A vida pelas lentes

Muita gente não sabe, mas todos os anos, em 19 de agosto, é comemorado o Dia Mundial da Fotografia. Ao longo do tempo arte de fotografar se tornou profissão e o hobby de muitas pessoas e no Paineiras isso não é diferente. O clube, inclusive, conta com um associado de 15 anos de idade que é apaixonado pela atividade e tem o Paineiras como um de seus melhores cenários: Thiago Gonçalves Coronado Antunes.

O início de Thiago na fotografia está diretamente ligado a outra paixão do adolescente. O paineirense é especialista em fotografar animais como aves, insetos, entre outros. Suas fotografias captam o máximo possível em detalhes como cores e texturas, sempre por ângulos e posições muito curiosos.  

Thiago, que tem o sonho de se tornar biólogo no futuro, sempre se interessou pela natureza. E foi na área verde do Paineiras que essa história de fotografar animais começou. “Estava andando pelo clube a noite quando encontrei uma aranha. Achei que fosse de uma espécie, mas quando fui pesquisar vi que era outro tipo. A partir daí, entrei de cabeça no assunto e pesquisar cada espécie que encontrava”, conta.

Associado do Paineiras há mais de 2 anos, Thiago encontra no clube um cenário rico para praticar sua paixão. “Nesse sentido, o Paineiras me proporciona muita coisa. Especialmente por que aqui encontro muitos tipos de aranhas saltadoras. O verde do clube facilita o encontro dessas espécies em corrimãos, por exemplo”, explica.

Pe na estrada Tiago 1
Pe na estrada Tiago 2

A fotografia de fato entrou nas veias de Thiago. E o associado não se limita apenas a “tirar boas fotos”. Com o passar do tempo e o crescente interesse pelo assunto, ele criou o hábito de estudar e se atualizar sobre os conhecimentos da atividade e, hoje, conta com máquina e lente de primeira linha. Mas nem sempre foi assim.

“Muita gente acha que para começar a tirar fotos você precisa de uma câmera de última geração. O Thiago começou fazendo fotos com um celular e, algum tempo depois ganhou uma máquina que seu pai não usava mais. Aos poucos, economizando o dinheiro que ganhava de aniversário e de Natal, por exemplo, ele pôde melhorar a qualidade dos equipamentos da maneira que sempre quis”, relembra Flávia Helena Gonçalves Teixeira, mãe de Thiago.

Caminhar pelo Paineiras e explorar os cantinhos do clube é uma das melhores maneiras de praticar sua maior paixão. Mas Thiago também aproveita o Paineiras em diversas atividades. Além do tênis com a família, ele também vai às aulas de piano, treina boxe e também gosta do squash.

Ficou curioso para conhecer o trabalho de Thiago? Para conferir as fotos feitas por ele, basta acessar o perfil do paineirense no Instagram –  @thiagoantunes2018.

Leia também: