Benefícios da Hidroginástica

beneficios da hidroginástica
Compartilhe:

Benefícios da Hidroginástica

Água, água em todos os lugares! Se exercitar na água é uma das atividades mais terapêuticas. Os benefícios da hidroginástica são vários, ela desenvolve cardio, força e resistência, ao mesmo tempo em que facilita as articulações em uma atmosfera fresca e relaxante!

Sumário

Quais são os benefícios da hidroginástica?

  • Aumenta a força muscular – A água é um produto da natureza em constante mudança e, como tal, pode ser muito imprevisível em seus movimentos. Como a água flui em várias direções, a resistência na piscina pode variar de quatro a 42 vezes maior que o ar, garantindo que os músculos do corpo tenham um treino rígido. De fato, um estudo realizado em 2007 descobriu que após 12 semanas de exercícios aeróbicos aquáticos regulares, os participantes obtiveram ganhos significativos em força, flexibilidade e agilidade.
  • Aumenta a flexibilidade – Como o corpo está sujeito à resistência da água durante o exercício de hidroginástica – que requer movimento em várias direções enquanto se ajusta ao empurrar e puxar da água – as articulações aumentam naturalmente sua amplitude de movimento. Um estudo realizado em 2013 encontrou um aumento significativo na flexibilidade após submeter um grupo de idosos a exercícios de hidroginástica.
  • Exercício de baixo impacto – Muitas vezes não pensamos nisso, mas o impacto tradicional que colocamos em nossas articulações durante um “treino em terra” pode ser desgastante. Na hidroginástica, a flutuabilidade da água ajuda a diminuir parte do impacto que tendemos a causar em nosso corpo, devido ao nosso próprio peso da água. Em termos leigos, nosso corpo não está sujeito à gravidade na água, portanto, o impacto que nossas articulações sofrem quando, digamos, corremos na água, não é igual ao impacto quando corremos em terra. Isso é particularmente atraente para aqueles com condições articulares, como artrite ou aqueles que estão atualmente em reabilitação física.
  • Alivia o estresse e diminui a ansiedade – Observar corpos d’água em movimento pode ser uma das atividades mais relaxantes em que se pode participar para ajudar a aliviar o estresse, e é por isso que férias em praias e ilhas paradisíacas são escapadas tão populares. Um estudo polonês realizado em 2007 descobriu que o exercício aquático diminuiu significativamente a ansiedade e os estados de humor negativos em mulheres.

 

beneficios da hidroginastica 1

Hidroginástica emagrece?

Sim, a hidroginástica é excelente para perder peso. Ela fornece uma boa rotina de cardio e, como todos sabemos, o cardio é muito importante para a perda de peso, enquanto a resistência que a água fornece apenas aumenta ainda mais todos os seus esforços de perda de peso.

Embora as pessoas muitas vezes considerem a hidroginástica muito “fácil” para oferecer oportunidades significativas de perda de peso, nada poderia estar mais longe da verdade. Existem muitos exercícios que você pode fazer na água, que são ótimos para perder peso.

beneficios da hidroginastica 2

Benefícios da hidroginástica para a coluna

Suas costas podem se beneficiar de uma sessão de hidroginástica, mas é importante observar que a hidroginástica pode não ser adequada para todos. Se você está lidando com febre, infecção ou uma ferida aberta (incluindo uma incisão cirúrgica que ainda não se recuperou totalmente), a água e os produtos químicos na piscina podem piorar muito o problema. Se você tiver alguma dessas condições, fale com seu médico antes de prosseguir com a hidroginástica.

Peso reduzido. A hidroginástica pode diminuir o peso colocado em sua coluna por causa da flutuabilidade fornecida pela água. Se você está lidando com um problema de disco que torna o movimento doloroso ou se você está tentando fortalecer sua coluna semanas após uma cirurgia, a hidroginástica pode tirar um pouco do peso da gravidade na sua coluna, o que permite que você se concentre em seus exercícios de ginástica.

Maior mobilidade. Na mesma linha, por causa da flutuabilidade da água, muitas vezes somos capazes de nos mover e girar mais livremente na água, o que nos permite fazer exercícios de amplitude de movimento que não seriam possíveis em terra. O aumento da mobilidade é um benefício da hidroginástica.

Resistência natural. Se você fizer torções de tronco em terra, não encontrará nenhuma resistência e, portanto, não estará trabalhando muito os músculos da coluna vertebral. Tente fazê-los na água em vez disso. A água é cerca de 600 vezes mais resistente que o ar, então exercícios simples em terra serão mais eficazes quando realizados na água.

Benefícios da hidroginástica para idosos

Como já falado anteriormente, exercício e terapia são muito menos dolorosos em água do que em terra. A água fornece exercícios de baixo impacto e baixo peso que permitem que o líquido sinovial traga nutrientes para as superfícies articulares e minimize o risco de lesões ou estresse indevido nas articulações. Reduz as forças de impacto com os pés que muitas vezes “abalam” músculos, ligamentos, tendões e ossos, diminuindo a carga sobre o corpo.

Perder peso não é tão fácil para os idosos quanto para os mais jovens. E esse fato é muitas vezes associado à realidade de condições médicas comórbidas que impedem muitas formas de exercício e treinamento em terra.

Andar na água queima até 3,5 vezes mais que uma atividade semelhante em terra. As atividades à base de água também proporcionam aumento do metabolismo e aumento da força, retardam a perda de massa muscular relacionada à idade, melhoram a saúde cardiovascular e aumentam o tempo de reação que normalmente diminui com a idade. A perda de peso é apenas um dos muitos benefícios para a saúde que a hidroginástica proporciona.

beneficios da hidroginastica 3

Benefícios da hidroginástica para jovens

As aulas de hidroginástica são uma ótima maneira de misturar um treino tradicional de academia com os maravilhosos benefícios da água. Faça apenas algumas sessões de hidroginástica e você verá uma grande diferença em seu físico geral.

As aulas típicas envolvem todos os exercícios que você esperaria em uma aula “em terra”. Mas há bônus adicionais quando você se exercita na água.

Os principais benefícios da hidroginástica

  1. A água suporta o corpo, colocando menos estresse em suas articulações e músculos
  2. Trabalhar na água ajuda a construir força. Lutar contra o empurrão da água ativa seus músculos
  3. A pressão da água ajuda a colocar menos pressão no coração, movendo o sangue pelo corpo
  4. O impacto da gravidade é menor na água, permitindo uma maior amplitude de movimento
  5. Se exercitar na água ajuda a evitar o superaquecimento, ajudando você a se exercitar por mais tempo
  6. E… é divertido! Não é sempre que você pode dizer isso sobre um treino.
beneficios da hidroginastica 4

Hidroginástica no Clube Paineiras do Morumby

As aulas no clube ocorrem de  2° à 6°, às 10h e às 11h na piscina social. A faixa etária é de acima de 14 anos. Cada aula dura em média 50 minutos.

É necessário que o exame dermatológico esteja em dia. E são permitidas até 15 pessoas por aula.

Agora que você já sabe mais sobre os benefícios da hidroginástica, confira aqui mais informações sobre as aulas no Clube Paineiras do Morumby.

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil