A versatilidade de uma artista

Obras inspiradas na natureza, com temas que unem elementos da atualidade com a criatividade e a imaginação sem limites. Talvez essa seja a melhor forma de definir o trabalho de Viviane Zimmermann. Associada do Paineiras desde 1997, ela se tornou, ao longo do tempo, uma artista multifacetada, que tem na colagem e na aquarela suas principais paixões.

Eu no Paineiras Viviane

Formada em magistério, Viviane deu aula por 10 anos como professora da prefeitura de São Paulo e, depois disso, trabalhou com vendas de artigos esportivos. A paineirense, no entanto, se encontrou de verdade em um universo muito mais mágico, cheio de cores vivas e detalhes delicados: o mundo da arte.

“Sempre gostei de fazer cursos voltados para a arte com pátina, cerâmica, pintura em seda, acrílica e acabei me encontrando na aquarela. Comecei a pintar aquarela e, aproximadamente em 2000, comecei a me interessar também por colagens. Logo, fiz um curso com uma colagista. A partir daí, acabei seguindo muito pelo que vivo e pelo que eu gosto. E o meu gosto é muito ligado à natureza, o que também me fez cursar fotografia”, relembra Viviane.

A versatilidade artística de Viviane faz com que ela transite entre os tipos de atividade que gosta de fazer. Ela alterna seu foco principalmente em trabalhos de aquarela e de colagem. Sua habilidade permite também que ela crie combinando os dois tipos de arte. Além dos cursos, Zimmermann adquire conhecimento, experiências e inspirações nas exposições que frequenta, nos filmes que assiste e nas pesquisas que faz em livros e revistas, especialmente.

Durante a pandemia, a arte teve um papel ainda mais fundamental na vida de Viviane. “Se a pessoa, diante tantas as notícias ruins, não possuir um refúgio espiritual ou alguma atividade manual como hobby que funcione como uma fuga, acaba sendo envolvida e dominada pelo contexto. Essa atividade acaba funcionando como uma terapia. Na minha casa eu tenho meu cantinho que é o meu atelier, onde passo meus finais de tarde”, conta.

Viviane frequenta o clube desde a época em que seus filhos eram bem pequenos. Detalhe: seu mais velho hoje tem 32, enquanto a mais nova, 30.  A história da artista no clube começa quando ela se muda com seu marido para o bairro do Morumbi. Ambos sempre gostaram muito de esportes e encontraram no Paineiras o lugar perfeito para fazerem o que mais gostam, além de estarem em um local rodeado do verde da natureza.

Ficou curioso para conhecer mais sobre o trabalho de Viviane Zimmermann? Confira algumas obras da artista no seu perfil do Instagram. Acesse pelo link a seguir:

https://www.instagram.com/viviane_zimmermann/

Eu no Paineiras Viviane 2

Leia também: