Coluna: Pé na Estrada – Ricardo Canto Pereira

Talento tipo exportação

Ricardo Canto Pereira é um grande exemplo de paineirense que construiu e leva grande parte de sua vida fora do Brasil. Estudos, trabalho e o sucesso em suas atividades acabaram fazendo com que seus caminhos ganhassem direção internacional, mais precisamente os Estados Unidos. Hoje, o associado é um reconhecido treinador de tênis da Hoosac School, em Hoosick, Nova York.

Ricardo Canto Pereira 2

A história de Ricardo no Paineiras tem início por causa da participação de um personagem muito conhecido no tênis e no Clube. Jaime Oncins, um de seus grandes amigos, foi um dos principais responsáveis pela entrada do treinador de tênis como associado do Paineiras. “Eu tinha dois filhos pequenos na época e estava buscando um bom clube, especialmente na parte esportiva. O Jaime me indicou o Paineiras. Me tornar sócio foi a melhor coisa que eu fiz”, conta Pereira.

O tênis, paixão que Oncins e ele têm em comum, acabou levando Ricardo a se profissionalizar na modalidade e conhecer o mundo. Mas isso começou muito antes dessa amizade. Com 12 anos, Ricardo iniciou como pegador de bolinhas até se tornar profissional. Entre os 17 e 18 anos, já estava jogando grandes competições na Europa, como as qualificatórias juvenis de Roland Garros e Wimbledon.

Na mesma época, Ricardo recebeu proposta para estudar na Universidade Concordiana, recebendo bolsa integral, após se destacar no Orange Bowl. Foi número 1 de sua universidade em simples e duplas por quatro anos e chegou ao top 5 nacional. Além do sucesso esportivo, aproveitou a oportunidade para a formação acadêmica, se graduando em Administração de Empresas e em Matemática.

Após 8 anos morando nos Estados Unidos, Ricardo voltou ao Brasil e anos depois deu início à carreira de treinador. Na função, trabalhou com grandes nomes do tênis brasileiro como Thomaz Bellucci, Leonardo Kirche, Caio Zampieri e Tiago Lopes, ganhando experiência ao acompanhar os atletas em todos os Grand Slams e em torneios de peso do circuito, tendo ainda sido capitão da Copa Davis.

Há dois anos, o treinador foi contratado como diretor de Tênis pela Hoosac School  para selecionar alunos que queiram cursar o “high school” com a oferta de bolsas para os mais promissores interessados. Lá, ele ajuda a preparar os jovens para concorrer às vagas nas grandes universidades do País, equilibrando esporte e educação, orientando os alunos da melhor maneira.

Além de treinador, Ricardo muitas vezes o papel de pai de seus alunos. “Com alunos de diversas partes do mundo, que muitas vezes deixam os pais e o país de origem em busca de um sonho, às vezes é necessário fazer esse tipo de acolhimento emocional. Moro dentro da escola em uma casa que é um dormitório para meninas. Sou responsável por elas. Almoçamos, jantamos e tomamos café juntos”, detalha Pereira.

Ricardo sente falta do Clube e de todos os amigos que tem no Paineiras. Em especial, o pessoal do futebol e do tênis, que são suas grandes paixões. No entanto, para ele é gratificante poder contribuir com o crescimento e desenvolvimento desses estudantes e atletas, em um momento da vida que eles mais precisam de ajuda e orientação.

Leia também: