Prazer e realização em longas distâncias

São 62 anos de idade e 29 maratonas disputadas ao redor do mundo, conhecendo diversos países e cidades por meio do esporte favorito, que adotou como estilo de vida. O paineirense Marcelo Picarelli tem corrida uma atividade especial, que proporciona a ele saúde, bem-estar, realização pessoal e a possibilidade de viajar o mundo disputando as mais tradicionais provas de rua do circuito.

20220403 121333

A paixão de Marcelo pela corrida teve início justamente no Paineiras. A modalidade, no entanto, surgiu de maneira despretensiosa na vida associado que é engenheiro de profissão, função que exerce em sua própria empresa. “Na época, eu vinha ao clube trazer minha filha nas atividades esportivas que ela fazia. Enquanto ela estava nas aulas, eu aproveitava e fazia uma caminhada na pista de corrida”, relembra.

Aos poucos a caminhada se tornou um trote que, mais tarde, se tornaria corrida. O esporte, segundo ele, acabou por equilibrar alguns aspectos relacionados à sua própria saúde em uma época que trabalhava muito. Além disso, ele também aproveitou o momento para passar mais tempo com sua filha Marcela.

Tudo isso aconteceu há aproximadamente 8 anos e, 2 anos depois Marcelo passou a integrar o grupo de corridas do Paineiras, o SCORP. Segundo ele, a orientação profissional foi muito importante para sua evolução na modalidade.

“Os técnicos no esporte são muito importantes. Nosso treinador Carlos Cherpe, por exemplo, possui uma visão global em relação tudo o que envolve o esporte em questão. Sabe aplicar de maneira correta os treinamentos gerais e específicos, entendendo as particularidades de cada aluno. A parte do treinamento é muito importante pois você tem, de fato, acesso a um conteúdo realmente relevante por meio de um profissional que domina o assunto”, detalha o paineirense.

Seu foco na corrida sempre foi a evolução gradual. Seu objetivo é estar preparado para correr grandes distâncias e fazer isso com frequência, evitando lesões e se mantendo saudável. E por falar em grandes distâncias, por muitas vezes o paineirense cruzou o oceano para participar de tradicionais provas de rua pelo mundo.

“Tive oportunidade de participar de diversas provas e lugares especiais, por exemplo da maratona original na Grécia, justamente na cidade de Maratona, onde as provas dessa modalidade tiveram início. Corri também as maratonas de Berlim, na Alemanha, e Nova Iorque, nos Estados Unidos. Mais recentemente, participei da maratona de Paris, na França. Essa foi minha quinta participação na competição”, conta Marcelo.

Além de todas as maratonas corridas, o associado participa também de outras provas de rua com metade da distância: 21 km. É também nas chamadas meias-maratonas que Marcelo realiza sua preparação para as provas de 42 km. Só para se ter uma ideia, no último ano, ele correu 90 vezes o percurso de uma meia-maratona.

Filho de Eduardo Picarelli, um dos sócios fundadores do clube, Marcelo é paineirense desde que se conhece por gente. Além do SCORP, ele aproveita o clube para relaxar junto de sua filha e sua esposa, Adriana Picarelli.

Leia também: