Do Seffe à glória mundial

Uma carreira de sucesso no polo aquático mundial que teve seu início no Setor de Educação Física e Formação Esportiva do Paineiras. Isso mesmo. Foi no SEFFE que João Pedro Coimbra Serra Fernandes iniciou no esporte, mas, curiosamente não foi na modalidade em que construiu sua carreira, fazendo aulas de judô e natação. Mais para frente, no entanto, resolveu seguir os passos do pai, André, e se tornou atleta do polo paineirense.

Desde então a carreira de João Pedro simplesmente decolou e foi recheada de conquistas em todos os âmbitos. Pelo Paineiras, foi campeão paulista e brasileiro em diversas categorias e alcançou suas primeiras convocações para seleção brasileira, se tornando futuramente campeão sul-americano e panamericano.

Aos 15 anos, um novo capítulo em sua vida e carreira. João Pedro foi para a Espanha, onde jogou nas categorias de base do Clube Natació Barceloneta, tradicional clube espanhol de polo Aquático. Por lá, conquistou os títulos de campeão da Catalunha e campeão espanhol cadete e juvenil. Por diversas oportunidades, foi escolhido melhor goleiro e jogador das competições.

Também em Barcelona alcançou o sonho de se tornar um atleta profissional do polo, defendendo a equipe adulta do Barceloneta. Na equipe principal do time catalão, foi campeão da Catalunha, campeão da Copa do Rei e Campeão da Divisão de Honra, principal torneio do país.

Joao Pedro Fernandes 3
Joao Pedro Fernandes 7

O grande desempenho no polo levou João Pedro à seleção brasileira. Defendendo seu país, além de vencer dois sul-americanos e um panamericano, o atleta participou de dois mundiais sub-18, um mundial sub-20. No profissional, disputou o mundial de esportes aquáticos em Guwangju, na Coreia do Sul, além dos Jogos Panamericanos em Lima, no Peru, quando conquistou o bronze.

Há pouco tempo, João Pedro embarcou para um novo desafio, mas dessa vez na Servia, país berço do polo. Em seu primeiro ano jogando pelo VK Novi Beograd, já alcançou resultados inéditos, sendo vice-campeão da Copa da Servia, campeão da Liga Adriática e Campeão da Super Liga Sérvia. Recentemente, foi vice-campeão da Liga dos Campeões da Europa, mais importante campeonato de clubes do mundo.

Os novos rumos da carreira de João Pedro o levaram a se naturalizar sérvio e defender a seleção europeia. O legado da família no Brasil, no entanto, segue em construção. Assim como ele, seu irmão Joaquim também segue os passes do pai e faz parte da equipe de polo do Paineiras. 

Curiosamente, ele também embarca para a Espanha, para jogar no mesmo clube que o irmão jogou. E é claro que o Paineiras estará na torcida pelos dois, onde eles estiverem.

Leia também: