Triathlon

Triathlon
Compartilhe:

O triathlon (ou triatlo) é uma das competições físicas mais intensas, exigindo treinamento em ciclismo, corrida e natação em águas abertas. Aprenda neste texto sobre seis das distâncias mais populares nas corridas de triathlon.

Sumário

O que é o triathlon?

O triathlon é um tipo de corrida multiesportiva que envolve natação, ciclismo e corrida em longas distâncias. Uma corrida de triathlon é tipicamente um evento contínuo com apenas pequenos intervalos entre cada atividade para permitir que os atletas tenham tempo de se preparar para a próxima parte da corrida de triathlon.

Muitos triatletas usam tri-suits – macaquinhos de triathlon, que evitam a necessidade de trocar de roupa entre os eventos. Os competidores começam com um mergulho em águas abertas ou natação em piscina. Em seguida, os competidores têm uma pequena oportunidade de trocar suas roupas de mergulho ou toucas de natação, colocar tênis de ciclismo e subir em suas bicicletas de triathlon. A próxima parte da corrida é um passeio de bicicleta, ocorrendo em um percurso off-road ou nas ruas da cidade. Em seguida, os ciclistas fazem a transição para os tênis de corrida para cruzar a linha de chegada durante a parte de corrida do evento.

O triathlon remonta à década de 1970 e tornou-se uma corrida de distância muito popular e eventos mundiais de triathlon são realizados em todo o mundo em lugares como Inglaterra e País de Gales na Grã-Bretanha, bem como em climas mais amenos, como Sydney, Austrália; San Diego, Califórnia; Tóquio, Japão; e em Kona e Oahu no Havaí. O treinamento de triathlon é extremamente rigoroso, pois requer domínio de três tipos diferentes de esportes de resistência em distâncias mais longas. Os atletas de triathlon geralmente seguem planos de treinamento intensos e cuidam bem de sua hidratação e dieta.

triathlon 1

Nadar, andar de bicicleta e correr

Em sua forma mais simples, um triathlon começa com uma natação, que é seguida por um passeio de bicicleta e termina com uma corrida (ou trote/caminhada, dependendo de como a corrida for para você!).

Existem várias formas de eventos multiesportivos (como duatlo, aquatlo, pentatlo), e até mesmo os triathlons podem variar muito em termos de distância e configurações ou condições (veja abaixo).

No entanto, um evento de triathlon é classicamente nadar, andar de bicicleta e correr, e nessa ordem específica.

O que é transição?

Para dominar o triathlon há uma quarta disciplina crucial, onde o tempo pode ser ganho ou perdido. Chama-se transição e há dois em cada corrida – T1 e T2.

T1: Após a natação chegamos à primeira transição, conhecida como T1. Você sai da natação e se move o mais rápido possível para montar em sua bicicleta e iniciar a segunda etapa de um triathlon. É uma boa ideia praticar tudo, desde colocar o capacete e correr ou caminhar com a bicicleta – literalmente, cada segundo conta.

Também vale a pena passar um tempo antes do início da prova verificando onde está localizada sua bicicleta em relação a onde você entra no T1 após a natação.

T2: Após a etapa de bicicleta há outra transição chamada T2. Aqui você precisa desmontar sua bicicleta e partir para sua corrida. É importante ter certeza de que você não está indo rápido demais, para sair da bicicleta com segurança. Mais uma vez, verifique com antecedência onde você precisa colocar sua bicicleta e o caminho mais rápido para a saída.

A duração das transições em um triathlon varia de corrida para corrida. A única verdade constante é que, com a prática, você pode economizar muito tempo, potencialmente minutos, e melhorar seu tempo e posição geral de finalização.

triathlon 2

6 distâncias populares de triathlon

As distâncias do triathlon variam de acordo com o organizador do evento e a faixa etária, e as distâncias das corridas geralmente estão sujeitas a alterações. Os triathlons modificados usam diferentes combinações de eventos de distância, como o aquathlon (corrida e natação), a aquabike (natação e ciclismo) e o duatlo (corrida, ciclismo e corrida novamente).

  1. Triathlon de distância olímpica: Os Jogos Olímpicos estabeleceram o padrão para o triathlon com as distâncias olímpicas de triathlon envolvendo 1.500 metros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida.
  1. Triathlon de sprint de distância (mini-triathlon): Um triathlon de sprint é metade das distâncias olímpicas. Inclui 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida.
  1. Triathlon de super-sprint: Um triathlon de super-sprint é o evento de triathlon mais curto para atletas iniciantes. Tem um curso curto com natação de 250m, um curso de bicicleta em 5k e uma corrida de 2.25k.
  1. Triathlon Ironman: A prova Ironman teve origem no Havaí e foi uma das primeiras provas de triathlon. Hoje, as distâncias padrão do Ironman para os campeonatos mundiais de Ironman incluem 3,8 km de natação, 180km de ciclismo e 42,195 km de corrida.
  1. Triathlon meio Ironman (meio Ironman): Um meio Ironman é uma versão mais curta do evento Ironman completo, consistindo em 1,9 km de natação, 90km de ciclismo e 21,1km de corrida.
  1. Triathlon de longa distância da ITU: Os triathlons da ITU são campeonatos mundiais organizados pela União Internacional de Triathlon, que envolvem distâncias que variam entre a distância olímpica e a prova de triathlon Ironman.
triathlon 3

Começando no triathlon

Há um triathlon para todos. Dependendo de seus pontos fortes e histórico esportivo, juntamente com seu apetite por um desafio, determinadas distâncias e condições de corrida podem atraí-lo.

Outra ótima maneira de começar no triathlon é ingressar em um clube de triathlon. Vale a pena verificar se você tem um em seu local. É muito mais fácil quando as coisas estão por perto.

Muitos clubes de triathlon atendem desde iniciantes até triatletas experientes. Você estará cercado por pessoas que pensam da mesma forma e que estão dispostas a compartilhar suas experiências e conselhos.

Em particular, participar de sessões de natação orientadas pode ser muito benéfico para iniciantes, e, sessões de bicicleta e corrida com outras pessoas podem realmente te dar um up.

Triathlon no Clube Paineiras do Morumby

Informações:

 

Veja aqui detalhes sobre os dias e locais de aulas para o triathlon.

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil