“Huguinho”, a lenda do halterofilismo

O associado que frequenta a academia do clube certamente já deve ter reparado que na parte superior da sala há uma placa que nomeia o espaço. Pois bem, o nome escrito na estrutura é de Alberto Alexandre Henriques Teixeira, mais conhecido como “Huguinho”, uma verdadeira lenda paineirense que construiu sua história dentro do halterofilismo. Conheça um pouco da trajetória desse ícone que deixou saudades.

Dono de uma personalidade única, Huguinho marcou seu nome história no esporte, colecionando conquistas e amigos. Apesar da imponência dos seus 1,94 m de altura, Huguinho era conhecido por seu espírito de campeão, personalidade afetuosa, caráter e acima de tudo, seu companheirismo. Filho de Alberto Henriques Teixeira e Pina Teixeira, era um homem de família, casado com Ana Lúcia, com quem teve sua filha Bianca.

O campeão deixou este plano no dia 7 de novembro de 2015, ainda muito novo, aos 54 anos. Sua carreira no halterofilismo começou no Paineiras, onde começou a treinar desde seus primeiros anos. Foi campeão paulista, brasileiro e sul-americano de powerlifting. Sua força impressionava: chegou a levantar 820 kg (340 kg no agachamento, 300 kg no agachamento terra e 180 kg no supino). O apelido veio do desenho animado “Huguinho, o Bebê Gigante”, uma criança de tamanho fora do comum, mas gentil e meiga.

Huguinho

Pouca gente sabe, mas a história de “Huguinho” no fitness do clube vai muito além da placa colocada na academia. Foi graças à sua luta incessante o Paineiras criou um local amplo e moderno que pudesse ser utilizado por todos os associados, além de uma sala moderna para treinamentos de sua modalidade.

E não era só o levantamento de peso que ocupava espaço no coração de Huguinho. Ele amava as modalidades esportivas no geral e chegou a praticar basquete e polo aquático também no Paineiras. O esporte, no entanto, não foi o único âmbito em que Alberto se tornou reconhecido. Engenheiro de profissão, se dedicou à área por um longo período, se tornando uma referência técnica para sucessivas gerações de engenheiros.

Huguinho deixou saudades e o Paineiras se compromete em manter viva a sua memória, sendo grato por tudo com o que o paineirense contribuiu para a história do clube.

Leia também: