Tai Chi Chuan

Tai Chi Chuan
Compartilhe:

O tai chi chuan é frequentemente descrito como “meditação em movimento”, mas pode muito bem ser chamado de “medicação em movimento”. Há evidências crescentes de que essa prática mente-corpo, que se originou na China como arte marcial, tem valor no tratamento ou prevenção de muitos problemas de saúde. E você pode começar mesmo se não estiver em boa forma ou com a melhor saúde.

Neste exercício de baixo impacto e câmera lenta, você faz sem pausar uma série de movimentos nomeados com ações de animais ou movimentos de artes marciais. Conforme você se move, você respira profundamente e naturalmente, concentrando sua atenção – como em alguns tipos de meditação – em suas sensações corporais. 

O tai chi chuan difere de outros tipos de exercício em vários aspectos. Os movimentos são geralmente circulares e nunca forçados, os músculos estão relaxados em vez de tensos, as articulações não estão totalmente estendidas ou dobradas e os tecidos conjuntivos não são esticados. O tai chi chuan pode ser facilmente adaptado para qualquer pessoa, desde os mais aptos até pessoas de cadeiras de rodas ou em recuperação de cirurgia.

Sumário

Quem pode fazer tai chi chuan?

O tai chi chuan é de baixo impacto e coloca o mínimo de estresse nos músculos e articulações, tornando-o geralmente seguro para todas as idades e níveis de condicionamento físico. Na verdade, como o tai chi chuan é um exercício de baixo impacto, pode ser especialmente adequado se você for um adulto mais velho que não pode se exercitar de outra forma.

Você também pode achar o tai chi chuan atraente porque é barato e não requer equipamento especial. Você pode fazer tai chi chuan em qualquer lugar, inclusive dentro ou fora de casa. E você pode fazer tai chi chuan sozinho ou em uma aula em grupo.

tai chi chuan 2

Embora o tai chi chuan seja geralmente seguro, mulheres grávidas ou pessoas com problemas nas articulações, dores nas costas, fraturas, osteoporose grave ou hérnia devem consultar seu médico antes de tentar o tai chi chuan. A modificação ou a prevenção de certas posturas podem ser recomendadas.

Por que você deve tentar o tai chi chuan?

Quando aprendido corretamente e realizado regularmente, o tai chi chuan pode ser uma parte positiva de uma abordagem geral para melhorar sua saúde. Os benefícios do tai chi chuan podem incluir:

  • diminuição do estresse, ansiedade e depressão
  • humor melhorado
  • capacidade aeróbica melhorada
  • aumento de energia e resistência
  • maior flexibilidade, equilíbrio e agilidade
  • melhora da força e definição muscular.

Mais pesquisas são necessárias para determinar os benefícios para a saúde do tai chi chuan. Algumas evidências indicam que o tai chi chuan também pode ajudar a:

  • melhorar a qualidade do sono
  • melhorar o sistema imunológico
  • ajudar a baixar a pressão arterial
  • melhorar a dor nas articulações
  • melhorar os sintomas de insuficiência cardíaca congestiva
  • melhorar o bem-estar geral
  • reduzir o risco de quedas em idosos.
tai chi chuan 3

Princípios do tai chi chuan

A vida moderna é tão rápida e antinatural. O tai chi chuan nos traz de volta à fase lenta da natureza para recarregar nossas mentes e corpos. Desejamos esse equilíbrio. É por isso que tantas pessoas gostam dessa prática (embora possa levar algum tempo para se acostumar com o ritmo mais lento).

Abaixo dividimos os seus princípios em três seções principais:

1 - Controle de Movimento

  • Os movimentos do tai chi chuan são lentos para ajudá-lo a integrar mente e corpo. Eles são suaves para facilitar a serenidade, fluindo como água em um rio. Esse fluxo contínuo reúne energia interna como a energia hidráulica, crescendo à medida que flui.
  • Mova-se como se estivesse empurrando contra uma resistência suave. Cada movimento gera um poder interior suave. Outra boa maneira é imaginar o ar ao seu redor se tornando mais denso ou fingir que você está se movendo na água.

2 - Estrutura corporal

  • Mantenha uma postura ereta. Estudos mostram que uma boa postura fortalece os músculos estabilizadores profundos, que sustentam a coluna. Ele também fornece mais espaço para órgãos internos. Além do mais, você se sente mais forte e mais positivo quando está na posição vertical. Qi flui melhor em um corpo alinhado. Um corpo mal alinhado sobrecarrega a coluna e compromete o equilíbrio.
  • Esteja atento à transferência de peso. O equilíbrio é uma parte essencial do tai chi chuan. Assim como a natureza, somos mais felizes e saudáveis quando em harmonia.

3 - Componentes internos

  • Solte ou ‘松 – Song’ as articulações. Relaxe quando fizer tai chi chuan, mas não a ponto de seus músculos ficarem moles. Em vez disso, conscientemente e gentilmente estique suas articulações de dentro para fora. O Qi só pode fluir suave e poderosamente se suas articulações forem Song (e não tensas). O Song também fortalece os ligamentos e músculos internos, melhorando a função das articulações.
  • Desenvolva um estado de quietude mental ou ‘静 – Jing’. Você está mais atento ao presente e a si mesmo quando está ‘Jing’.

Esses princípios podem parecer simples, mas são profundos.

Como começar com tai chi chuan

Embora você possa ver vídeos e ler textos sobre tai chi chuan, considere procurar orientação de um instrutor de tai chi chuan qualificado para obter todos os benefícios e aprender as técnicas adequadas.

Você pode encontrar aulas de tai chi chuan em muitos clubes hoje em dia, como aqui no Clube Paineiras do Morumby. 

Um instrutor de tai chi chuan pode ensinar posições específicas e técnicas de respiração. Um instrutor também pode ensiná-lo a praticar tai chi chuan com segurança, especialmente se você tiver lesões, condições crônicas ou problemas de equilíbrio ou coordenação. Embora o tai chi chuan seja lento e suave, e geralmente não tenha efeitos colaterais negativos, pode ser possível se machucar se você não usar as técnicas adequadas.

Depois de aprender tai chi chuan, você pode eventualmente se sentir confiante o suficiente para fazer tai chi chuan por conta própria. Mas se você gosta dos aspectos sociais de uma aula, considere continuar com as aulas de tai chi chuan em grupo.

tai chi chuan 4

Tai chi chuan no Clube Paineiras do Morumby

Quem tiver interessado em iniciar ou conhecer o tai chi chuan está convidadíssimo para fazer uma aula experimental aqui no Clube Paineiras do Morumby. Confira os horários das aulas que acontecem às terças e quintas-feiras em quatro períodos, na Sala Corpo e Arte, ao lado do carteado:

– Das 8h às 9h15

– Das 9h30 às 11h

– Das 14h às 15h15

– Das 15h30 às 17h.

Entre em contato com o clube para mais informações sobre o tai chi chuan.

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil