguidos dias de folia que agitam o verão brasileiro. Por isso, preparamos 10 dicas para curtir o Carnaval.

Então, anota aí!

Beba muita água

A primeira recomendação é a hidratação. Como o associado pôde ver no começo dessa edição, beber água é fundamental, mas o folião também pode optar por água com gás, água de coco e sucos de frutas. É importante que a pessoa se hidrate mesmo sem sentir sede. E Lembre-se: bebida alcoólica não mata a sede e provoca a desidratação do corpo.

Moderação e responsabilidade

E por falar em álcool, muita gente gosta de curtir o Carnaval tomando uma cervejinha gelada e outros tipos de bebidas. Não há nada de errado nisso, mas o consumo deve ser feito com moderação. Os efeitos do álcool podem resultar em acidentes, discussões e brigas. O consumo com parcimônia contribui para o bem-estar no dia seguinte, além de evita náuseas e ressacas, entre outros efeitos colaterais.

E nunca é demais enfatizar: álcool e direção não combinam. Se for beber, não dirija. Vá de táxi ou outra forma de condução. E evite também pegar carona com quem tenha bebido.

Pra curar a bendita ressaca

De vez em quando, não tem jeito. A pessoa passa um pouquinho do ponto e, no dia seguinte ela vem. Lidar com a ressaca não é fácil, mas tudo se resolve. A dica é ficar em repouso, se hidratar e manter uma alimentação mais leve, com frutas, legumes e verduras. Brócolis e banana são ótimas opções. Para quem gosta, um café bem forte pode cair bem. Por outro lado, é recomendado evitar o uso de anti-inflamatórios e paracetamol. O primeiro, pode irritar a mucosa do estômago e o segundo pode dar toxicidade ao fígado.

Atenção com a alimentação

Além das bebidas, a comida é um ponto que merece muita atenção no objetivo manter as forças para pular, brincar, dançar e se divertir no Carnaval. O mais indicado é escolher alimentos que forneçam energia e supram as necessidades do corpo, em um período em que ele costuma ser muito exigido.

Uma boa aposta são cereais, principalmente os integrais. E para quem ainda tem dúvida, as frutas são uma ótima opção, especialmente as da estação. Elas possuem vitaminas e minerais que auxiliam em diversas funções do organismo, dentre elas o processo de desintoxicação. Da mesma forma, auxiliam esse processo vegetais como couve, brócolis, rúcula e agrião, que também contribuem com funcionamento do fígado.

Se por um lado há alimentos mais indicados, há também aqueles que precisam de um certo cuidado na hora do consumo. É o caso dos frutos do mar e pratos servidos com maionese ou molhos, especialmente vendidos na praia. Por conta do calor, estes alimentos estragam facilmente e nem sempre estão mantidos em temperaturas adequadas.

Também é bom evitar alimentos muito gordurosos e frituras, já que levam mais tempo para serem digeridos e provocarem sonolência. Dê preferência para pratos assados, grelhados ou cozidos.

Mas não fique muito tempo sem comer. Jejuns por longos períodos não são indicados na rotina de um folião. O ideal é tentar manter três refeições principais e pequenos lanches nos intervalos.

Higiene e proteção

Bem como a alimentação, cuidar da higiene é fundamental. Alguns hábitos, que são básicos, não podem ser deixados de lado. Lavar as mãos após ir ao banheiro e antes de alimentar-se, por exemplo, pode ajudar a evitar uma série de doenças. Além disso, é importante evitar passar a mão nos olhos, pois esse ato pode promover o desenvolvimento de doenças.

Os cuidados também envolvem as maquiagens, muito utilizadas para a complementação de fantasias. Elas podem causar alergias e irritação, sendo assim, é importante investir em cosméticos de qualidade. Em casos de irritação, é fundamental a limpeza imediata da pele. E lembre-se: maquiagem é um item pessoal que não deve ser compartilhado.

Ainda sobre os cuidados com a pele, o filtro solar se faz indispensável nessa época do ano. No carnaval são muito comuns as festas a céu aberto e, consequentemente, a exposição ao sol. Para evitar queimaduras, é fundamental a utilização de protetores solares e proteção complementar, como uso de óculos escuros, bonés e chapéus.

E não dá para esquecer de se proteger na “hora h”. Evite complicações e use preservativo em relações sexuais. Essa é a melhor forma de se prevenir contra as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e AIDS.

É bom estar preparado

Vale lembrar que, além dos cuidados com a higiene e a nutrição, um bom preparo físico pode ajudar muito o folião “inimigo do fim”. Assim, deixar de lado o sedentarismo passa a ser uma opção ainda mais atraente. Aproveite para incluir exercícios físicos à sua rotina. Pode ser uma caminhada diária ou qualquer outro tipo de atividade.

Roupas leves são uma boa

No carnaval é fundamental escolhermos bem as roupas que serão usadas. Tecidos leves e modelos confortáveis são sempre a melhor opção. O tecido de algodão é uma ótima escolha, pois ajuda a absorver mais a transpiração. Já nos pés, a lógica é a mesma: os calçados devem ser confortáveis para cair na folia. Tênis, sapatilhas e rasteirinhas estão entre as melhores escolhas.

Outra dica importante é não ficar muito tempo roupas molhadas ou úmidas. O ambiente quente, podem favorecer, por exemplo, o surgimento de micoses, outro assunto que o associado já viu nessa edição.

Planeje seu roteiro

Como todos sabem, as festas de Carnaval costumam reunir multidões. Especialmente em São Paulo, são diversas atrações, incluindo blocos de rua e festas em grandes espaços espalhados pela cidade. Por vezes, ruas e avenidas são interditadas em função desses eventos. Logo, o folião deve procurar saber qual a melhor rota para chegar na sua festa. Normalmente, a prefeitura de São Paulo, por meio de seus órgãos, divulga as informações referentes às alterações de curso.

A melhor dica é sempre dar preferência ao uso de transportes públicos.

Confira as dicas que preparamos para quem quer curtir o Carnaval sem participar da Folia

Fique Esperto

E dentro das multidões, nunca dá para saber quem está ao lado. Infelizmente, o furto de pertences em aglomerações se tornou muito recorrente. Então, é bom não dar bobeira. Evite ao máximo ficar com o telefone na mão no meio de aglomerações e o deixe no bolso de trás da calça. Use uma doleira por dentro da roupa ou uma pochete. Também vale um bolso ou bolsa mais seguros, com zíper, por exemplo. Todos sempre virados para a frente.

Recarregue as baterias

Por fim, todo mundo precisa de um descanso. “Recarregar as baterias” faz parte dos cuidados com o corpo e é fundamental para se ter energia suficiente para aguentar a maratona de diversão do Carnaval. Respeite os limites do seu corpo e tente dormir de seis a oito horas por dia.

Todas as dicas foram elaboradas com base em informações de instituições oficiais e profissionais especializados. Confira a relação completa: nutricionista Laura Uzunian, especialista em Nutrição Funcional; Camila Lima, nutricionista e professora do Centro Universitário de Brasília (CEUB); Patrícia Maira Costa, clínica geral do Hospital Anchieta de Brasília; e Ministério da Saúde.

Anotou tudo? Então bora curtir a festa mais tradicional do Brasil!