Planejamento Anual
Qual é exatamente a essência do planejamento anual?
O objetivo de fazer um planejamento anual é mostrar que cada um de nós pode viver um ano mais feliz cumprindo essas ações. Graças a este plano, caminharemos mais rápido para uma vida mais feliz. Apoiando nosso crescimento pessoal, expandindo nossas capacidades e desenvolvendo um senso maior de nós mesmos.
O planejamento anual é capaz de estruturar nosso desenvolvimento, além disso, nos dá um empurrãozinho nas costas quando travamos. Ele deve conter metas bem definidas que são importantes para nós alcançarmos.
E manter metas em sua cabeça é um macete que se transforma suavemente em um controle remoto da TV da vida.
O planejamento deve expandir nossa liberdade, não nos limitar a metas antigas e impostas. Se sua vida está amarrada: presa na obrigação de se sustentar ou se você está trabalhando pelos objetivos de outras pessoas, será mais previdente fazer um planejamento para mudar sua vida.
Sumário
Princípios básicos do planejamento de vida
Na primeira etapa, é importante fazermos um rascunho da lista de metas. É conveniente começar a coletar metas a partir de dezembro do ano passado e analisá-las de perto. Você pode verificá-las para ver se são realmente possíveis.
Mas mesmo antes de começar a fazer um planejamento, é útil adotar os seguintes princípios para que tudo seja realizado com alegria:
- O princípio de uma cadeira de balanço: Sem dor – sem crescimento, no pain, no gain. O estresse controlado nos torna mais fortes. É lucrativo trabalhar duro este ano, sabendo que no próximo ano teremos oportunidades adicionais.
- A vida é longa. Uma meta alcançada com prazer em um mês é melhor do que realizá-la em 2 semanas correndo super estressado. Deve ser feito em um ritmo constante, não em modo turbo. Definir o tempo certo para as coisas é super importante.
- Crescimento constante. A maior parte da sua vida está repleta de pessoas, ideias e trabalhos que nem sequer estavam nos seus sonhos há 5 anos.
- Nenhum esforço extra. Seja contra conquistas infernais, e sim a favor do hábito e do sistema. Correr 5 km todos os dias é mais fácil do que correr uma meia maratona a cada 4 dias.
Definindo suas metas
A principal fonte de metas para o ano é o nosso sentido pessoal de vida. Se o tivermos compilado, será muito mais fácil para nós no futuro: determinar o que é valioso para nós no ano e o que descartar. Vamos começar com a ideia do que queremos alcançar em 5 anos. Aqui estão alguns exemplos simples:
Minha versão preliminar do sentido pessoal da vida: entender “quem sou eu” e “onde estou”.
Metas para o ano: ler livros sobre psicologia, filosofia e religião. Expanda o Eu – comportamento incomum, papéis, hábitos, autoimagem, viagens.
Devemos definir nosso propósito, objetivos globais, missão pessoal ou valores, os levarmos em consideração e planejarmos metas que nos aproximem deles ou os implementem. Se o plano não funcionar para eles, então o plano é ruim ou são objetivos globais. Exemplo:
“Meu propósito é: ajudar os outros a alcançarem seus objetivos.”
“Metas para o ano: criar uma visão e implementar o projeto de um site.”
“Objetivo global: realizar-se como empreendedor nos negócios.”
“Metas para o ano: trabalhar no desenvolvimento do site, formação de equipe, aprender a escrever e editar artigos.”
“Valores: família, desenvolvimento, novidade, tranquilidade, saúde.”
“Metas para o ano: experimentar o desconhecido, passar para o próximo nível, aprimorar-se nos relacionamentos.”
A terceira parte para o planejamento da vida – nossa lista de desejos, exemplo:
- Sonhos: aprender a desenhar, cantar.
- Ganhar peso, visitar o Chile.
- A visão de um dia perfeito: uma empresa de sucesso, espanhol, esportes, família e filhos.
O quarto pilar – “não quero” reformulado em “quero”, exemplo:
“Estou com raiva por não ter energia suficiente ⟶ Explorar formas de aumentar minha energia.”
“Fechar mini-metas antigas ⟶ Abrir novas metas.”
Como fazer um plano final para o planejamento anual
Na lista, organizamos os objetivos em esferas para que as mais importantes tenham prioridade. É difícil decidir qual área da vida queremos avançar mais. E os objetivos secundários devem estar alinhados com a esfera principal ou pelo menos não interferirem. Exemplo:
Para mim, este ano, o principal é avançar no campo da carreira. Então vou ler livros para conhecimento do projeto. Farei experimentos para artigos. Tudo isso em conjunto com a felicidade.
Para um iniciante, o principal objetivo de fazer um planejamento é adquirir experiência, fechá-lo 100%, ser merecidamente feliz por si mesmo e sentir o crescimento sobre as circunstâncias.
O planejamento anual deve ser flexível: Geralmente você irá adicionar e tirar muitas metas da lista. Deixe espaço para novos 25%, isso é a cada quatro objetivos. Mantenha alguns dos seus objetivos em uma lista separada, fora do planejamento. E adicione eles quando achar necessário.
Conclusão sobre o planejamento anual
Não sabemos o que acontecerá daqui a um ano. Podemos estar errados sobre nossos desejos. Exemplo – planejava se mudar para o centro da cidade, mas foi para o exterior. Não é que o plano não deu certo – apenas mudou.
Fazemos um plano para o novo ano, se ele for implementado, ficaremos muito satisfeitos. E o plano que não foi concluído permanecerá em nossas cabeças – um fardo desagradável. Portanto, temos que ser astutos.
O plano para o início do ano – Tentamos cumprir 100%. No mais, 25% do espaço livre é preenchido com novos objetivos.
O planejamento anual é algo que nos ajuda a viver de forma interessante, e não nos leva ao stress das conquistas, sobretudo as conquistas a qualquer custo ou a uma semana infernal.
O plano é necessário para que nos sintamos melhor, para que nos encha de vontade de seguir em frente. Na vida, haverá uma ordem de grandeza a mais do que está escrito no planejamento. Encontros não planejados com amigos, reuniões espirituais, alguns momentos felizes. Mas eles não serão incluídos no plano. Lembre-se de que agir de acordo com um plano faz parte da vida, não é a totalidade da vida.
E que tal adicionar o Clube Paineiras do Morumby no seu planejamento anual? O Clube Paineiras do Morumby conta com uma infraestrutura de ponta, oferecendo aos seus associados a melhor experiência de convívio familiar. Da prática do esporte e imersão cultural em cursos e atividades às melhores festas e eventos da cidade, aqui sua família encontra o ambiente perfeito para ter qualidade de vida, com máxima segurança e conforto. Fale conosco!
Tem interesse em fazer parte dessa família?
Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil