Saunas – 10 fatos que você precisa saber antes de ir para a sauna

Saunas - Imagem de uma sauna seca em perspectiva. As paredes e os bancos embutidos são revestidos de madeira.
Compartilhe:

Você está procurando uma maneira de relaxar e descontrair? De aliviar suas dores? Busca uma técnica para aumentar sua saúde e bem-estar geral que não envolva o uso de drogas farmacêuticas tóxicas? Se você respondeu “sim” a alguma dessas perguntas, pode estar pensando em fazer uma visita a alguma de nossas saunas.

Confira abaixo 10 fatos que você precisa saber antes de ir para saunas.

Sumário

1. Como funcionam as saunas?

As saunas são salas aquecidas, fechadas e revestidas de madeira com diferentes opções de bancos, assentos, design e capacidade. O calor intenso proporciona o que tem sido chamado de “banho de dentro para fora”. Este calor estimula a transpiração, alívio de dores e relaxamento profundo, entre muitos outros benefícios para a saúde.

2. Componentes básicos da sauna

  • Estruturas de madeira
  • Bancos de assento
  • Aquecedores
  • Portas
  • Ventilação adequada (para saunas tradicionais)
  • Uso de energia.

3. Como funciona a sauna seca?

Uma sauna seca é uma câmara ou uma sala forrada com madeira (geralmente cedro). Elas geralmente possuem bancos embutidos nos quais você pode se sentar e, claro, elementos de aquecimento que aumentam a temperatura dentro do espaço.

O tipo de aquecimento pode ser elétrico ou movido a combustível, e as temperaturas secas circulam por todo o espaço para gerar um efeito de aquecimento acentuado no corpo.

Outra alternativa é o aquecimento infravermelho. Saunas desse tipo usam tecnologia especializada para gerar ondas infravermelhas, que penetram no corpo.

Seja uma sauna tradicional ou de infravermelhos, as temperaturas secas penetram na pele e geram suor.

4. Como funcionam as saunas úmidas?

sauna úmida

A sauna úmida é também conhecida como sauna a vapor, pois gera calor úmido proveniente de um gerador de vapor (a gás ou elétricos). Diferente da sauna seca que é revestida de madeira, a câmara ou sala é geralmente feita em alvenaria e as paredes e bancos embutidos são revestidos de azulejos ou outros materiais semelhantes como cerâmicas e mesmo pedras que conseguem suportar e preservar o calor sem serem danificados pela a umidade excessiva.

Assim como em qualquer ambiente que atinja temperaturas que variam entre 40º e 55º, a exposição ao calor e à umidade desencadeia a produção de suor.

5. Qual escolher?

Isso realmente depende apenas de suas necessidades e do que você deseja alcançar.

6. Sauna é perigoso?

Uma sauna beneficia a saúde do seu coração, desde que você siga todas as regras de segurança.

O calor seco de uma sauna tem efeitos profundos no corpo. A temperatura da pele sobe para cerca de 40 °C em poucos minutos. A pessoa comum derramará um litro de suor durante um curto período em uma sauna.

saunas iStock 1337284179

A pulsação aumenta em 30% ou mais, permitindo que o coração quase dobre a quantidade de sangue que bombeia a cada minuto. A maior parte do fluxo sanguíneo extra é direcionada para a pele, na verdade a circulação desvia o sangue dos órgãos internos. A pressão arterial é imprevisível, subindo em algumas pessoas, mas caindo em outras.

As saunas parecem seguras para a maioria das pessoas. No entanto, pessoas com pressão alta descontrolada e doenças cardíacas devem consultar seus médicos antes de frequentar uma. Veja mais abaixo.

7. Eu posso tomar sauna?

  • Se você tem dor no peito instável relacionada à angina, teve um ataque cardíaco recente e/ou tem estenose aórtica grave, passar pela experiência de uma sauna pode ser demais para o seu sistema aguentar.
  • Se você tem hipotensão ortostática grave, a sauna também não é recomendada para você.
  • Se você tiver uma doença infecciosa grave com ou sem febre, ou se tiver febre por motivos não relacionados, consulte um médico antes de usar uma sauna. Você ainda pode desfrutar de uma sauna, pois para algumas infecções, a terapia de calor infravermelho ajuda.

Resumindo, para evitar riscos é melhor entrar em contato com um médico e aguardar as instruções que ele ou ela irão lhe passar.

8. Possíveis benefícios para a saúde

Aliviar a dor

  • O aumento da circulação pode ajudar a reduzir a dor muscular, melhorar o movimento das articulações e aliviar a dor da artrite.

Reduzir os níveis de estresse

  • Como o calor de uma sauna melhora a circulação, também pode promover o relaxamento. Isso pode melhorar a sensação de bem-estar.

Melhorar a saúde cardiovascular

  • A redução dos níveis de estresse ao usar uma sauna pode estar associada a um menor risco de eventos cardiovasculares.

saunas iStock 1132649336

9. Que cuidados devo tomar ao ir para a sauna?

Aqui estão alguns cuidados gerais:

  • Leia as instruções

Você pode encontrar instruções sobre como usar cada sauna ao lado da porta. As regras de uso podem variar um pouco, por isso é melhor verificá-las para sua segurança.

  • Use a sauna gradualmente

Nunca fique mais de 10 a 15 minutos na sauna se a usar pela primeira vez. Com o tempo, você pode aumentar o tempo gasto dentro, desde que se sinta confortável.

  • Planeje suas refeições

Você não pode sentir todos os benefícios da sauna se seu estômago estiver cheio. Após uma refeição farta, seu sangue irá para o sistema digestivo para melhorar a digestão, em vez de circular por todo o corpo.

  • Beba Muita Água

Nunca beba álcool antes de ir para a sauna. Infelizmente, beber muito álcool na noite anterior à sessão pode causar desidratação durante a exposição a altas temperaturas e umidade.

Por outro lado, é preferível beber 0,5 l de água antes de entrar. Faça isso aos poucos para manter água suficiente dentro do corpo, pois você pode perder essa quantidade de líquido depois de passar 20 minutos na sauna.

10. Saunas no Clube Paineiras

  • As saunas do clube fazem parte do Freshy Spa Paineiras. O Freshy Spa nasceu e existe com o propósito de promover uma experiência de bem-es­tar e relaxamento a todos aqueles que chegam até nós. O spa foi idealizado sob a perspectiva do cliente com foco total na experiência e com o objetivo de oferecer as melhores terapias em um ambiente que permita momentos de desconexão e tranquilidade.

    Há 11 anos o Freshy Spa Paineiras oferece aos associados do Clube Paineiras do Morumby um espaço aconchegante para relaxar, seja através das massagens ou das saunas disponíveis. Não deixe de dar uma conferida

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil