Nado Artístico

Nado Artístico
Compartilhe:

Os esportes aquáticos são uma parte significativa das Olimpíadas e de outras competições mundiais. Existem muitos tipos de esportes de natação, incluindo o nado artístico, ou como também é conhecido, nado sincronizado. A natação artística testa força, agilidade e resistência. 

O nado artístico fazia parte dos esportes aquáticos antes que a organização esportiva decidisse lhe dar uma categoria. O esporte é considerado ainda um pouco novo e continua crescendo em termos de regras e técnicas.

índice

História do Nado Sincronizado

O atual órgão regulador do nado sincronizado internacional é a FINA. Ele é responsável pela organização de vários campeonatos internacionais e competições da World Series. O nado artístico teve um início humilde e a taxa de crescimento tem sido alta.

A história do nado artístico é rica e remonta à época da Alemanha em 1891, quando era conhecido como balé aquático. Desde então, o balé aquático foi desenvolvido como esporte na Alemanha e no Canadá. Às vezes, o balé aquático fazia parte das apresentações em salas de teatro, onde grandes tanques de água ocupavam os palcos. Em 1907, Annette Kellerman realizou o primeiro balé subaquático em um tanque de água de vidro.

nado sincronizado ou nado artístico?

Outra pessoa que contribuiu para o nado sincronizado foi Katherine Curtis, que fundou um clube de balé aquático em Chicago. Ela foi reconhecida como a pioneira do nado sincronizado pelo Helms Hall of Fame em 1959 e pelo International Swimming Hall of Fame em 1979.

No início, o nado sincronizado incluía competidores do sexo masculino até o século 20, quando se tornou um esporte exclusivo para mulheres no final dos anos 1940 e início dos anos 1950. 

Os homens foram autorizados a competir nos EUA em 1978, com cada gênero atuando separadamente. As regras sobre os homens competindo no nado sincronizado variam de um país para outro. No geral, os competidores masculinos não fazem parte das principais competições de nado artístico.

Depois de muito tempo chamando o esporte de nado sincronizado, a FINA atendeu ao pedido de mudança do nome para nado artístico. O corpo diretivo achava que o nado artístico definia o esporte com precisão e poderia aumentar a base de fãs do esporte.

Regras do nado artístico

Várias regras definem o esporte e garantem que as rotinas ocorram sem problemas durante as competições. As leis regem os esportes e garantem que os competidores tenham uma chance justa de ganhar com base em seu domínio de posições e padrões criativos. As regras fazem parte dos requisitos da FINA e da AAU que os competidores devem seguir durante as competições.

  • Equipamento de Natação: o equipamento de natação padrão para as competições é um maiô e um boné. As nadadoras podem optar por usar uma pinça nasal e protetores de ouvido para evitar que a água entre no nariz ou nas orelhas quando submersas. As regras exigem que as nadadoras que não usam boné tenham os cabelos presos em um coque. As nadadoras usam gelatina para manter o cabelo no lugar durante as competições. Algumas nadadoras optam por usar acessórios de cabeça decorativos no coque durante as competições. A maioria das nadadoras usa maiôs com as cores de sua equipe e toucas combinando. Óculos não são permitidos durante competições artísticas de natação.

  • Faixa Etária: existem restrições de idade para competições artísticas de natação nos EUA e Canadá. As regras de grupos de idade tendem a mudar dependendo do país. As categorias de grupos de idade incluem principalmente dez anos ou menos, 12 anos e menos, 13-15, 16-18, 18 anos e acima. Os sistemas de pontuação nas faixas etárias podem variar para acomodar as limitações de idade das competidoras. As competidoras com 18 anos ou mais (seniors) precisam realizar rotinas complexas para obter uma pontuação alta dos juízes. As competições infantis envolvem acrobacias simples, e os juízes geralmente esperam que as jovens se mantenham boiando e se movam para novas posições com elegância.

  • Rotinas: todas as rotinas exigem que os movimentos da nadadora estejam em harmonia com a música que está sendo tocada, o que significa que as equipes precisam sincronizar suas atividades, incluindo acrobacias, destaques, figuras e seções de braço. As nadadoras não podem ficar de pé no fundo da piscina ao fazer uma rotina. Elas precisam se manter boiando durante a apresentação. As nadadoras têm a opção de realizar uma rotina técnica ou livre. Rotinas técnicas têm atividades obrigatórias que uma competidora deve realizar para obter pontuação. As rotinas livres permitem à nadadora criar rotinas de sua preferência e impressionar os juízes.

  • Duração das rotinas: o tempo médio de uma rotina artística de natação é de 2 a 4 minutos. As rotinas técnicas de performances solos têm uma duração menor de dois minutos, enquanto as rotinas de equipe podem durar até quatro minutos. A duração de uma rotina dependerá da idade, habilidade e número de pessoas na competição. A maioria das rotinas tem uma quantidade de tempo estipulada que ajuda as competidoras a criar uma rotina que atenda à duração esperada de uma rotina.

  • Pontuação: todas as rotinas têm uma pontuação máxima de 100 pontos dos juízes. A nadadora deve mostrar excelente execução de acrobacias e destaques. Elas devem se vestir com trajes adequados e seguir as regras das competições para evitar penalidades. Os Campeonatos da Série Mundial e as Olimpíadas exigem que os grupos tenham oito competidoras, e ter menos do que isso pode resultar em penalidades. Tocar no fundo de uma piscina ao fazer uma rotina também pode resultar em penalidades.

  • Fones de ouvido subaquáticos: os fones de ouvido subaquáticos são úteis para ajudar as competidoras a acompanhar o ritmo da música ao fazer rotinas artísticas de natação. A maioria das nadadoras usa fones de ouvido subaquáticos durante o treinamento para garantir que possam sentir a música quando estão submersos.

  • Maquiagem: a maquiagem é permitida durante as competições, mas deve se parecer com a aparência natural de uma pessoa. Maquiagem teatral não é permitida em competições artísticas de natação. Um país como o Canadá exige estritamente que a nadadora aplique maquiagem com moderação durante as partidas. A maioria das nadadoras precisa manter um estilo de vida saudável para obter uma pele perfeita e uma tez brilhante.

Nado Artístico no Clube Paineiras

A atividade de nado artístico no Clube Paineiras acontece tanto na Área Formativa, quanto na Área Competitiva. A Área Formativa é responsável por todos os cursos de iniciação e aperfeiçoamento esportivo do clube. A Área Competitiva é a responsável pela representatividade do Clube Paineiras do Morumby em competições oficiais.

Nado Artístico

Área Formativa

Nado Artístico (SEFFE – Setor de Educação Física e Formação Esportiva e SAT – Setor de Aperfeiçoamento Técnico)

Contempla crianças a partir de 06 anos, completados no semestre corrente do ano.

Tem como objetivo a aprendizagem dos fundamentos básicos da modalidade, desenvolvendo as qualidades físicas básicas, o gosto e o interesse pela prática do esporte.

Área Competitiva

Nado Artístico

O Nado Sincronizado no Clube Paineiras passou a ser praticado no final da década de 80, e desde então tornou-se excelência no esporte. Em menos de 20 anos de prática, o Clube se fez presente em quatro olimpíadas consecutivas, revelando as maiores referências em Nado Sincronizado no país, que são as gêmeas Carolina e Isabela de Moraes, e a dupla olímpica Nayara e Lara ainda em atividade.

Todas essas atividades estão disponíveis para associados e seus dependentes. Não deixe de conferir! Além do nado artístico, veja também outras atividades esportivas disponíveis no clube. 

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil