Squash – Conheça Tudo Sobre Esse Esporte

Squash

Já ouviu falar sobre o Squash, mas não faz a menor ideia do que se trata e como é jogado? Neste artigo vamos falar sobre o esporte, como ele é jogado, suas principais regras, equipamentos, benefícios e a tradição do esporte no clube Paineiras do Morumby.

Sumário

O que é o Squash?

O Squash é um esporte praticado com uma raquete e uma bola oca preta de borracha, podendo ser praticado por dois ou quatro jogadores, de forma individual ou divididos em duplas.

O local do jogo é uma sala fechada por quatro paredes, sendo as paredes de trás em vidro (em jogos profissionais as quatro paredes devem ser em vidro e com bola branca). Os jogadores alternam tacadas na parede frontal, que possui três linhas demarcando onde é possível atingir a bola.

A quadra de Squash

Uma quadra oficial de Squash deve ter 9,75 metros de comprimento por 6,4 metros de largura. 

A parede frontal, onde serão realizadas as jogadas, deve medir 4,75 metros de altura e a caixa de serviço deve ser um quadrado perfeito de 1,6 metros por 1,6. A parede traseira, por sua vez, deve medir 2,12 metros de altura.

As marcações na quadra são feitas com faixas de 5 centímetros de largura, delimitando, além da caixa de serviço já mencionada, a altura da linha de serviço, que deve ter 1,783 metros de altura.

As principais regras do Squash

Para jogar corretamente essa modalidade, é preciso conhecer as regras básicas do Squash. As principais são:

1 – No jogo com dois competidores, os jogadores devem alternar as jogadas ao lançar a bola contra a parede frontal.

2 – A chamada primeira linha de marcação fica a 48 centímetros do chão e delimita a altura que a bola pode ser atirada. Ao acertar abaixo dessa marcação, significa que o jogador deve perder um ponto.

3 – A linha de serviço fica a 1.783 metros do chão e serve como uma rede de tênis. Ao acertar a bola abaixo dessa linha, o jogador deverá perder um ponto.

4 –  A chamada terceira linha fica a 4,5 metros do chão e delimita a altura máxima onde pode ser atirada a bola. Se o jogador acertar acima desta linha, será considerado bola fora e o adversário ganhará um ponto.

5 – Ao acertar a bola na parede frontal dentro da zona de jogo, a bola poderá bater nas paredes laterais ou do fundo. No entanto, só poderá quicar uma vez no chão antes que o adversário rebata a bola novamente na parede frontal, dentro da zona de jogo.

6 – Os quadrados que ficam sinalizados no chão do campo de jogo delimitam o espaço que deve ser tocado com pelo menos um dos pés quando o jogador saca a bola.

 

7 – No serviço, o jogador deverá atingir a parede frontal com a bola entre a linha do meio e a linha superior, fazendo com que a bola também atinja o chão do quadrante onde se situa o adversário que pode rebater a bola, caso queira, antes dela atingir o chão.

8 – O primeiro jogador a sacar deverá ser definido por sorteio. Toda vez que um jogador ganha um ponto, ele deve trocar de lado com o adversário.

9 – Ao realizar uma jogada, o jogador não deve obstruir a visão ou a passagem do adversário, mesmo que involuntariamente, senão a jogada será considerada inválida.

Modalidades do Squash

Os jogos são disputados em uma melhor de 5 ou 3 jogos, podendo ser jogador em dois diferentes sistemas:

1 – Sistema Standard (até 9 pontos): os jogadores recebem um ponto sempre que ganham uma jogada em que sacaram. Se o jogo empatar em 8 a 8, o jogador que recebe o saque pode escolher entre Set One (acabar nos 9 pontos) ou Set Two (acabar aos 10 pontos).

2 – Sistema Pars (até 11 pontos); o jogador recebe um ponto sempre que ganhar uma jogada. Se o jogo empatar em 10 pontos, o jogador que abrir uma vantagem de 2 pontos será declarado o vencedor.

Os jogos profissionais são jogados em melhor de 5 jogos e cada um deles é disputado no sistema Pars (até 11 pontos).

História do Squash

squash 3

O nome Squash se refere a bola apertável/esmagável, do termo em inglês “squishable”. Aliás, é de lá onde vem as principais versões sobre o surgimento do esporte. 

A versão mais difundida é oriunda do início do século XIX, onde presos da penitenciária inglesa Fleet Debtors utilizavam paus e bastões no lugar de raquetes e uma bola de borracha, rebatendo-a contra os muros. Outros, porém, utilizavam raquetes, de onde acredita-se surgiu o termo “Rackets”.

Outra versão, sem muito consenso histórico, indica o surgimento do esporte na escola Harrow School e outras escolas britânicas de prestígio e tradição durante a terceira década do século XIX.

Nesta versão, indica-se que os alunos descobriram que uma bola furada do jogo de “Rackets”, quando espremida pelo impacto com a parede, produzia muito mais variedade de trajetórias e jogadas, e exigia um maior esforço dos jogadores durante os jogos.

Com essa estrutura de jogo, os jogadores descobriram que não podiam mais simplesmente esperar a bola voltar, como no jogo de “Rackets”, fazendo dessa variante um jogo mais estimulante e dinâmico.

De toda forma, foi em 1864 onde a primeira quadra de Squash foi construída na Harrow School. Com isso, o esporte ficou conhecido e logo difundido pela Europa e pelo mundo.

O Squash no Brasil

O Squash no Brasil também tem uma mão dos ingleses. A primeira quadra surgiu no início do século XX nas minas de ouro de Nova Lima, em Minas Gerais. 

O esporte foi logo ganhando adeptos, tendo sido o primeiro clube esportivo com quadra oficial no São Paulo Athletic Club na década de 1930.

A força do esporte no Brasil ocorreu mesmo no final da década de 1970 e início dos anos 80, quando houve um boom do esporte pelo mundo. Com essa febre, muitas quadras foram construídas em academias e clubes, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro, logo se difundindo por outros Estados do Brasil.

Reconhecimento internacional

O esporte foi incluído pela primeira vez no programa dos Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, em 1995. O Brasil saiu-se muito bem, ganhando três medalhas de bronze nesta edição.

Em 1999, em Winnipeg, Canadá, o Brasil ganhou uma medalha de prata e duas de bronze. Em 2003, em Santo Domingo, República Dominicana, o Brasil também ganhou uma medalha de prata e duas de bronze. No Rio de Janeiro, nos jogos Pan-Americanos de 2007, o Brasil ganhou uma medalha de bronze.

No total, o Brasil disputou 4 edições dos Jogos Pan-Americanos no Squash, ganhando 2 medalhas de prata e 8 de bronze.

O que eu preciso para jogar Squash?

O equipamento necessário para a prática do Squash passa por:

Raquete: feita de grafite e fibra de carbono.

  • Bola: feita em borracha com um diâmetro máximo de 40 milímetros.
  • Sapatilha: com sola branca incolor de borracha e parte de trás firme e flexível.
  • Óculos de proteção: para evitar acidentes com os olhos.
  • Roupas: leves que favoreçam a realização de movimentos rápidos.

Quais os benefícios do Squash?

O Squash proporciona aos seus praticantes diversos benefícios à saúde, como resistência muscular, queima de calorias, desenvolvimento da musculatura das pernas, glúteos e abdômen e alívio do stress. Confira alguns outros:

  • Aumento do condicionamento cardiorrespiratório.
  • Fortalecimento da musculatura do corpo.
  • Desenvolvimento de ritmo, coordenação motora, equilíbrio, agilidade, força, flexibilidade, capacidade de concentração e resposta a estímulos.
  • Prevenção de hipertensão, diabetes e osteoporose.
  • Aumento da memorização e raciocínio.

Caso você esteja interessado em começar a praticar o esporte, é fundamental que passe por uma avaliação física e tenha o acompanhamento de um profissional que irá te instruir corretamente sobre a prática.

squash capa

O Squash no clube Paineiras do Morumby

O clube Paineiras do Morumby possui uma estrutura para o jogo de Squash de dar inveja a qualquer grande clube do país, contando com um grupo sólido de praticantes, ganhando cada vez adeptos e espaço no esporte nacional.

O Squash do clube Paineiras do Morumby é praticado desde 1991, e hoje conta com a melhor e maior estrutura de São Paulo para a prática desse esporte, com 5 quadras profissionais, uma deles com as paredes laterais de vidro (como nos jogos profissionais), que é utilizada nos grandes campeonatos mundiais.

A Área Recreativa do clube oferece diversos cursos da modalidade e realiza muitos eventos de Squash para alunos e associados durante o ano. Procure a nossa central de atendimento e informe-se sobre o curso. Venha praticar esse esporte conosco.

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil