Acervo do Clube Paineiras

Acervo do Clube Paineiras

Acervo do Clube Paineiras

Você conhece o Acervo do Clube Paineiras do Morumby? O Clube possui um acervo digital ativo, com registros de memórias desde a sua inauguração. 

Aqui neste texto vou te guiar pelas memórias mais interessantes que você pode encontrar no Acervo do Clube Paineiras do Morumby.

Ponto importante: a Hemeroteca online é um projeto que contém arquivos que cobrem um período limitado de tempo. As informações do acervo vão até 2012. Excepcionalmente encontra-se por lá material mais recente.

Por outro lado, desde 2016 o Clube Paineiras registra em seu portal todos os acontecimentos importantes que acontecem por aqui.

Para mais informações, você pode navegar por nossa coluna Aconteceu.

índice

Tudo que você encontra no acervo do Clube Paineiras

1 - Galeria dos Presidentes

Nessa Galeria você encontra fotos e informações sobre todos os presidentes que já passaram pelo Paineiras. Ela é dividida em três categorias:

O primeiro presidente do clube foi Detlof Von Oertzen, que também foi seu sócio fundador número um. Ele ficou na posição de 1960 a 1967. Em entrevista para a Revista Paineiras, em 1971, Detlof contou detalhes sobre o nascimento do clube, você pode conferir neste link.

Atualmente a Diretoria Executiva é formada por 05 (cinco) Diretores, membros do Quadro Associativo do Clube Paineiras do Morumby que colaboram em prol do Clube sem qualquer tipo de benefício ou remuneração decorrente de verbas do Clube ou públicas, assim como os Diretores de Departamentos e os Membros do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal, e são eleitos diretamente pela Assembleia Geral. Veja quem são todos os membros da atual gestão aqui.

Detlof von Oertzen - O Fundador do Clube Paineiras do Morumby
Detlof Von Oertzen

2 - Documentos

3 - Linha do Tempo

No livro do acervo digital da memória do clube você encontra a partir da página 41 uma linha do tempo com imagens e informações dos anos de história do Paineiras.

Algumas informações que você pode encontrar nessa linha do tempo:

  • Década de 60: Matéria sobre inauguração do clube, fotos e atas de assembléias.
  • Década de 70: Inauguração de alguns dos principais ambientes do Clube Paineiras do Morumby, como a Sauna e Fisioterapia, Cinema, Saguão Social, Mezzanino (atual Piano Bar) e Portaria Social.
  • Década de 80: Lançamento do LP Paineiras, por ocasião do seu 25º aniversário. Fotos da Conclusão da 1ª quadra coberta do Conjunto Poliesportivo do Vale.
  • Década de 90: Imagens da inauguração do Campo de Grama Sintética e conclusão da cobertura do conjunto poliesportivo do vale. Lista dos títulos esportivos conquistados.
  • Década de 2000: Relatório dos títulos esportivos conquistados, imagens do Clube, fotos da Copa Visa de Tênis.
  • Década de 2010: Lista de obras realizadas como: Bar do Snooker, Piscina Multiuso, Nova pista de Skate, Sala de Judô e Karatê. Imagens de reformas como na Laje do Ginásio, no Estacionamento, da inauguração de novas quadras no Conjunto Poliesportivo.

4 - Hemeroteca

A coleção dos periódicos do Clube Paineiras – Hemeroteca (do grego heméra, que significa “dia”, mais théke, que significa “depósito” ou “coleção”), refere-se a qualquer coleção ou conjunto organizado de periódicos (jornais e/ou revistas).

Nesta seção você encontra edições da Revista Paineiras desde 1971 até 2016. Há também uma parte com calendários, folders, livretos e notícias. Como por exemplo, o calendário de 1980 em comemoração aos 20 anos do clube. E uma matéria na Revista Banas Qualidade de junho de 1998 destacando o clube como a primeira escola de esportes certificada na América Latina. Destaque também para um folder de 2010 com o mapa do clube.

Ainda na hemeroteca é possível encontrar algumas edições passadas dos informativos dos colaboradores, com notícias de eventos de confraternização do clube, destaques de funcionários do mês, aniversariantes do mês, etc.

5 - Coral Paineiras

acervo digital 2
Convite para o 2º Festival ACESC Arte e Cultura - agosto/2000

Neste espaço é possível que você veja folhetos, convites e fotos de eventos antigos do Coral Paineiras, de 1985 a 2016.  

Aqui também você encontra informações sobre o LP Paineiras, produzido especialmente para o Clube Paineiras do Morumby, por ocasião do seu 25º aniversário, comemorado dia 17/08/1985, em cuja festa, Ray Conniff e sua banda fizeram o show. 

Na página estão as capas externas e internas do LP, além do link para escutar a Faixa 1 do lado A, “A Flor da Paineira”, exaltação ao Clube Paineiras do Morumby. Música de Zaé Júnior e arranjo e regência de Élcio Álvarez. Vocal: Coral Clube Paineiras do Morumby, regido pelo maestro Giovanni Momo, gravado no estúdio da Rádio Eldorado, em São Paulo.

6 - Vídeos

Veja nesta página, alguns dos vídeos do Clube, que foram acrescentados nas pastas do acervo digital da memória do Paineiras. Alguns dos vídeos disponíveis são alguns da obra do estacionamento de 2011 e 2012, do Baile de Debutantes de 1995 e do Réveillon de 2011/2012, entre outros.

Cine Teatro Paineiras

Encontramos aqui um pouco da história do Cine Teatro Paineiras. O Cinema e auditório, atual Cine Teatro, foi inaugurado no dia 15 de agosto de 1975. Antes da inauguração, as projeções eram realizadas na antiga sala de Yoga e atual SPA feminino. As fitas eram de 16mm.

Hoje em dia vários eventos são realizados no espaço, entre filmes, peças de teatro infantil e adulto, recitais, orquestras, palestras, entre tantos outros eventos.

7 - Livro do Acervo

O livro do acervo contém 154 páginas com o acervo digital da memória do Clube Paineiras do Morumby. Nele encontramos a Galeria dos Presidentes da página 06 até a página 37. E a Linha do Tempo, de 1960 a 2013, com as fases de concretização do clube da página 41 à página 145. 

No final do livro ainda encontramos uma reflexão sobre a missão do clube, além do plano diretor e estatuto social. 

Esperamos que esse texto tenha despertado em você o interesse pelo nosso Acervo do Clube Paineiras, para conhecer um pouco mais sobre a nossa cultura, e estabelecer melhor esse elo entre o presente e o passado.

Leia também: A história do Clube Paineiras do Morumby.

acervo digital 3

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *