Os Maiores Nomes do Judô Brasileiro

Os Maiores Nomes do Judô Brasileiro

Os Maiores Nomes do Judô Brasileiro - Conheça mais do Esporte

O judô é um esporte já tradicional no Brasil, o que torna um pouco complicado separar e definir os maiores nomes do judô brasileiro de todos os tempos, mas baseando-se principalmente nas medalhas olímpicas já conquistadas, é possível resgatarmos grandes nomes da nossa história.

O judô  é uma das principais esperanças para medalha nos jogos em Paris em 2024. Por isso, neste conteúdo, vamos conhecer alguns dos principais nomes do esporte e apresentar informações importantes para que você possa compreendê-lo melhor.

Sumário

Entenda o esporte e como ele chegou ao Brasil

As raízes do judô brasileiro e de seu sucesso passam pelas mãos de grandes mestres japoneses. O esporte foi criado no Japão, em 1882, pelo professor de educação física Jigoro Kano, a partir do Ju-Jitsu, a arte marcial utilizada pelos antigos samurais.

Os golpes e técnicas que poderiam causar lesões foram eliminados, transformando-o, assim, em um esporte mais popular. Ao criar esta arte marcial, Kano tinha como objetivo desenvolver uma técnica de defesa pessoal, além de aprimorar o físico, o espírito e a mente. Essa arte marcial chegou ao Brasil no ano de 1922, durante o período da imigração japonesa.

O famoso Instituto Kodokan, que fica em Tokyo, no Japão, é a sede mundial do Judô. O judô como o conhecemos hoje tem suas raízes lá e é uma das mais importantes academias de artes marciais do mundo. Atualmente, o esporte é o mais  praticado no mundo por adultos e crianças, homens, mulheres e idosos.

A CBJ (Confederação Brasileira de Judô) foi fundada em 18 de março de 1969 no estado do Rio de Janeiro, e sem dúvidas  ela permitiu o desenvolvimento do judô no Brasil, administrando, coordenando e organizando a prática.

Hoje em dia, existem federações nos vinte e sete estados do país e mais de um milhão de praticantes em território brasileiro.

Por conta do trabalho das confederações, clubes, escolas e da expansão do esporte no país, o Brasil foi conquistando diversas medalhas e, desde 2012, o judô é  considerado o esporte brasileiro com maior número de medalhas nos jogos olímpicos.

Dois atletas disputando luta de judô

Os princípios e valores do esporte

Os valores do judô vão muito além do tatame, e pra isso Jigoro Kano desenvolveu 8 princípios básicos relacionados com boas ações dos indivíduos:

  • Cortesia, para ser educado no trato com os outros;
  • Coragem, para enfrentar as dificuldades com bravura;
  • Honestidade, para ser verdadeiro em seus pensamentos e ações;
  • Honra, para fazer o que é certo e se manter de acordo com seus princípios;
  • Modéstia, para não agir e pensar de maneira egoísta;
  • Respeito, para conviver harmoniosamente com os outros;
  • Autocontrole, para estar no comando das suas emoções;
  • Amizade, para ser um bom companheiro e amigo.

As principais regras no tatame

O principal objetivo do judô é levar seu adversário para o chão. Os combates entre os dois judocas acontecem no tatame, de formato quadrado (de 14 a 16 metros de lado). Cada luta dura até 5 minutos. Vence quem conquistar o ippon primeiro. Se ao final da luta nenhum judoca conseguir o ippon, vence aquele que tiver mais vantagens.

É importante saber que, não são permitidos golpes no rosto ou que possam provocar lesões no pescoço ou vértebras. São proibidos também os golpes no rosto do adversário. Quando estes golpes são praticados, o lutador é penalizado e, em caso de reincidência, pode ser desclassificado.

Amarre bem as faixas e vamos aprender alguns nomes e significados:

  • Ippon: o objetivo do judô é conquistar o ippon (ponto completo). O ippon é conquistado quando um judoca consegue derrubar o adversário, imobilizando-o, com as costas ou ombros no chão durante 30 segundos. Quando o ippon é concretizado o combate se encerra.
  • Wazari: Outra forma de conquistar o ippon é através da obtenção de dois wazari, que valem meio ponto (vantagem). O wazari é um ippon que foi aplicado de forma incompleta, ou seja, o adversário cai sem ficar com os dois ombros no tatame.
  • Yuko: Quando o adversário vai ao solo de lado. Cada Yuko vale um terço de ponto.
  • Koka: menor pontuação do judô. Vale um quarto de ponto. Ocorre quando o adversário cai sentado. Quatro kokas não geram o final da luta, embora ele seja cumulativo.
mulher atleta aplicando golpe de judô no tatame

Conheça algumas lendas do Judô brasileiro

Aurélio Miguel

Vamos começar pelo Aurélio, pois foi ele o ganhador da primeira medalha de ouro olímpica do Brasil na modalidade e foi inspiração para muitos judocas brasileiros!

O fato é que se existe alguma unanimidade no tatame, esse é Aurélio Miguel. Além da medalha de ouro em Seul, também ganhou bronze em Atlanta, em mundiais seu desempenho também não foi ruim, levando duas pratas e um bronze. Ele é o único brasileiro presente no Hall da Fama do Judô, que reúne mais de 20 nomes considerados lendas para o judô mundial.

Tiago Camilo

Tiago é um dos mais jovens medalhistas olímpicos da história do esporte através da sua medalha de prata em Sydney (2000) aos 18 anos. Apesar de sua fama precoce, Tiago só voltou às Olimpíadas 8 anos depois, com 26 anos, e voltou em grande estilo, ganhando campeonato mundial e sendo uma das estrelas do time brasileiro.

Em 2007 ganhou praticamente tudo que disputou. O Pan do Rio lutando uma categoria acima da sua, o Mundial vencendo seis das sete lutas por ippon, repetindo o feito do gaúcho João Derly.

É, sem dúvidas, um dos grandes nomes do esporte, não só pelos seus feitos, mas  também por sua postura no tatame e também fora dele.

Mayra Aguiar

Mayra é uma máquina de conquistas. Só para ter uma ideia, a judoca é medalha de bronze em três olimpíadas consecutivas, 2012, 2016 e 2020.

Mayra também é tricampeã mundial em 2014, 2017 e mais recentemente em 2022, escrevendo mais um  capítulo histórico em sua carreira. Além disso, a judoca também é campeã pan-americana de 2019.

Sua história inspira muitas outras atletas, principalmente por ser a primeira atleta feminina brasileira a ganhar três medalhas olímpicas em um esporte individual, e é, sem dúvidas, um dos grandes nomes para as olimpíadas de 2024.

Sarah Menezes

Apesar de ainda não ter uma carreira tão vitoriosa quanto os outros judocas, Sarah é uma promessa por seu grande talento e já é a primeira mulher a ganhar uma medalha de ouro em um esporte individual para o Brasil, com grandes expectativas sobre seu desempenho futuro.

Além da medalha de ouro, Sarah tem três bronzes em mundiais e um em Pan-Americano. Sarah também é uma das grandes esperanças por medalha nos jogos de Paris.

Pegue seu Kimono!

O judô é um esporte, como já dito, que traz muitos benefícios, e você pode incluir na sua rotina mesmo não sendo um atleta profissional. Os seus benefícios vão desde paciência a auto controle.

Em uma aula de 1 hora, o aluno pode perder até 800 kcal. Além disso, o judoca ganha muito condicionamento físico e controle sobre o seu corpo. Quem pratica esse esporte fortalece abdômen, pernas, braços e diversos músculos.

Um outro benefício do judô é a melhora do raciocínio lógico. Além disso, exercita a paciência e o autocontrole, já que muitas vezes a posição do judoca no tatame define uma luta. Também dá senso de disciplina, já que sem ela é muito difícil aprender essa arte marcial.

Criança ajustando faixa de judô

Pratique o esporte no Clube Paineiras! Venha fazer parte dessa família

Fundado em 1960, o clube Paineiras do Morumby possui um dos mais respeitados departamentos de judô do Brasil, com mais de meio século de história e tradição no oferecimento do ensino e da prática da modalidade de excelente qualidade aos seus associados.

À frente da modalidade, o Judô do Clube Paineiras já contou com nomes lendários como o saudoso sensei Ikuo Onodera, e outros não menos brilhantes, como Mauro Junqueira, Robertinho Machusso e, mais recentemente, Alexandre Lee, responsáveis pela conquista de diversos campeonatos e, inclusive, na convocação de atletas para as Olimpíadas, como Eduardo Katsuhiro Barbosa e Rafael Buzacarini em Tóquio.

Desde 2010 a modalidade passou a ter um setor de competições, sendo uma das modalidades mais praticadas no setor formativo, com mais de 480  alunos matriculados.

A equipe competitiva de Judô do Clube tem mais de 90 judocas das classes sub 9, sub 11, sub 13,  sub 15, sub 18, sub 21 e sênior , detentora de diversos títulos estaduais, nacionais e internacionais.

O Clube Paineiras respeita e entende o papel determinante do esporte na formação de bons cidadãos, focando na área competitiva, mas nunca abrindo mão do Judô social, criando um ambiente de qualidade, pautado nos fundamentos técnicos e filosóficos da modalidade.

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *