Relaxamento

Compartilhe:

Relaxamento

O relaxamento é uma habilidade que você pode aprender e melhorar com a prática. Assim como tocar guitarra ou beisebol, quanto mais você pratica, melhor você fica. Quando você está relaxado, seu corpo está flácido e seus músculos estão soltos. Se você estiver sentado em uma cadeira ou deitado na cama, poderá sentir seu corpo afundar ao liberar a tensão. Você também notará que sua respiração se tornará lenta e profunda.

Sumário

Qual é a definição de relaxamento?

O relaxamento é o ato de relaxar a mente e o corpo e pode mudar fisicamente a maneira como seu corpo funciona. Quando seu corpo está relaxado, a respiração diminui, a pressão arterial e o consumo de oxigênio diminuem, e algumas pessoas relatam uma maior sensação de bem-estar. Isso é chamado de “resposta de relaxamento”. 

A resposta ao estresse também é conhecida como resposta de luta ou fuga. O sistema nervoso simpático é ativado quando estamos no modo de luta ou fuga. Isso ao longo do tempo pode ter efeitos prejudiciais para nós, tanto psicologicamente quanto fisicamente, e são vistos como sintomas de estresse. 

Por outro lado, a “resposta de relaxamento” está associada a mudanças fisiológicas que são o oposto direto das respostas de luta ou fuga de um indivíduo. As técnicas de relaxamento geralmente combinam respiração e atenção concentrada para acalmar a mente e o corpo e reduzir o estresse.

Quais são os exercícios de relaxamento?

Abaixo estão listados alguns dos diferentes tipos de técnicas de relaxamento.

  • Relaxamento progressivo: também chamado de relaxamento muscular progressivo, essa técnica envolve tensionar diferentes músculos do corpo e depois liberar a tensão.
  • Treinamento Autogênico: Através de uma série de exercícios mentais envolvendo relaxamento e ideias que você sugere a si mesmo (autossugestão), sua mente se concentra na experiência de relaxamento do seu corpo.
  • Imaginação Guiada ou “Visualização”: Na imaginação guiada, você imagina objetos, cenas ou eventos associados ao relaxamento ou calma e tenta produzir uma sensação semelhante em seu corpo.
  • Relaxamento assistido por biofeedback: Por meio do feedback que geralmente é fornecido por um dispositivo eletrônico, você aprende a reconhecer e gerenciar como seu corpo responde. O dispositivo eletrônico permite que você veja como sua frequência cardíaca, pressão arterial ou tensão muscular mudam em resposta ao sentimento de estresse ou relaxamento.
  • Auto-hipnose: Nos programas de auto-hipnose, as pessoas aprendem a produzir a resposta de relaxamento quando solicitadas por uma frase.
  • Exercícios de respiração: Para exercícios de respiração, você pode se concentrar em respirar lenta e profundamente – também chamada de respiração diafragmática.


Outras práticas complementares de saúde, como massagem terapêutica, meditação, ioga, tai chi e qigong, podem produzir vários efeitos benéficos no corpo, incluindo a resposta de relaxamento.

relaxamento 2

O que fazer para relaxar a ansiedade?

Coisas que você pode tentar fazer para ajudar a diminuir a ansiedade, o medo e o pânico.

Você deve fazer:

  • tente falar sobre seus sentimentos com um amigo, membro da família, profissional de saúde ou conselheiro
  • use exercícios de respiração calmantes
  • exercício – atividades como correr, caminhar, nadar e ioga podem ajudá-lo a relaxar
  • descubra como dormir se você está tendo dificuldades para cair no sono
  • siga uma dieta saudável com refeições regulares para manter seus níveis de energia estáveis
  • ouça áudios de bem-estar mental gratuitos.

 

Você não deve fazer:

  • não tente fazer tudo de uma vez – defina metas pequenas que você pode alcançar facilmente
  • não se concentre nas coisas que você não pode mudar – concentre seu tempo e energia em ajudar a si mesmo a se sentir melhor
  • não evite situações que o deixem ansioso – tente gastar gradualmente seu tempo em situações preocupantes para reduzir aos poucos sua ansiedade
  • tente não dizer a si mesmo que está sozinho, a maioria das pessoas experimenta ansiedade ou medo em algum momento de sua vida
  • tente não usar álcool, cigarros, jogos de azar ou drogas para aliviar a ansiedade, pois tudo isso pode contribuir para uma saúde mental ruim.

Como desligar a mente e relaxar?

1. Amplie sua perspectiva

O overthinking nos aproxima do problema e dificulta o pensamento racional ou objetivo. Para redefinir nossa perspectiva, é sugerido dar conselhos a si mesmo como se fosse um amigo ou colega, ou seja, usar uma “conversa interna à distância”. Fale consigo mesmo (em voz alta ou em sua cabeça) usando um pronome de segunda ou terceira pessoa para se orientar em uma situação ou problema.

2. Pense a longo prazo

Uma das melhores maneiras de cortar os pensamentos exagerados é usar o “distanciamento temporal”. Imagine se a situação ou problema em questão ainda o incomodará em um mês, ano ou década. Normalmente, a resposta é não, e essa previsão futura pode contextualizar os problemas, lembrando que a maioria dos problemas são temporários, mesmo que pareçam permanentes.

3. Reoriente seu ambiente

Quando você não consegue parar de pensar, dê um passeio lá fora, limpe sua casa, exercite-se ou troque de atividades. Às vezes, a melhor coisa é se distrair – depois se reorientar.

4. Converse com um amigo do overthinking

Mesmo que pareça bom no momento, as sessões de desabafo nem sempre levam a soluções concretas. Em vez de vomitar seus pensamentos como uma mangueira de incêndio para cada pessoa que encontrar, consulte alguns amigos de confiança que podem ajudar a ampliar sua perspectiva.

Importante, lembre-se de que você não está sozinho quando a questão é overthinking, por mais enlouquecedor que possa ser.

Bem-vindo à condição humana.

Só porque você tem overthinkings não significa que há algo de errado com você. Pelo contrário, eu diria que isso significa que você está indo muito bem como ser humano.

relaxamento 3

Quais são os principais benefícios do relaxamento?

Quando você relaxa, você pode eliminar a sobrecarga de informações que se acumula todos os dias e contribui para o seu estresse.

Os benefícios emocionais e físicos do relaxamento podem incluir:

  • Ganhar uma nova perspectiva sobre situações estressantes
  • Desenvolver habilidades para gerenciar seu estresse
  • Aumentar o autoconhecimento
  • Focar no presente
  • Reduzir emoções negativas
  • Aumentar a imaginação e a criatividade
  • Aumentar a paciência e a tolerância
  • Diminuir a frequência cardíaca em repouso
  • Reduzir a pressão arterial em repouso
  • Melhorar a qualidade do sono.
relaxamento 4

Atividades para relaxamento no Clube Paineiras do Morumby

Além das diversas atividades esportivas disponíveis no Clube Paineiras do Morumby, no clube você também pode praticar Yoga e Tai Chi Chuan que são ótimas atividades para relaxamento. Além de também poder usufruir da Hidroginástica e das Saunas. Venha para o Paineiras!

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil