Treinamento Funcional

Treinamento funcional é um termo usado para descrever exercícios que ajudam você a realizar atividades do dia a dia com mais facilidade. Esses exercícios de treinamento funcional normalmente usam todo o corpo – definitivamente vários músculos – e enfatizam a força e a estabilidade do núcleo.

Ao espelhar os movimentos de sua vida diária, como agachar, alcançar ou até mesmo carregar um objeto pesado, a construção de força funcional pode ajudar a aumentar sua qualidade de vida e reduzir o risco de lesões.

Treinamento Funcional

Sumário

Treinamento funcional emagrece?

O treinamento funcional foi criado como uma forma de exercício por fisioterapeutas e agora é reconhecido como uma maneira segura e completa de trabalhar seus músculos essenciais. 

Como isso exige mais gasto de energia, também significa que você queima mais calorias, que é o que você deseja ao tentar perder peso!

Aqui está o que você precisa saber sobre treinamento funcional para perda de peso:

Prós

  1. Ao tentar um novo treino, você dá ao seu corpo novos desafios para se adaptar. Com o treinamento funcional, essa “novidade” continua, mesmo à medida que você se aperfeiçoa nele. Em quase todos os exercícios baseados em treinamento funcional, seu corpo está constantemente tendo que se adaptar às demandas impostas a ele. É por isso que é a escolha de estilo de treino para quem quer perder peso.
  2. O treinamento funcional promove um treinamento seguro e sem lesões. Como muitos movimentos exigem o uso de suas habilidades de núcleo e equilíbrio, esse tipo de treinamento se concentra mais em seus músculos de estabilidade que suportam seus grupos musculares maiores. 

Contras

  1. Se você não está trabalhando com um personal trainer ou outro profissional de fitness, pode parecer complicado ter que criar seu próprio treino multiarticular e multiplano dia após dia. É possível que sua motivação diminua se você tiver que pensar em novos treinos todos os dias.

2 .Fazer muitos exercícios funcionais de corpo inteiro consecutivos pode deixá-lo muito dolorido para trabalhar os movimentos em sua totalidade. Procure dividir sua semana de treino com dias de descanso ou dias durante os quais você se concentra mais em ioga, alongamento ou cardio para evitar o excesso de treinamento.

Treinamento funcional - A fotografia de um homem trabalhando com a ajuda de seu treinador na academia

Treinamento funcional para iniciantes

A chave é começar simples. Torná-lo divertido e garantir que você se sinta realmente confortável fazendo o treino.

Aqui está uma série de exercícios simples para aqueles que procuram construir uma base de condicionamento físico e desempenho. Fazendo essa série você queimará calorias, tonificará os músculos e melhorará a coordenação e o desenvolvimento da sua taxa de força.

Procure completar 30 repetições de cada exercício de uma só vez. Se você chegar a falhar, simplifique o exercício (coloque os joelhos no chão, por exemplo) e complete ou descanse por alguns segundos e continue. Essas altas repetições servem para aumentar o suprimento de sangue, queimar gordura e aumentar a capacidade de trabalho – portanto, sem longas pausas!

  • Elevação de pernas sentado x 30 – Sente-se sobre as nádegas, incline-se para trás, traga os joelhos até o peito
  • Agachamento aéreo x 30 – Agachamento até uma profundidade confortável
  • Elevação de joelhos x 30 (Cada Lado) – Corra no local, elevando os joelhos
  • Socos x 30 (Cada Lado) – Socos poderosos executados no segundo.
  • Perdigueiro x 10 (Cada Lado) – Fique de quatro, levante uma mão e a perna oposta e aponte-os para frente/atrás. Mantenha cada pose por 2-3 segundos.
  • Flexões inclinadas x 30 – Faça flexões com as mãos em uma superfície elevada (mais alto = mais fácil)
  • Patinador x 50 (cada lado) – Pule para o lado, toque o segundo pé atrás do primeiro pé
  • Remada de peso corporal x 30 – Puxe a parte superior do corpo para a parte de baixo de uma mesa ou incline-se e segure uma corda. Calcanhares no chão.

     

    Esse treino deve ser realizado 3 vezes com uma pausa de 60 segundos entre eles.
mulher esbelta fazendo flexões no chão de sua sala de estar em um tapete de ginástica em casa

Treinamento funcional é saúde

Programas de treinamento funcional podem ajudar a melhorar a definição, queimar calorias, aumentar a capacidade aeróbica e promover o crescimento muscular. Continue lendo para aprender os 3 principais benefícios específicos dos treinos de treinamento funcional.

1. Usa seu corpo com eficiência

Fortalece múltiplos grupos de músculos ao mesmo tempo

O treinamento funcional se concentra em movimentos compostos, envolvendo todas as partes do seu corpo com melhor eficiência. As técnicas funcionais não são exercícios isolados, como o treino de bíceps, onde você trabalharia apenas os músculos do braço.

Por exemplo, quando você executa corretamente um exercício de prancha, você está fortalecendo seu núcleo e abdômen, braços, glúteos e pernas; melhora sua postura e alinhamento; e aumenta sua resistência e estabilidade. Este exercício melhora sua força geral em um período limitado de tempo e aumenta a capacidade do seu corpo de trabalhar com eficiência.

2. Aumenta a coordenação, agilidade e equilíbrio

Movimentos estabilizados e mais fortes

O treinamento funcional promove o uso do próprio peso corporal para realizar diversas amplitudes de movimentos. Assim como no mundo real, não há máquinas para apoiar seu corpo, então você precisa confiar em seu equilíbrio enquanto coordena seu corpo através dos movimentos. Isso permite que seu corpo se torne mais estável, pois trabalha contra forças externas.

Por exemplo, um jogador de futebol precisa de coordenação, agilidade e equilíbrio excepcionais para controlar a bola, passar e correr enquanto luta contra adversários e lida com superfícies irregulares. Uma pessoa de idade mais avançada pode se beneficiar de equilíbrio e coordenação adequados para evitar quedas e lesões. Um bom controle da coordenação, agilidade e equilíbrio lhe dá uma melhor qualidade de vida.

Mulher ativa de meia-idade trabalhando com bola de estabilidade participando da aula de fitness em grupo.

3. Prevenção de lesões

Prevenção mais forte, recuperação mais rápida

O treinamento funcional começou como uma forma de prevenir e reabilitar pessoas após lesões. Os exercícios funcionais ajudam a manter as articulações ativas e estáveis, o que promove uma melhor qualidade de vida.

Uma das lesões mais comuns em atletas e não atletas são nos joelhos e tornozelos devido à incapacidade de mudar de direção rapidamente e lidar com o estresse na articulação. Se você treinar com boa técnica, usando o próprio corpo como estabilizador e incorporando exercícios de fortalecimento articular ao longo dos treinos, suas áreas propensas a lesões podem lidar com movimentos de alto impacto que são necessários em um jogo e nas tarefas diárias.

Mulher fazendo uma aula de exercício virtual, esticando seus braços

Treinamento Funcional no Clube Paineiras do Morumby

O Clube Paineiras do Morumby fornece aulas de treinamento funcional para os seus associados. Os horários são das 7h às 10h e das 17h às 20h

As inscrições estão disponíveis na Central de Atendimento. As vagas são limitadas.

Confira aqui mais informações sobre o treinamento funcional aqui. Veja também outras atividades esportivas disponíveis no clube. 

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