Top 10 Opções de Lazer no Bairro do Morumbi

Top 10 opções de lazer no bairro do Morumbi - Imagem de vista aérea do Bairro do Morumbi
Compartilhe:

O bairro do Morumbi por muito tempo teve a imagem de um local meio isolado, de difícil acesso e onde não há muitas opções de lazer. Entretanto, a região abriga algumas boas atrações que ajudam a contar a história da cidade de São Paulo e toda sua diversidade, perfeito para quem gosta de cultura, eventos, esportes e mais.

A região abrange um conjunto de onze bairros, sendo uma das últimas áreas de São Paulo a serem urbanizadas. A partir do bairro do Morumbi é possível se deslocar para as principais vias da capital, como as avenidas Morumbi, Giovanni Gronchi, Chucri Zaidan, Hebe Camargo, Marginal Pinheiros e outros.

Para quem gosta de bicicleta, o bairro conta com uma ciclovia com 21km de extensão no Rio Pinheiros, que liga o Morumbi a outros distritos da zona sul.

índice

A história do bairro do Morumbi

A história do bairro do Morumbi se confunde com a expansão da própria cidade de São Paulo. No século XIX o bairro era uma enorme fazenda, propriedade de diferentes personalidades e, por consequência disso, as terras acabaram divididas, dando a origem a várias chácaras.

A região era predominantemente rural até meados da década de 1940, quando a cidade passou a crescer no sentido sudoeste. O fato é que o sucesso de vendas do Jardim América valorizou o bairro, fazendo com que a Companhia Imobiliária Morumby decidisse comercializar os lotes da fazenda.

Outros dois fatos também marcaram o desenvolvimento do bairro do Morumbi: a construção do Estádio Cícero Pompeu de Toledo em 1952, o Morumbi, e a transferência da sede do Governo do Estado de São Paulo para a Avenida Morumbi, quando, em 1964, o governador Adhemar de Barros negociou um terreno da família Matarazzo.

Opções de lazer no bairro do Morumbi

Apesar de ainda ser considerado um bairro predominantemente residencial, o Morumbi já oferece algumas boas opções de lazer, principalmente culturais e parques.

1 - Fundação Oscar Americano:

A Fundação Maria Luisa e Oscar Americano é um local perfeito para levar as crianças ou pessoas com mobilidade reduzida para um passeio especial. O lugar é cercado por mata atlântica e plantas das mais variadas espécies, como jacarandás, sibipirunas, angicos, paus-ferro, paus-brasil, pés de café e outros.

O passeio é todo feito por alamedas arborizadas e asfaltadas, de fácil mobilidade, onde é possível ver várias obras de arte enquanto se ouve o canto dos pássaros. O bosque conta com 75 mil m² que se aliam aos serviços disponibilizados pela Fundação, como salão de chá, sala de concertos, museu, sala de eventos e cursos.

2 - Parque Burle Marx

O parque Burle Marx é um lugar ideal para quem gosta de passear curtindo a exuberância da natureza, portanto, é um local com uma vocação muito mais contemplativa do que para atividades.

O lugar é perfeito para quem gosta de um piquenique, curtir um momento em família e fazer ensaios fotográficos. Quem visita, nem acredita que está em São Paulo, de tão verde e com diversas espécies de animais da mata atlântica.

3 - Parque Alfredo Volpi

O nome atual do parque é uma homenagem  a um dos mais conceituados pintores brasileiros, Alfredo Foguebecca Volpi (1896-1988), que nasceu em Lucca, na Itália. Suas pinturas obtiveram destaque na  Segunda Geração da Arte Moderna Brasileira.

Inaugurado em 1971, o parque é conhecido por sua variedade de trilhas, inclusive em mata fechada. Segundo a prefeitura de São Paulo, o Alfredo Volpi é considerado o parque com maior biodiversidade na zona urbana da capital paulista.

As trilhas são de grau médio a difícil, pois tem subidas e descidas acentuadas em parte delas, para caminhar ou correr, exigindo um mínimo de preparo físico. Portanto, é um local voltado para quem gosta de praticar caminhadas e sentir o prazer de estar dentro da natureza.

Para quem não quer se aventurar muito, o parque também dispõe de um anel externo onde é possível realizar piqueniques. Ao lado do parque, um local também muito agradável, estão a paróquia de São Pedro e São Paulo, onde se realizam missas e cerimônias católicas. 

parque Alfredo Volpi

4 - Casa da Fazenda

A Casa da Fazenda foi uma das primeiras construções que deram origem ao que mais tarde seria o bairro do Morumbi. O local ficou abandonado por muito tempo, até ser restaurado e reinaugurado em 1999. Atualmente é tombado pelos órgãos de preservação, tanto pelo seu valor histórico como pela técnica construtiva empregada em sua construção, a taipa de pilão.

É um local perfeito para quem gosta da cultura paulistana e do seu valor histórico. ali acontecem alguns eventos, mas o local também pode ser visitado com agendamento prévio.

5 - Capela do Morumbi

A Capela do Morumbi faz parte do Museu da Cidade de São Paulo, abrigando exposições de arte contemporânea que criam uma conexão entre diferentes épocas e realidades da metrópole paulistana.

Fica a menos de um quarteirão da Casa da Fazenda. Foi o arquiteto modernista Gregori Warchavchik quem projetou a reconstrução do que seria essa antiga capela que fazia parte da fazenda de chá, abrindo para o público em meados dos anos 80.

A capela do morumbi

Créditos: Foto Divulgação – Wiki Commons

6 - Instituto Bardi (Lina Bo e P.M. Bardi) - A casa de Vidro

A Casa de Vidro, como é popularmente conhecido o Instituto Lina Bo e P.M. Bardi é a antiga residência do casal italiano radicado no Brasil, e está localizada no mesmo quarteirão da Capela do Morumbi.

O local é um salto para os anos 50, onde é possível unir a harmonia do verde abundante e a transparência e leveza arquitetônica da casa, o que faz da visita uma experiência incrível.

O local é tombado desde 1987 como patrimônio histórico, e tem por objetivo promover e divulgar a arquitetura, urbanismo, o design e a arte popular brasileira.

Institudo Bardi - A Casa de Vidro - Visão Externa

7 - Palácio dos Bandeirantes

O local era para ter se tornado uma universidade, mas acabou virando a sede administrativa do governo Estadual de São Paulo, após um acordo entre a família Matarazzo e o governador Adhemar de Barros em 1964.

O jardim, que ocupa a maior parte do terreno, é praticamente um parque privativo que abriga algumas espécies nativas da mata atlântica. O local é aberto à visitação pública, e lá também é possível conhecer a exposição permanente do seu acervo composto por objetos, utensílios e obras de arte do século XVII aos dias de hoje.

8 - Estádio do Morumbi

Projetado em 1952 pelo arquiteto Vilanova Artigas, o estádio do Morumbi atualmente é tombado como patrimônio histórico. Sua imponência é bem evidente para quem passa pelos arredores, localizado em um cruzamento de rotas bem movimentadas, mas é ainda mais para quem gosta de futebol e realiza o Morumbi Tour, um passeio guiado por todas as instalações do local, que conta com bar, lojas, livraria, restaurante, academia e até um estúdio musical.

O Morumbi é conhecido por ser palco dos jogos do São Paulo Futebol Clube, mas também abriga diversos eventos e shows, nacionais e internacionais. Ali já se apresentaram Madonna, Michael Jackson, Paul McCartney, Queen, U2 e outros.

Estadio do Morumbi - Vista panorâmica do Estádio Cícero Pompeu de Toledo. Estádio do Morumbi.

9 - Shoppings no Morumbi

Existem muitas opções de shoppings no bairro do Morumbi, os mais conhecidos são o Morumbi Shopping, com um variedade enorme de lojas e um leque grande dos restaurantes mais prestigiados de São Paulo, e o shopping Jardim Sul, que conta com uma área de teatro muito conhecida.

O Morumbi Town também tem se tornado uma boa opção de lazer no bairro do Morumbi, oferecendo uma ambiente totalmente voltado ao entretenimento, com parque de trampolins, happy safari, salas inovadoras de cinema e uma pista de kart.

10 - O Clube Paineiras do Morumby

O Clube Paineiras também faz parte da história do bairro do Morumbi, oferecendo uma variedade enorme de atividades para seus associados, com instalações modernas em um complexo esportivo completo, além de diversas instalações para eventos e atividades socioculturais.

Fundado em 1960, o clube é um oásis de tranquilidade e segurança em meio ao caos urbano, um verdadeiro símbolo do bairro do Morumbi, reconhecido por sua arquitetura exuberante e na formação de atletas de alta performance nas mais diversas modalidades, com reconhecimento internacional.

Imagem Aérea do Clube Paineiras

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil