De “moleque” a pai de família

Ele vai completar 27 anos colaborando com o crescimento do Paineiras e com a formação dos pequenos associados que iniciam no esporte. Hoje, Rinaldo Galvani Fernandes é o professor responsável pelo vôlei de formação do clube, mas sua história na instituição começou em outras áreas da formação esportiva, de maneira que ele pôde contribuir com o crescimento e desenvolvimento de várias gerações.

Rinaldo Prata da Casa

“Tive a sorte de poder entrar no clube direto como professor. Comecei na formação esportiva, dei aula de basquete, de futebol de campo, de ginástica olímpica, iniciação esportiva, voleibol master e hoje trabalho com a meninada do vôlei”, relembra o professor.

Rinaldo diz que o vôlei sempre foi seu esporte e depois que entrou na modalidade no Paineiras, nunca mais saiu. Atualmente, o esporte atravessa uma mudança de patamar no clube, pois se tornou competitivo, conquistando resultados importantes nos campeonatos do circuito e a procura pelas aulas cresce a cada dia.  

“Foi uma mudança de perfil de uma parte dos associados que praticavam a modalidade. Pois, pelo menos no vôlei, esse perfil nunca foi muito competidor. Confesso que isso me surpreendeu positivamente. A chegada do Almyr Souza foi o ponto chave dessa mudança e, desde o começo, ele deixou bem claro que gostaria de contar comigo. Isso pelo fato de eu ter experiência, de conhecer as meninas e saber como as coisas funcionam dentro do clube”, conta Rinaldo.

Como professor de pessoas que estão na fase inicial da vida, ele tem a exata noção da importância de seu papel como formador das crianças paineirenses, passando os valores que considera fundamental. “Primeiro de tudo e fundamental, é o respeito. Aqui no clube, felizmente, as crianças na maior parte são muito educadas, então já carregam esse valor. Outra coisa é a família. Não abro mão de minha família e tento estar com eles o máximo que posso. É um valor meu, mas que está intrínseco no clube”, enfatiza.

E por falar em família, a de Rinaldo se iniciou justamente no Paineiras. Foi trabalhando no clube que ele conheceu sua esposa, o que aumenta ainda mais o tamanho paineirense em sua vida. “O clube me oportunizou muitas coisas. Foi aqui que conheci minha a mulher com quem me casei e tive meu filho, foi trabalhando aqui que consegui conquistar minha casa e me desenvolvi como profissional. Fico feliz em ter aproveitado essa oportunidade. O Paineiras representa, sem exagero, metade da minha vida”, celebra Rinaldo.

Prestes a completar 53 anos de idade, Rinaldo é mais um exemplo de um profissional que aproveitou a oportunidade e se desenvolveu ao longo dos anos no clube. Segundo ele mesmo, entrou como um “moleque” e hoje é um pai de família responsável.

Leia também: