Street Dance

Street Dance, dança ou esporte

Street Dance

Confira abaixo um guia sobre o street dance que não é super exaustivo. Leia, aprenda e quem sabe você não fica com vontade de tentar uns passos no final?

Veja uma lista de curiosidades, a história, e alguns movimentos de street dance para você experimentar.

Sumário

O que é Street Dance?

Street dance é um tipo de gênero de dança que surgiu fora do estúdio de dança tradicional. A street dance é frequentemente realizada em espaços abertos e ao ar livre, como ruas, festas de dança e parques.

street dance 1

História da Street Dance

A street dance é uma dança vernacular. Isso significa que se desenvolveu naturalmente como parte da cultura da época. As danças vernáculas são geralmente interpretativas e sociais por natureza, ou seja, incentivam a interação com seu público e são um produto de seu entorno. Um exemplo de dança vernacular é a dança break, que foi criada na década de 1970 na cidade de Nova York.

Street dance é um termo que abrange muitos estilos diferentes de dança social e a natureza eclética do estilo deu lugar a um novo vocabulário, como popping, lock, krumping e wave.

A street dance já foi usada como expressão de resistência e identidade cultural fora do mainstream. A natureza energética da Street Dance a torna popular entre as crianças em vários níveis, como forma de arte, atividade competitiva ou exercício físico. É por isso que muitas escolas estão introduzindo a Street Dance em seu currículo de atividade física.

O interesse pela Street Dance aumentou nos últimos cinco anos devido ao uso desta dança para vender produtos, na televisão e em videoclipes. Muitas crianças são inspiradas pelos shows de talentos que se concentram nesse gênero de dança.

Gêneros de Street Dance

Como a história da Street Dance se refere a todas as danças que nasceram e se desenvolveram em locais públicos e clubes, existem muitas danças classificadas como Street Dance que podem surpreendê-lo.

A Street Dance é frequentemente dividida em ‘old-school’ e ‘new-school’. As danças de rua da velha guarda são sapateado, locking, popping e break dance. Na nova escola há hip hop, house e techno.

street dance 2

Principais características da Street Dance

Continue lendo para descobrir as principais características da Street Dance:

  • Os movimentos podem ser iniciados e isolados em partes específicas do corpo, por exemplo, quadris ou ombros, com movimentos com mudanças bruscas de direção e foco.

 

  • Muitos movimentos resultam de como o torso está reagindo à música.

 

  • Batidas acentuadas e ritmos sincopados são combinados com contrações fortes e agudas do centro do corpo e de outras partes do corpo, como os cotovelos.

 

  • Existe uma forte relação entre as diferentes camadas da produção musical, que por sua vez denota várias dinâmicas de movimento. 

 

  • O solo é importante. Movimentos no chão e passos rápidos e curtos são intercalados com passos longos e suaves. Existem até posições “congeladas” misturadas.

 

  • A maioria dos movimentos de street dance tem muita força e poder por trás deles. Isso normalmente é obtido pelo dançarino pensando “do chão para cima”, em termos da energia que viaja através de seu corpo.

Movimentos de street dance e glossário

Aqui, analisamos alguns movimentos e palavras-chave famosas de street dance:

Backspin Um movimento de poder onde você está enrolado e girando de costas.

Waving Mover o corpo ou os braços de uma maneira que pareça que uma onda está passando por eles.

Contração – O movimento dos músculos que é necessário para mover diferentes partes do seu corpo.

Crazy legsUm movimento de dança orientado para as pernas, onde as pernas e os pés são movidos muito rapidamente.

Down rockUm elemento de breakdance onde suas mãos e pés estão no chão.

FootworkUm estilo de dança de rua envolvendo movimentos rápidos de seus pés com voltas e reviravoltas, originário de Chicago!

Freezes Parando todo o movimento do corpo, muitas vezes de uma forma interessante ou inteligentemente equilibrada.

Glides and slides Um grupo de movimentos dos pés que tentam criar a ilusão de que você está se movendo suavemente pelo chão ou que suas pernas estão andando, enquanto seu corpo está se movendo em uma direção inesperada. O moonwalk de Michael Jackson é um famoso backslide!

Hip-hop Uma variedade de estilos de dança que geralmente envolvem música hip-hop e breakdancing, por exemplo.

IsolationsOs movimentos rítmicos rápidos de partes separadas do corpo, como cabeça, ombros e mãos, que estão associados à dança urbana.

Knee spin Uma rotação em um ou ambos os joelhos, geralmente na posição ajoelhada.

Pivots Uma rotação do corpo para que você esteja girando em torno de seu eixo vertical.

Six step Um movimento básico de footwork onde seus braços sustentam seu corpo acima do chão e suas pernas andam em círculo.

Syncopation A ênfase de batidas que normalmente são átonas ou fracas. Na street dance, significa padrões de dança com um ritmo difícil.

Threading Um passo de dança que cria a ilusão de que uma parte do seu corpo está sendo continuamente enfiada como uma agulha com um fio.

Three stepUm movimento de footwork mais complicado que envolve chutar.

Top rockQualquer combinação de passos executados em pé. Geralmente é um aquecimento para o movimento de down rock.

Curiosidades sobre a Street Dance

  • Não há regras para a Street Dance, pois a ênfase é colocada na improvisação e no freestyle.

 

  • Normalmente há um elemento de ‘batalha’ central no estilo de dança – uma competição que pode ser informal ou uma competição formalizada.

 

  • Apesar de ser um estilo de dança relativamente jovem, a street dance influenciou fortemente a cultura popular e pode ser vista em videoclipes e anúncios de televisão.

 

  • O Brasil desenvolveu uma cena vibrante de hip-hop e street dance, com muitas batalhas e eventos regulares.
street dance 3

Street Dance no Clube Paineiras do Morumby

Você pode fazer aulas de Street Dance aqui no Clube Paineiras. As aulas são voltadas para todos os públicos que adoram dançar e gostam de boa música.  A atividade é cobrada à parte (independe de matrícula em outro curso ou atividade) – o preço é R$ 176,00. Confira todos os horários disponíveis aqui.

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil