Motociclismo - aprenda mais sobre o fascinante mundo das duas rodas
O termo motociclismo se aplica, teoricamente, a todos que andam de moto, mas a relação é muito mais profunda. Trata-se não somente dos esportistas que fazem da moto seu meio de vida, mas também daqueles que possuem uma relação íntima com a moto, de estar nela, cultivar, desenvolver e apreciar as situações que fazem ela brilhar.
Sumário
Qual a origem do motociclismo?
Para entendermos as origens do motociclismo é imprescindível que passemos pela Europa do século XVIII, onde os nobres e aristocratas eram ávidos por passatempos modernos que davam espaço para os mais variados tipos de invenções.
Foi em 1790, mais precisamente na França quando o criativo Conde de Sivrac uniu duas rodas do mesmo tamanho por meio de uma pequena tábua de madeira onde o condutor sentava. O estranho veículo chamado de celerífero teve sucesso imediato e virou mania rapidamente, especialmente entre os jovens da época.
Em 1817, outro nobre, agora o alemão Barão Drais aperfeiçoou o celerífero, instalando um eixo vertical e um “garfo” na roda dianteira, o que permitiu um melhor posicionamento para guiar aquela engenhoca tão amada.
Ele rebatizou o veículo como Draisiene e vendeu muitas unidades de sua versão. Com o tempo foram surgindo novos tipos de veículos, como o biciclo, um primitivo velocípede. Cinquenta anos mais tarde, o inglês Lawson inventou a transmissão por corrente e o selim, enquanto em 1885 já era lançada a famosa e lendária Rover, de J. J. Starley.
Mas foi mesmo no século XIX, em plena era industrial, onde a engenharia europeia não mediu esforços para motorizar o biciclo, caminhando de fato aos moldes do motociclismo como o conhecemos atualmente.
O fato é que os motores já existiam, mas eram estacionários, enormes e de funcionamento muito precário. Foi o alemão Gottlieb Daimler, considerado o “pai do motociclismo”, quem abraçou os desafios que a engenharia mecânica apresentava para a construção de uma motocicleta.
Em princípios de 1855 surgia a primeira criação conjunta de um motor de 264 centímetros cúbicos com 1/2 cavalo de força a 500 rotações por minuto, dimensões inéditas para o que se construiu até então.
O problema é que na época o uso da gasolina era pífio, pois o risco de explosões ainda era enorme. Após alguns erros e mau funcionamento, o motor passou a funcionar bem e encontrou no biciclo um veículo adaptável, com fabricação simples, prática e barata.
Em 1885, o invento de Daimler percorreu os 3 km que separam a cidade de Bad Cannstatt até Untertukheim, em Stuttgart. O sucesso do teste deu a Daimler o prazer de ver sua missão cumprida: levar um veículo por meio do uso do motor.
Anos após, no final de 1800 e começo de 1900, os alemães Heinrich Hildebrand e Alois Wolfmuller, e os irmãos franceses Werner, trouxeram a ideia e expressão de “motor rad” (roda motorizada) e a expressão motocyclette, o que despertou o interesse de vários engenheiros e inventores, impulsionando o segmento.
Os ingleses logo entraram na parada, principalmente com a participação do engenheiro James Norton, famosa marca que venceu a primeira prova de motovelocidade no lendário “Tourist Trophy”, um circuito de estrada da Ilha de Man, na costa da Inglaterra.
No dia 29 de novembro de 1897, em Surrey, Inglaterra, foi realizada a “Motorcycle Scrambles” (primeira prova de motociclismo do mundo). A partir daí, iniciaram-se oficialmente as competições.
Poucos anos depois, no dia 22 de dezembro de 1904, foi fundada a Federação Internacional de Motociclismo (FIA). Porém, o campeonato mundial só pôde ser realizado após o final da 2ª Guerra.
Em 1947, iniciou-se o Torneio das Nações e 10 anos depois, em 1957, o Mundial de Cross.
O que é ser um motociclista?
Motociclista é a pessoa que possui uma paixão pelo mundo da moto, seja ela como um instrumento esportivo ou nas mais variadas modalidades civis, como o estilo speed de pessoas com motos de altíssima cilindrada, ou estilo custom, como as harley davidsons, shadows e outros, que costumam andar em velocidades menores e apreciarem a paisagem, o trajeto e o destino para onde vão, ou até o próprio mototurismo, que é literalmente unir viagens ao prazer de estar em uma moto, deixando o espírito aventureiro ser o guia.
Qual é a diferença entre motoqueiro e motociclista?
No dicionário formal não há diferença entre as palavras, porém, no popular há uma variação importante que os amantes da moto devem saber!
Motoqueiro é aquele usuário de moto que trabalha com o veículo, geralmente de baixa cilindrada. Os motociclistas ainda tem uma visão negativa para com os motoqueiros. De acordo com eles, os motoqueiros são os que não respeitam as leis de trânsito e que usam o vão entre os carros para andar nas ruas movimentadas da sua cidade. Obviamente não podemos generalizar, existem muitos motoqueiros que respeitam as leis e regras de conduta.
Os motociclistas são aqueles que utilizam a motocicleta para lazer como objetivo principal, seja para passear ou se divertir com o veículo. Normalmente de cilindradas maiores, alguns amantes de motocicletas até se reúnem e conversam sobre essa paixão que é andar com suas máquinas!
Quais são os quatro pilares do motociclismo?
Os quatro pilares do motociclismo são: respeito, igualdade, honra e irmandade.
- Respeito sobre si, sobre seu clube e os demais companheiros.
- Igualdade para ter postura e não minimizar um companheiro por ter uma moto menor ou achar que um clube é melhor que o outro.
- Honra para ter uma conduta proba, virtuosa, corajosa em cima e fora da sua moto.
- Irmandade para ajudar a classe, criar pontes com outros clubes e motociclistas e alavancar o motociclismo no mundo.
Estar no motociclismo e ser motociclista é sentir o vento, o sol, a chuva e a poeira, que trazem todos os elementos que formam os temperos da estrada e que os tornam loucamente incorrigíveis e apaixonados por esse tão feroz e incrível veículo.
E você? Gosta de passear em duas rodas? Deixe um comentário.
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