Fundamentos do Futebol - Conheça os Principais

Não há um esporte no mundo que desperta tanta paixão popular quanto o futebol. Neste artigo, vamos falar sobre os principais fundamentos do futebol, um pouco da sua história e como o clube Paineiras do Morumby investe forte nesse esporte. O futebol é disputado entre duas equipes, cada um com 11 jogadores que usam os pés e a cabeça para movimentar a bola em direção ao campo do adversário com o objetivo de colocá-la dentro do gol. Para tal, as equipes precisam dominar os fundamentos do futebol, e é sobre isso que falaremos abaixo:

Fundamentos do Futebol

Índice

Principais fundamentos do futebol

Os fundamentos do futebol podem ser divididos em movimentos sem a bola, que envolve o posicionamento, a corrida, saltos e marcação, e os movimentos com a bola, como o passe, chute, drible, domínio da bola e outros.

Abaixo trataremos dos fundamentos com a bola, que são os mais importantes para que alguém aprenda a jogar o jogo. Vejamos:

1 - Condução da bola

Conduzir a bola significa saber se movimentar pelo campo tendo consigo a posse de bola. Ou seja, movimentar você e a bola ao mesmo tempo, ser perder o seu domínio.

condução futebol

Para isso, o jogador precisa desenvolver sua capacidade de posicionar o corpo de forma a movimentar a bola de maneira mais fácil, podendo acelerar ou diminuir seu ritmo conforme seu domínio sobre esse fundamento.

Um dos segredos desse fundamento é manter uma distância adequada da bola que facilite a sequência de condução, pois serão necessárias variações de velocidade e direção para não perder a posse.

Outro ponto crucial nesse fundamento é saber tocar a bola de acordo com cada situação, pois um toque mais forte ou mais fraco pode significar a perda do domínio da bola.

2 - Passe (toque de bola)

É um dos fundamentos mais importantes desse esporte, afinal, trata-se de uma atividade coletiva. O passe, portanto, é o ato de impulsionar a bola para um companheiro.

Um bom passe, nesses termos, significa acertar o companheiro de maneira que facilite seu domínio da bola para que a jogada prossiga com maior facilidade. Um toque mais fraco ou mais forte que o necessário, ou em uma direção que dificulte o domínio, pode ser considerado um passe ruim.

Para dominar esse fundamento, é fundamental que o jogador treine o posicionamento do corpo de maneira que facilite a execução do passe, que tenha uma boa projeção de perna e utilize a força adequada para acertar o alvo com precisão.

passe de bola

3 - Chute

chute

Pode ser resumido como o ato de acertar a bola com o intuito de marcar um gol ou impedir a progressão de uma jogada do adversário. É um fundamento muito semelhante ao passe, mas com objetivos distintos.

Para dominar esse fundamento, também é importante ter uma noção regular sobre o equilíbrio do corpo, do posicionamento das pernas e da força e direção para que o objetivo seja alcançado. 

4 - Drible

Para dominar esse fundamento é importante que o jogador esteja avançado no fundamento de condução para que, com o equilíbrio de corpo e toque adequado na bola, consiga fazer variações capazes de ludibriar ou enganar o adversário, passando por ele e progredindo no campo de jogo.

Em outras palavras, o drible é uma ação onde a atenção está na movimentação do adversário, buscando levar a bola ao espaço vazio onde seja possível dar prosseguimento ao jogo em direção ao gol adversário.

Drible

5 - Recepção ou domínio de bola

Por fim, falemos da recepção (que nem sempre recebe a devida atenção). Trata-se da ação de interromper a trajetória da bola mantendo-a em seu domínio. É um dos fundamentos mais importantes, pois um bom domínio de bola pode acelerar muitas jogadas e facilitar a prática e entendimento das demais técnicas do futebol.

Um bom domínio é aquele que, ao aproximar-se da trajetória da bola, o jogador consiga amortece-la, diminuindo sua velocidade e mantendo a bola próxima ao seu corpo, favorecendo, assim, o seu domínio total.

iStock 1097457362

6 - Cabeçada

cabeçada

O cabeceio é praticamente um chute, só que com a cabeça. Seus objetivos também são parecidos com o chute, podendo ser utilizado para marcar um gol ou impedir o prosseguimento de jogada do adversário. Além disso, a cabeça também pode ser utilizada para realizar um passe ou até uma recepção, quando necessário.

O bom domínio desse fundamento envolve o correto posicionamento e movimento/impulsão. Além disso, aconselha-se o uso da testa na hora de acertar a bola. Quando esses três itens são bem executados, posicionamento, movimentação e utilização da testa, o cabeceio tende a ser muito mais potente e preciso.

Onde treinar futebol?

O clube Paineiras do Morumby investe há mais de 50 anos na formação de cidadãos e atletas através do futebol, contando com uma área formativa e recreativa, atualmente com mais de 3000 garotos e garotas que integram os esportes formativos SEFFE e SAT, realizando e participando de diversos torneios, campeonatos e disputa entre clubes.

Os setores SEFFE (Setor de Educação Física e Formação Esportiva) e SAT (Setor de Aperfeiçoamento Técnico) atendem crianças e jovens em busca do desenvolvimento motor, psico-afetivo e social, despertando neles o interesse pela prática esportiva.

No futebol, por exemplo, a escolinha de futebol do clube Paineiras atende crianças a partir dos 7 anos e tem por objetivo passar o aprendizado dos fundamentos básicos da modalidade, desenvolvendo suas qualidades físicas básicas, o gosto e o interesse pelo esporte.

As aulas de futebol do clube Paineiras do Morumby vão muito além de bola rolando e diversão, pois o clube preza muito por um ambiente onde as crianças aprendem lições importantes para a vida, tais como:

  • Ter maior espírito de equipe, fazendo-os entender desde cedo a importância do trabalho em equipe para alcançar objetivos.
  • Aprender a lidar com a derrota e a vitória, entendendo a função pedagógica de cada uma delas, ensinando a importância da dedicação, disciplina e persistência.
  • Entender sobre respeito e disciplina, prezando pelo esforço e incentivando os alunos a desenvolverem sua própria força de vontade e autoestima para continuar treinando, jogando e tentando melhorar.
  • Compreender a importância da concentração, reforçando a ideia de que o corpo e a cabeça integrados são fundamentais para alcançar bons resultados.
  • Combater o sedentarismo, estimulando que os alunos deem importância às atividades ao ar livre e entendam como o esporte é fundamental para a saúde física e mental.
  • Desenvolver novas habilidades, ajudando o jovem a descobrir suas potencialidades, desde velocidade, força, resistência, flexibilidade e outros.



iStock 1178753281

O clube Paineiras do Morumby também tem uma parceria com a Barça Academy, do Barcelona, uma escola de futebol formativo destinada a garotas e garotos com idades entre 6 e 18 anos.

Seguindo a patenteada e vitoriosa metodologia de treinamento das equipes do Barça, os treinamentos consistem em uma série de exercícios progressivos e adequados a cada etapa ou nível de formação.

Além das aulas já conhecidas, os associados têm a oportunidade de vivenciar o esporte sob a supervisão de profissionais altamente qualificados vindos diretamente do clube espanhol.

Os alunos disputam copas, campeonatos, torneios internacionais e interclubes, aprendendo os fundamentos do futebol e todas as importantes lições que a prática esportiva pode fornecer a sua formação.

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil

Artigos relacionados