Médico do Esporte - Qual a Função desse Profissional?
Não é novidade para ninguém que a associação da prática regular de exercícios e uma dieta balanceada influenciam significativamente na qualidade de vida e no baixo risco de doenças. É nesse contexto que o médico do esporte atua, tanto de maneira preventiva como terapêutica, promovendo saúde e qualidade de vida, como também buscando o alto rendimento esportivo.
Crescimento da medicina esportiva
A Federação Internacional da Medicina do Esporte (FIMS) definiu, em 1977, a medicina esportiva como uma especialidade que inclui segmentos teóricos e práticos da medicina com o objetivo de investigar a influência do exercício, do treinamento e do esporte sobre as pessoas sadias ou doentes, com a finalidade de prevenir, tratar e reabilitar.
A FIMS foi fundada em 1928, logo após os primeiros Jogos Olímpicos, organizada e estruturada para a promoção e desenvolvimento da medicina do esporte em todo o mundo.
No Brasil, desde 2007 uma nova proposta acadêmica vêm sendo desenvolvida na área, com um programa de residência médica de 3 anos direcionado à área de clínica médica (como cardiologia, endocrinologia e pneumologia), traumatologia do esporte (ortopedia ambulatorial e emergência, reumatologia, fisiatria e reabilitação), nutrição, fisiologia esportiva e treinamento físico.
Esses especialistas são treinados tanto no ambiente hospitalar como no dia-a-dia prático, seja em clubes, quadras esportivas e outros, com o intuito de formar um profissional capaz de auxiliar o atleta em todos seus aspectos esportivos em sinergia com treinadores, educadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos do esporte.
O treinamento do médico do esporte também é voltado para o aprendizado da prescrição de atividades como ferramenta terapêutica para o combate de diversas doenças e na prevenção de outras tantas.
Além disso, o médico do esporte é treinado para realizar avaliações médicas para participação de atletas em competições, no diagnóstico de alterações físicas, na investigação médica e fisiológica do rendimento físico, avaliando os sistemas cardiocirculatório, respiratório, músculo-esquelético e do metabolismo energético, da avaliação funcional e orientação médica sobre o estilo de vida e nutrição.
O fato é que o esporte, a atividade física e o estilo de vida saudável vêm se tornando cada dia mais evidentes no cotidiano do brasileiro. A medicina esportiva brasileira acompanha esse movimento, sendo reconhecida em diversas especialidades pelo mundo, crescendo constantemente na busca em oferecer aos pacientes a melhor assistência possível.
O que é a medicina esportiva?
É a área de medicina que lida com as questões relacionadas ao esporte. Os profissionais da medicina esportiva são encarregados de trabalhar com o diagnóstico, tratamento e prevenção de lesões e problemas de saúde que surjam a partir da prática esportiva.
Esses profissionais também utilizarão o conhecimento adquirido para acompanhar amadores e pessoas que praticam esportes em seus momentos de lazer.
O que faz um médico do esporte?
Como dito acima, é um profissional com formação clínica direcionada a solucionar diferentes demandas dos praticantes de atividades físicas e dos atletas. Ele pode atuar no gerenciamento da saúde do esportista ou atleta, visando a proteção, prevenção de doenças e lesões, melhora do desempenho, recuperação muscular ou reabilitação, de preferência integrado a uma equipe multidisciplinar.
Esses profissionais estão habilitados a realizar a avaliação pré-participação esportiva, através da qual podem avaliar riscos cardiovasculares e osteomusculares, da composição corporal e perfil metabólico do indivíduo.
Essas avaliações permitem que o profissional tenha segurança mínima para emitir laudos para participação em atividades esportivas. Além disso, ele pode acompanhar a evolução na atividade, realizando reavaliações periódicas e readequando as metas.
Para pessoas com doenças crônicas, por exemplo, o médico do esporte pode auxiliar no conhecimento dos limites dos pacientes, dos níveis de atividades físicas recomendados e as situações que os pacientes deverão ter mais cuidado em termos físicos.
Os profissionais da medicina esportiva costumam ter um conhecimento amplo de:
- Cardiologia;
- Ortopedia;
- Endocrinologia;
- Imunologia;
- Psicologia e outros.
Os profissionais de medicina esportiva podem ainda:
- Requisitando diversos exames clínicos e laboratoriais;
- Realizando intervenções invasivas e não invasivas;
- Fazendo análise de desempenho físico;
- Propondo programas de exercícios e dietas com finalidades específicas;
- Coordenando equipes de saúde esportiva;
- Fazendo a gestão de projetos de tecnologia e inovação no esporte;
- Acompanhando e orientando sobre dopagem a atletas de alta performance.
Em um país gigante como o Brasil, com milhões de esportistas amadores e profissionais, há um enorme campo de atuação e oportunidades para os profissionais do ramo, que atuam em funções como:
- Clubes e associações esportivas;
- Academias esportivas de alto rendimento;
- Equipe médica de seleções, times e atletas individuais profissionais;
- Clínicas particulares de preparação e reabilitação para atletas profissionais e amadores.
Nessas funções, os profissionais atuam principalmente no combate a:
- Lesões musculares e ligamentares;
- Lesões nos tendões;
- Fraturas e problemas ósseos;
- Doenças crônicas que podem afetar o desempenho físico, entre outras.
Quando procurar um médico do esporte?
O médico do esporte avalia e acompanha os pacientes antes, durante e depois a prática de atividades físicas, podendo ser procurado para:
- Atestado médico para praticar esportes;
- Check-up;
- Exercícios físicos como complemento ao tratamento de doenças (ex.: diabetes, ansiedade, dores articulares, etc.);
- Dar início à prática esportiva/exercícios físicos;
- Prevenção e tratamento de lesões ortopédicas;
- Melhora do desempenho esportivo.
A medicina esportiva se aplica a qualquer grupo, e não apenas a atletas. Algumas das pessoas que podem procurar um médico do esporte são:
- Sedentários que querem praticar atividades físicas;
- Pessoas que já praticam exercícios;
- Quem quer controlar o peso;
- Gestantes;
- Quem deseja melhorar a qualidade do sono e da disposição;
- Pessoas que querem melhorar seu desempenho esportivo;
- Idosos com o objetivo de se prevenir de quedas.
Conheça a estrutura do clube Paineiras do Morumby
O Clube Paineiras do Morumby possui mais de 60 anos de tradição no oferecimento das mais variadas atividades de lazer e recreação para associados, na formação de crianças e adolescentes, tanto no ensino das mais variadas práticas esportivas como na realização de torneios esportivos, e na participação de atletas profissionais em âmbito competitivo, como nos Jogos Olímpicos e diversos campeonatos nacionais e internacionais para as mais variadas modalidades esportivas.
O clube respeita e entende o papel determinante que tem o esporte na vida das pessoas, por isso investe pesado em sua infraestrutura, proporcionando aos associados todos os cuidados necessários para a prática segura dos esportes.
Para se ter uma ideia do investimento em infraestrutura para alcançar essa excelência, o complexo esportivo do Clube Paineiras, por exemplo, é composto por:
- 7 piscinas aquecidas, sendo uma delas olímpica;
- 1 piscina kids;
- 5 piscinas sociais;
- 2 quadras de peteca;
- 4 quadras de areia;
- 15 quadras de tênis;
- 3 ginásios;
- pista de skate;
- pista de atletismo;
- 1 campo de futebol com medidas oficiais;
- 1 campo de society;
- fitness completo;
- sala de levantamento de peso olímpico;
- cancha de bocha;
- Além de diversas salas para atividades específicas como pilates, boxe, yoga e outras.
Seja associado, entre em contato com nossa central e conheça nossa infraestrutura.
Tem interesse em fazer parte dessa família?
Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil