Paineiras e CBC: parceria de respeito

Compartilhe:

Você sabia que o Paineiras faz parte do programa de formação de atletas do Comitê Brasileiro de Clubes – CBC? Na condição de filiado “pleno”, o clube integra um seleto grupo de clubes, dos mais de 11 mil existentes pelo Brasil, e isto têm beneficiado o desenvolvimento de formação dos atletas do Paineiras.

Por meio da parceria firmada com o CBC, o Clube recebe recursos previstos na Lei Federal 13.756/2018, que são destinados diretamente para a aquisição de materiais e equipamentos esportivos, além de financiar a participação das equipes de alto rendimento do Paineiras em competições oficiais, subsidiando também parte da folha de pagamento das comissões técnicas.

Os recursos captados também contribuem para melhoria dos parques esportivos das dependências paineirenses, capacitando o clube para sediar Campeonatos Brasileiros Interclubes – CBI em diversas modalidades.

Anos de apoio e parceria

Desde 2014, o Centro de Apoio ao Atleta tem recebido benefícios que se distribuem em diversas esferas esportivas, como a aquisição de equipamentos para preparação física e fisioterapia, uniformes, além da ampliação da sala de judô.

O clube também recebe, em alguns casos, a isenção na compra de passagens aéreas e hospedagem para participação em campeonatos brasileiros entre clubes. Além disso, a formação de atletas no clube já foi beneficiada com mais de 4 milhões de reais e já tem provisionado mais 3 milhões, com o foco no ciclo olímpico 2021/2024.

Mas tudo isso passa por um rigoroso critério de fiscalização e acompanhamento do CBC e demais órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU). A pareceria se torna viável graças à regularidade fiscal do clube, que comprova sua capacidade técnica e apresenta a Certidão da Secretaria Especial do Esporte, conforme previsto na Lei Pelé (Lei 9.615/1998).

O Comitê Brasileiro de Clubes

Para quem não conhece, o CBC é uma associação civil de natureza desportiva, de direito privado e sem fins econômicos, reconhecida pela legislação desportiva brasileira como entidade matriz do segmento “clubístico”, representativa dos clubes esportivos formadores de atletas e compõe o Sistema Nacional do Desporto – SND.

Fundado em 1990, o CBC contribui para a formação de atletas apoiando os clubes integrados em projetos que necessitam da aquisição de equipamentos e materiais esportivos, na viabilização de equipes técnicas multidisciplinares e na participação em competições, fomentando assim o tripé que sustenta a formação esportiva.

O CBC tem como objetivo social o incentivo a promoção, o aprimoramento e o planejamento das atividades de formação de atletas, recebendo a missão de desenvolver a Política de Formação Esportiva junto aos clubes formadores, por meio do recebimento de recursos provenientes do produto da arrecadação das loterias destinados unicamente a essa finalidade.

Ao lado do Comitê Olímpico do Brasil – COB, representa o segmento esportivo no Conselho Nacional do Esporte – CNE. Essa conquista deve-se em função da histórica e expressiva participação do segmento de clubes na formação de atletas no Brasil.

O clube está estruturado, com a especialização de seu corpo funcional das áreas diretamente envolvidas, para atender as exigências de manuseio do recurso público e garantir a devida execução dos projetos. Portanto, sempre que encontrar a marca do CBC, saiba que ali tem investimento para formação de atletas!

WhatsApp Image 2022 07 19 at 16.02.14
WhatsApp Image 2022 07 19 at 16.02.14 1

Equipamentos adquiridos para a preparação física com recursos do CBC, agora em 2022, pelo ato convocatório 09.