Planejamento Anual

planejamento anual
Compartilhe:

Planejamento Anual

Qual é exatamente a essência do planejamento anual?

O objetivo de fazer um planejamento anual é mostrar que cada um de nós pode viver um ano mais feliz cumprindo essas ações. Graças a este plano, caminharemos mais rápido para uma vida mais feliz. Apoiando nosso crescimento pessoal, expandindo nossas capacidades e desenvolvendo um senso maior de nós mesmos.

O planejamento anual é capaz de estruturar nosso desenvolvimento, além disso, nos dá um empurrãozinho nas costas quando travamos. Ele deve conter metas bem definidas que são importantes para nós alcançarmos. 

E manter metas em sua cabeça é um macete que se transforma suavemente em um controle remoto da TV da vida.

O planejamento deve expandir nossa liberdade, não nos limitar a metas antigas e impostas. Se sua vida está amarrada: presa na obrigação de se sustentar ou se você está trabalhando pelos objetivos de outras pessoas, será mais previdente fazer um planejamento para mudar sua vida.

planejamento anual 1

Sumário

Princípios básicos do planejamento de vida

Na primeira etapa, é importante fazermos um rascunho da lista de metas. É conveniente começar a coletar metas a partir de dezembro do ano passado e analisá-las de perto. Você pode verificá-las para ver se são realmente possíveis.

Mas mesmo antes de começar a fazer um planejamento, é útil adotar os seguintes princípios para que tudo seja realizado com alegria:

  • O princípio de uma cadeira de balanço: Sem dor – sem crescimento, no pain, no gain. O estresse controlado nos torna mais fortes. É lucrativo trabalhar duro este ano, sabendo que no próximo ano teremos oportunidades adicionais.

 

  • A vida é longa. Uma meta alcançada com prazer em um mês é melhor do que realizá-la em 2 semanas correndo super estressado. Deve ser feito em um ritmo constante, não em modo turbo. Definir o tempo certo para as coisas é super importante. 

 

  • Crescimento constante. A maior parte da sua vida está repleta de pessoas, ideias e trabalhos que nem sequer estavam nos seus sonhos há 5 anos. 

 

  • Nenhum esforço extra. Seja contra conquistas infernais, e sim a favor do hábito e do sistema. Correr 5 km todos os dias é mais fácil do que correr uma meia maratona a cada 4 dias.

 

Definindo suas metas

A principal fonte de metas para o ano é o nosso sentido pessoal de vida. Se o tivermos compilado, será muito mais fácil para nós no futuro: determinar o que é valioso para nós no ano e o que descartar. Vamos começar com a ideia do que queremos alcançar em 5 anos. Aqui estão alguns exemplos simples:

Minha versão preliminar do sentido pessoal da vida: entender “quem sou eu” e “onde estou”.

Metas para o ano: ler livros sobre psicologia, filosofia e religião. Expanda o Eu  – comportamento incomum, papéis, hábitos, autoimagem, viagens.

Definindo suas metas

Devemos definir nosso propósito, objetivos globais, missão pessoal ou valores, os levarmos em consideração e planejarmos metas que nos aproximem deles ou os implementem. Se o plano não funcionar para eles, então o plano é ruim ou são objetivos globais. Exemplo:

“Meu propósito é: ajudar os outros a alcançarem seus objetivos.”

“Metas para o ano: criar uma visão e implementar o projeto de um site.”

“Objetivo global: realizar-se como empreendedor nos negócios.”

“Metas para o ano: trabalhar no desenvolvimento do site, formação de equipe, aprender a escrever e editar artigos.”

“Valores: família, desenvolvimento, novidade, tranquilidade, saúde.”

“Metas para o ano: experimentar o desconhecido, passar para o próximo nível, aprimorar-se nos relacionamentos.”

A terceira parte para o planejamento da vida – nossa lista de desejos, exemplo:

  1. Sonhos: aprender a desenhar, cantar.
  2. Ganhar peso, visitar o Chile.
  3. A visão de um dia perfeito: uma empresa de sucesso, espanhol, esportes, família e filhos.

 

O quarto pilar – “não quero” reformulado em “quero”, exemplo:

“Estou com raiva por não ter energia suficiente ⟶ Explorar formas de aumentar minha energia.”

“Fechar mini-metas antigas ⟶ Abrir novas metas.”

Como fazer um plano final para o planejamento anual

Na lista, organizamos os objetivos em esferas para que as mais importantes tenham prioridade. É difícil decidir qual área da vida queremos avançar mais. E os objetivos secundários devem estar alinhados com a esfera principal ou pelo menos não interferirem.  Exemplo:

Para mim, este ano, o principal é avançar no campo da carreira. Então vou ler livros para conhecimento do projeto. Farei experimentos para artigos. Tudo isso em conjunto com a felicidade.

Para um iniciante, o principal objetivo de fazer um planejamento é adquirir experiência, fechá-lo 100%, ser merecidamente feliz por si mesmo e sentir o crescimento sobre as circunstâncias.

O planejamento anual deve ser flexível: Geralmente você irá adicionar e tirar muitas metas da lista. Deixe espaço para novos 25%, isso é a cada quatro objetivos. Mantenha alguns dos seus objetivos em uma lista separada, fora do planejamento. E adicione eles quando achar necessário.

Como fazer um plano final para o planejamento anual sem erros

Conclusão sobre o planejamento anual

Não sabemos o que acontecerá daqui a um ano. Podemos estar errados sobre nossos desejos. Exemplo – planejava se mudar para o centro da cidade, mas foi para o exterior. Não é que o plano não deu certo – apenas mudou.

Fazemos um plano para o novo ano, se ele for implementado, ficaremos muito satisfeitos. E o plano que não foi concluído permanecerá em nossas cabeças – um fardo desagradável. Portanto, temos que ser astutos.

O plano para o início do ano – Tentamos cumprir 100%. No mais, 25% do espaço livre é preenchido com novos objetivos. 

O planejamento anual é algo que nos ajuda a viver de forma interessante, e não nos leva ao stress das conquistas, sobretudo as conquistas a qualquer custo ou a uma semana infernal.

O plano é necessário para que nos sintamos melhor, para que nos encha de vontade de seguir em frente. Na vida, haverá uma ordem de grandeza a mais do que está escrito no planejamento. Encontros não planejados com amigos, reuniões espirituais, alguns momentos felizes. Mas eles não serão incluídos no plano. Lembre-se de que agir de acordo com um plano faz parte da vida, não é a totalidade da vida.

E que tal adicionar o Clube Paineiras do Morumby no seu planejamento anual?  O Clube Paineiras do Morumby conta com uma infraestrutura de ponta, oferecendo aos seus associados a melhor experiência de convívio familiar. Da prática do esporte e imersão cultural em cursos e atividades às melhores festas e eventos da cidade, aqui sua família encontra o ambiente perfeito para ter qualidade de vida, com máxima segurança e conforto. Fale conosco!

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil