Jogging

O Jogging é um tipo de corrida menos estressante para o corpo
Compartilhe:

Jogging: o que é, como fazer e os benefícios para a saúde

Jogging é um tipo de corrida que ocorre em um ritmo lento e constante, geralmente menos de 10 quilômetros por hora. Como resultado, embora jogging seja menos extenuante do que correr, é mais difícil do que caminhar. O objetivo do jogging é manter um ritmo consistente durante todo o treino sem colocar muita pressão no corpo. Como o jogging é menos estressante para o corpo do que a corrida, ele pode ser feito por períodos mais longos.

Sumário

Benefícios para a saúde de praticar jogging todos os dias de manhã

O exercício regular tem um enorme impacto no nosso bem-estar geral, como todos já sabemos. Dependendo do tipo de exercício que você faz, você pode colher uma variedade de benefícios. Abaixo veremos alguns dos benefícios específicos de praticar jogging regularmente.

corrida 3

1. Melhora a aptidão cardiovascular

A melhora no sistema cardiovascular, que inclui o coração, os pulmões e os vasos sanguíneos, é a consequência mais visível do jogging no corpo. Você provavelmente está ciente de que, quando se exercita, seu corpo responde aumentando sua frequência cardíaca e respiratória para atender às demandas da atividade. O objetivo é continuar fornecendo sangue rico em oxigênio para os músculos em atividade para que eles possam usá-lo como energia. Esse aumento também permitirá que produtos residuais, como o dióxido de carbono, sejam removidos do corpo. A força e a função do sistema cardiovascular, principalmente sua frequência cardíaca em repouso, tendem a melhorar quando você pratica jogging regularmente.

2. Constrói Força Muscular

Para realizar os movimentos necessários para o jogging, vários músculos devem ser contraídos regularmente. Os glúteos, quadríceps, isquiotibiais e panturrilhas são os músculos das extremidades inferiores que são os principais responsáveis pela mobilidade. Enquanto as pernas empurram para frente e para trás, os músculos do núcleo e da parte superior do corpo devem ser ativados para girar e estabilizar o tronco. Praticar jogging regularmente colocará estresse nesses músculos, forçando-os a se adaptar e ficar mais fortes. A força muscular terá um impacto favorável em como você se move e reduzirá sua chance de lesão.

3. Resistência muscular melhorada

A resistência muscular refere-se à capacidade dos músculos de realizar contrações repetitivas por um longo período de tempo sem descanso. Para manter um ritmo de jogging, os músculos devem ser capazes de se contrair continuamente. Os músculos começarão a se adaptar e sua capacidade de resistência poderá melhorar com a prática. Como os treinos de jogging costumam ser longos, mas de baixa intensidade, é particularmente perfeito para aumentar a resistência muscular.

jogging 2

4. Ossos mais fortes

Jogging afeta a densidade óssea, além da força e resistência muscular. A quantidade de mineral ósseo contida no osso é chamada de densidade óssea, e ter uma alta densidade óssea aumenta a força do osso. Os impactos decorrentes da batida do pé no jogging ajudam a desenvolver a densidade óssea. Como resultado, pode-se concluir que o jogging melhora a saúde óssea e reduz o risco de desenvolver doenças que destroem os ossos, como a osteoporose.

5. Facilita a perda de peso

Para perder peso, um balanço energético negativo deve ser alcançado, o que significa que mais calorias são gastas a cada dia do que são consumidas. Manter um balanço energético negativo faz com que o corpo quebre a gordura corporal para fornecer um suprimento constante de energia. Embora a nutrição desempenhe um papel fundamental em um balanço energético negativo, esportes como o jogging queimam um número considerável de calorias e, portanto, ajudam na perda de peso.

jogging 3

Como fazer jogging da maneira correta?

Se você é novo no jogging, confira as sugestões para iniciantes abaixo.

  • Preparação do equipamento: jogging exige muito pouco equipamento, mas um dos itens mais significativos é o tênis de jogging. Para diminuir suas chances de lesões e melhorar sua saúde, você deve investir em um bom par de tênis para jogging.

 

  • Escolha onde vai praticar: decida onde você quer fazer jogging. Jogging pode ser feito ao ar livre ou em uma esteira dentro de casa. O terreno, o clima, a segurança, o tempo e os arredores são fatores a serem considerados.

 

  • Comece andando: se você é novo no exercício ou está fora de forma, comece andando para permitir que seu corpo se ajuste. 3-4 vezes por semana, caminhe por 15-30 minutos e aumente progressivamente seu ritmo de caminhada para jogging.

 

  • Aquecimento: antes de cada jogging, lembre-se de alongar. O alongamento mantém os músculos flexíveis, reduzindo o risco de lesões e pressão no corpo.

 

  • Vá com calma: não tenha pressa nas primeiras vezes que você fizer jogging. 5 minutos de jogging seguidos de 2 minutos de caminhada Isso ajudará seu corpo a se acostumar com o treinamento.

 

  • Pratique a forma correta de jogging: praticar a forma correta de jogging pode ajudá-lo a ter um melhor desempenho. No jogging, mantenha a parte superior do corpo relaxada e evite bater no calcanhar. Aprenda a correr longamente com os braços em um ângulo de 90 graus e paralelo ao tronco. Ao sincronizar sua respiração com seus passos, você pode manter um padrão de respiração normal.

 

  • Planeje um cronograma de jogging: se o seu objetivo final de jogging é correr uma maratona completa, você precisa estabelecer e manter um cronograma regular de jogging. Depois de estabelecer uma rotina regular de jogging e melhorar seu nível de condicionamento físico, você pode ir para um programa de treinamento de maratona. Se você quiser, você pode contratar um treinador de jogging para te ajudar com sua estratégia de treinamento de maratona.

 

  • Utilize a tecnologia: existem vários aplicativos gratuitos de fitness e jogging disponíveis que podem medir seu ritmo, distância, tempo e calorias gastas. Você também pode adquirir um relógio de fitness ou gadget para medir sua frequência cardíaca, progresso e outras estatísticas de jogging com mais detalhes se você quiser se tornar um corredor mais dedicado.

Jogging no Clube Paineiras do Morumby

No Clube Paineiras do Morumby você pode usufruir de um grande e belo espaço para praticar jogging com segurança.

Seus 120 mil m² abrigam uma reserva de mata nativa, um vasto complexo esportivo e diversas opções de atividades sociais. Considerado um oásis de tranquilidade e segurança em meio ao caos urbano, é o espaço ideal para programas familiares e muita diversão.

Venha praticar jogging no Clube Paineiras! Ainda não é associado? Fale com a nossa equipe!

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil