Coluna: Prata da Casa – Gabriel Moscato e Robson Silva

A Dupla do Futsal

Nos últimos tempos, as equipes paineirenses de futsal têm apresentado uma grande evolução no desempenho e, consequentemente, os resultados expressivos começaram a aparecer com mais frequência nos principais campeonatos da modalidade. O tem ligação direta com o trabalho realizado por uma dupla que se dedica intensamente na formação dos jovens atletas e, principalmente, no desenvolvimento de novos cidadãos.

Prata da Casa

Gabriel Moscato e Robson Silva dividem a responsabilidade da formação dos atletas do futsal paineirense e possuem relação muito próxima com os alunos em um momento muito importante da formação deles como pessoas. Isso os motiva a serem um exemplo de postura e, cada dia mais, se tornarem melhores.

“Mais importante do que o desenvolvimento físico e técnico nos treinamentos, é a formação pessoal do aluno. Cada coisa que fazemos aqui e cada exemplo que damos, são detalhes que podem influenciar muito a vida de quem nos têm como referência”, afirma Robson, professor e técnico do futsal, que já faz parte do quadro de colaboradores do clube desde 2013, quando iniciou como estagiário.

Após 4 meses estagiando, Robson foi efetivado como treinador no começo de 2014, o que foi um marco em sua carreira. No Paineiras, ele se desenvolveu na função e é grato por tudo o que conquistou nessa trajetória de quase 10 anos.

“Trabalhar aqui é maravilhoso. O Paineiras é a minha segunda casa e me formou como treinador e profissional. O professor que me tornei é graças ao sistema de qualidade e exigência que o clube tem como padrão, além do desenvolvimento de relações sociais no contato com os sócios. Tudo isso acaba estimulando quem trabalha aqui a ser cada dia melhor”, conta Robson.

Também como estagiário, Gabriel iniciou sua história no Paineiras há 6 anos e sempre teve como foco trabalhar no futsal. Seu começo, no entanto, foi no futebol de campo e na natação, modalidade em que foi efetivado. No futsal desde 2014, ele celebra a oportunidade de poder acompanhar os jovens atletas em momentos como jogos em outros, viagens e outras experiências que, muitas vezes, são as primeiras nas vidas dos alunos e podem se tornar inesquecíveis.

“Querendo ou não, trazemos de volta algumas memórias nossas de quando jogávamos nessa idade. Muitas vezes não lembramos nem jogo, mas sim das conversas com os amigos, as risadas no ônibus indo para o jogo. Isso também é muito importante o desenvolvimento deles dentro do ciclo social. Muitos pais contam sobre a melhora no relacionamento social de crianças que tinham dificuldade de estar em grupo ou mesmo que venceram a timidez e se tornaram mais desenvoltas”, ressalta Gabriel.

Assim como Robson, Gabriel considera o Paineiras como fator decisivo na sua carreira. “Na área, foi minha primeira experiência e segue sendo a única. Tudo o que construí, tanto no aspecto do conhecimento quanto na parte profissional se deve ao trabalho que realizo junto ao clube.

Leia também: