Cursos culturais: tai chi chuan

Compartilhe:

Prática milenar de origem chinesa, o tai chi chuan nasceu como arte marcial, mas atualmente é mais conhecida como forma de meditação e de atividade física, algo voltado principalmente para a saúde. Muito provavelmente o associado já se deparou com pessoas praticando a modalidade, fazendo os movimentos lentos, harmoniosos e circulares em parques e praças pelas manhãs. O que ele precisa saber é que o clube oferece o tai chi chuan entre suas opções de cursos culturais.

“No tai chi chuan trabalhamos um conjunto de técnicas que buscam auxiliar o conhecimento do próprio corpo através do fortalecimento a flexibilidade e o relaxamento dos músculos fazendo com que o praticante ganhe consciência corporal energia e vitalidade. Em nossa arte o objetivo e integrar o corpo e a mente buscando alcançar saúde física, mental e emocional. Tudo isso com exercícios leves e moderados, trabalhando a respiração e concentração”, enfatiza Cintia Soci, professora de Tai Chi Chuan do Paineiras.

As aulas do clube são completamente instrutivas e cada aluno recebe atenção especial da professora, facilitando assim o aprendizado da metodologia do trabalho aplicado. “Aqui trabalhamos o tai chi chuan tradicional da família Yang. Nossa prática é voltada para o autoconhecimento e para a manutenção da saúde. Buscamos oferecer aos alunos o melhor caminho para uma maior qualidade de vida. Cada pessoa tem seu próprio tempo, por isso enfatizamos que o desenvolvimento da técnica é algo particular e que deve ser respeitado”, salienta Cintia.

A modalidade auxilia o praticante a se desenvolver de várias maneiras. “Ela abrange também o estado psíquico e emocional de seus praticantes. Promovendo força, resistência e equilíbrio, o auxílio na manutenção da função cognitiva e da memória, regeneração do sistema respiratório. Por fim, alivia o estresse a ansiedade e um excelente aliado na qualidade do sono”, explica a professora.

Para quem está pensando em experimentar o tai chi chuan uma informação importante é que não há necessidade de se ter nenhum tipo de experiência. Entretanto há uma divisão de níveis organizada pela própria professora, que distribui os alunos pelas várias opções de horários em que as aulas são realizadas.

Quem tiver interessado em iniciar ou conhecer o tai chi chuan está convidadíssimo para fazer uma aula experimental. Confira os horários das aulas que acontecem às terças e quintas-feiras em quatro períodos, na Sala Corpo e Arte, ao lado do carteado:

– Das 8h às 9h15

– Das 9h30 às 11h

– Das 14h às 15h15

– Das 15h30 às 17h

A professora Cintia Soci bateu um papo com o Instagram oficial do clube e falou um pouco mais sobre as aulas de tai chi chuan. Confira o vídeo clicando no link a seguir:

https://www.instagram.com/p/CfWZSR-FjPG/