Envelhecer com Saúde: Como Envelhecer como um Vinho?

Envelhecer com Saúde

Envelhecer com Saúde: Como Envelhecer como um Vinho?

Envelhecer com saúde é o sonho de qualquer pessoa. Com a expectativa de vida aumentando cada vez mais, todos querem aproveitar ao máximo o  tempo  da melhor forma possível, e preferencialmente sobrando saúde.

Saber envelhecer com saúde é um aprendizado que começa desde criança tendo hábitos saudáveis  que devem ser mantidos por toda a vida. Saber envelhecer é também uma luta de todo dia por fazer valer o direito de cidadania.

A “velhice” não é uma doença e sim um processo normal do desenvolvimento que acarreta mudanças no organismo do indivíduo. Dependendo de uma série de fatores, essas mudanças poderão ocasionar algumas doenças ou problemas de saúde. Até hoje ninguém descobriu uma pílula que possa impedir esse processo.

Sendo assim, tome a decisão hoje, de ser como um vinho, quanto mais velho, melhor!

Sumário

Envelhecer com saúde: porque é importante se preparar para a velhice

As nossas ações interferem negativa ou positivamente no processo de envelhecimento, além de que a reação do nosso próprio metabolismo a essas agressões define o desgaste nos tecidos corporais, cada pessoa vivencia o envelhecimento de maneira diferente.

As funções corporais atingem o seu auge pouco antes dos 45 anos e, a partir desse ponto, iniciam um declínio gradual.  Os primeiros sinais do envelhecimento estão ligados ao sistema muscular e esquelético. Os olhos e os ouvidos também iniciam seu processo de mudança no começo da meia-idade.

Envelhecer não necessariamente precisa ser sinônimo de dores e doenças. No entanto, para manter a independência e a qualidade de vida, alguns cuidados se fazem necessários, e podemos desempenhar um papel ativo nesse processo. Portanto, envelhecer com saúde depende tanto de nossas ações quanto dos hábitos que cultivamos quando somos jovens. Claro, nunca é tarde para começar, mas é importante considerar a velhice antes que ela se manifeste, não é mesmo?

Casal

Qualidade de vida na terceira idade

Viver por mais tempo é um desejo que todos têm e, acima de tudo, viver e envelhecer com saúde, qualidade, liberdade e facilidade, aproveitando melhor a vida depois dos 60 anos, as pessoas têm o costume de se prender a pensamentos como “eu não sei se estarei vivo amanhã”, mas o avanço da medicina é um dos fatores que indicam que temos mais chances de viver longos anos.

Mais uma vez: são as nossas ações diárias que determinam a nossa qualidade de vida na terceira idade. Mas lembre-se de que leva tempo até que um hábito seja criado e fixado em nossa rotina. Portanto, se você começar as mudanças agora, um hábito novo será mais facilmente incorporado e, consequentemente, mantido.

Aos que querem se tornar excelentes vinhos, comece hoje mesmo!

1 - Busque manter uma rotina de atividade física

Um indivíduo sedentário raramente vai ter qualidade de vida na terceira idade. A prática de atividades físicas deve fazer parte da rotina de quem busca envelhecer com saúde. Se exercitar com regularidade faz um bem danado para o corpo e para a mente, além de evitar diversos problemas de saúde, caminhada, natação, ciclismo, corrida, dança de salão, dentre outras atividades que promovam a queima calórica, estão valendo. Mas é preciso se exercitar de 3 a 5 vezes por semana durante 40 minutos cada sessão, no mínimo. Entretanto, antes de começar a sair correndo por aí, recomendamos fazer uma consulta com um médico clínico geral, para avaliação do seu estado de saúde.

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2 - Exercitar a mente

Muita gente, quando pensa em qualidade de vida na terceira idade, só se preocupa com a saúde física. A grande questão é que, para se chegar com toda lucidez e evitar diversas doenças neurológicas, é preciso cuidar também da saúde mental.

Afinal, ninguém está totalmente imune se ser acometido por algum tipo de distúrbio psicológico. Mesmo que você já esteja aposentado e com uma vida mais sossegada, não deixe de aprender, de exercitar o cérebro ele também está sujeito ao envelhecimento, mas diferentemente da maioria dos órgãos, ele não perde um grande número de células e essa é uma grande vantagem!

Contudo, tal como um músculo, o cérebro precisa ser treinado para se manter ativo e funcional. Então, leia livros, escreva, aprenda coisas novas, faça palavras cruzadas, monte quebra-cabeças, invista em seus hobbies, etc, do mesmo jeito que você faz atividades físicas para manter o corpo em forma, você pode fazer exercícios para manter o cérebro ativo, funcionando bem.

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3 - Alimentação saudável

Consuma verduras, legumes, frutas, cereais integrais, carnes brancas, peixes, sementes oleaginosas e beba muita água. Em contrapartida, evite massas brancas, frituras, doces em geral, bebidas açucaradas, embutidos, carne vermelha em excesso e guloseimas.

Essa dica é de ouro. Não restam dúvidas de que ter uma alimentação saudável desde a juventude é fundamental para ter mais qualidade de vida na terceira idade. Uma dieta rica em alimentos de alto valor nutricional, além de promover mais bem-estar, fortalece o sistema imunológico e deixa diversas doenças bem longe da sua vida.

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4 - Consulte um médico periodicamente

O envelhecimento não é doença, mas é fundamental prestar atenção aos sinais do corpo e visitar o serviço de saúde para consultas, exames e realização de vacinas, periodicamente. Não deixe para ir a um médico apenas quando estiver com dor ou já com algum problema mais grave. A prevenção é o melhor remédio.

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5 - Vida social ativa

Procure sempre ter uma vida social ativa, faça amizades, procure interagir com as pessoas do seu bairro, frequente locais que promovam eventos, vá ao cinema, ao teatro, passeie, viaje de vez em quando. Não importa o que queira fazer, desde que você respeite seus limites, está valendo e pode contribuir muito para a saúde mental e o bem-estar na terceira idade,  divertir fazendo o que gosta com amigos e familiares reduz o estresse e estreita laços o amor auxilia a produção de energia, reduz os níveis de estresse e aumenta a sensação de realização.

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6 - Durma bem

Dormir é fundamental para o descanso do corpo e da mente. Faz parte dos hábitos saudáveis que todos devemos ter, em qualquer idade!

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7 - Pratique auto cuidado

A higiene do corpo é uma prática de autocuidado de saúde e deve ser um dever de todos nós. Os hábitos higiênicos estão entre os principais requisitos para uma vida saudável, permitindo uma sensação de bem-estar e conforto, mas acontece de dentro pra fora também, se ame, se respeite, sempre!

Idoso penteando o cabelo no banheiro

Envelhecer com saúde: idade são apenas números, a vontade de viver é que conta!

Como você pôde perceber, as dicas citadas melhoram a sua vida hoje e o preparam para o futuro, não é mesmo? O essencial é encarar a verdade: o tempo passa igualmente para todos. Se ele parece passar mais lentamente para uns do que para outros, é devido ao modo de viver. Agora que você já sabe como envelhecer com saúde, que tal dar início a esse novo plano de vida? O mais importante é que, com o passar dos anos, os idosos mantenham-se ativos e que o envelhecimento não seja um empecilho para fazer aquilo que querem, valorizam e ainda sonham! E então, está pronto para envelhecer bem e com saúde? O momento para começar é agora!

Um brinde a nós que decidimos ser como o vinho: quanto mais velho, melhor!

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