Tênis: O Torneio RP1000 está de volta!

Compartilhe:

Há cinco anos, a comunidade do tênis paineirense se movimenta com a chegada do RP1000, um torneio interno do Paineiras que anualmente reúne centenas de tenistas em um calendário intenso de jogos ao longo de três meses na busca pelo grande título.

Idealizado e organizado pela comissão organizadora do Ranking Paineiras, formada por sete associados e tenistas apaixonados, o campeonato conta com chave de 128 jogadores. A posição na chave respeita a classificação de cada jogador no Ranking. 

Apesar do Torneio RP1000 gerar pontos para a classificação do Ranking, as duas competições não se confundem. “O Ranking é um sistema que reúne mais de 500 tenistas e acontece durante o ano todo. O participante pontua semanalmente ao jogar as partidas do Ranking. O sistema é todo informatizado através da plataforma LetzPlay e os jogos definidos por sorteios que acontecem aos domingos. Os pontos ganhos expiram a cada 52 rodadas, num sistema semelhante ao da ATP”, explica Fabio Hemmelmann, um dos coordenadores responsáveis pelo projeto.

Destes 500 atletas inscritos no Ranking Paineiras, os 120 melhores colocados têm o direito de se inscrever na chave principal do Torneio RP1000. Uma chave de 128 jogadores é então montada e as 8 vagas restantes são decididas por um Qualifying disputadíssimo:  “Seguimos a mesma metodologia do ATP. Do Quali, virão os 8 jogadores que completam a chave principal do torneio. Em seguida, são definidos os 32 melhores classificados conhecidos por cabeças de chave. Neste ano, tivemos 140 inscritos para jogar o Qualifying, mais do que a própria chave principal!”, comemora Luis Dias.

Vale destacar que a turma do Ranking aguarda ansiosa também pelos eventos sociais durante este período da competição, como o tradicional Happy Hour de lançamento das chaves: “Fazemos o lançamento do torneio e apresentamos as chaves onde cada jogador descobre quem será seu adversário. É uma festa onde fica claro que a competição é tão importante quanto a diversão. Na final, temos nosso tradicional churrasco de premiação” complementa Fernando Pureza.

Em 2021, os grandes finalistas foram Eduardo Russi, vencedor, e Fábio Costa, vice-campeão. Já para a edição de 2022, que este ano acontece com patrocínio da Tegra, a chave principal do RP1000 acaba de ser definida. Agora, é acompanhar a evolução do campeonato até conhecermos os grandes finalistas desta temporada!

Se interessou em conhecer mais sobre o Ranking Paineiras de tênis e sobre o Torneio RP1000? Entre em contato com a organização pelo e-mail [email protected].