Dança de salão

Dança de salão
Compartilhe:

Uma das melhores coisas da dança de salão é a variedade de gêneros que ela oferece. Seja você é um especialista experiente ou um novo dançarino, você pode ficar chocado com a quantidade de tipos diferentes de dança de salão existentes. Nós fizemos uma lista com algumas das principais danças para ajudar você a entender o que torna cada uma delas única.

Sumário

13 tipos de dança de salão para você conhecer

danca de salao 1

Danças Nacionais

1 - Forró

O forró é dançado em duplas, geralmente bem juntinhos, com a mão esquerda do homem segurando a mão direita da mulher como na valsa, o braço direito nas costas dela e o braço esquerdo dela no pescoço do homem. Alguns estilos podem exigir ficar parcialmente afastado, ou a uma distância considerável, apenas segurando as mãos nos ombros. Influências da salsa e de outras danças caribenhas deram mobilidade ao forró, com a mulher – e ocasionalmente o homem – sendo girada de várias maneiras, embora não seja essencial girar.

danca de salao 8

2 - Samba de Gafieira

O samba de gafieira derivou-se do maxixe e surgiu logo após a chegada do choro (outro estilo musical do samba). Deixou para trás a maioria dos elementos da polca do maxixe, mas manteve os movimentos de pernas entrelaçadas do tango argentino, embora adotando uma postura mais relaxada do que este. Muitos vêem esta forma de samba como uma combinação de valsa e tango.

3 - Soltinho

Soltinho é uma espécie de jive. O básico do jive é: para trás e para frente 123 123. Portanto, a parte de trás fica sempre com a esquerda para o cavalheiro (para a dama é o contrário). No “soltinho”, fazemos: para trás(esquerda) para frente(direita) 123 para trás(direita) para frente(esquerda) 123. Isso torna o passo simétrico. Além disso, os movimentos dos quadris são bem diferentes.

danca de salao 7

4 - Lambada

Lambada é uma dança latina brasileira. É sensual e graciosa e dançada em pares a uma batida de um-dois-três. O ritmo é uma fusão de carimbó e merengue e a dança incorpora elementos de forró, samba, merengue e maxixe. A palavra ‘lambada’ se refere ao movimento ondulatório de um chicote. Este movimento ondulatório fluido é reproduzido pelos corpos dos bailarinos e é um dos principais elementos que distinguem a Lambada de outras danças latinas.

5 - Zouk Brasileiro

O zouk brasileiro é uma dança latina que começou no Brasil no início dos anos 1990. Originou-se da lambada com influências do samba de gafieira, bolero brasileiro e forró.

No Rio de Janeiro, alguns professores de dança perceberam que nas aulas era difícil ensinar o básico da lambada. Com a influência de outros estilos de dança brasileiros como o samba de gafieira, eles incluíram uma nova base de para frente e para trás. A salsa linear também os influenciou a criar movimentos lineares como “lateral” e “bonus”, pois os movimentos da lambada eram todos circulares. Essas mudanças começaram a ajudar os alunos a aprender a dança mais rápido.

danca de salao 6

Danças Latinas

6 - Cha Cha

Um jogo contínuo de paquera entre “gato e rato” – o cha cha é de raízes cubanas e é conhecido por sua requebrada na contagem “2” (exclusivo do cha cha, da rumba e do mambo) e pelo passo sincopado nas contagens 4 e 1 (também contado como “cha cha cha”). Diferenciando-se do cha cha americano, o estilo é dançado com a perna reta por toda a coreografia.

danca de salao 3

7 - Rumba

A rumba é a dança latina internacional mais lenta em termos de música, no entanto, apresenta tempos alternados para retratar momentos rápidos dentro de uma dança lenta. Conhecida como a dança do amor, a rumba é a favorita do público, muitas vezes contando uma história romântica entre duas pessoas. Ao contrário da rumba americana, esse estilo é dançado com a perna reta, parecido com o cha cha cubano.

8 - Pasodoble

Para surpresa das pessoas, o pasodoble originou-se na França, e muitos passos nomeados dentro desta dança são em francês, como “apel”, que significa “chamada à ação” (esta é uma substituição de peso que envolve a articulação de todo o pé com um estilo de dança cativante). O pasodoble é baseado na história da tourada espanhola, com parceiros encapsulando as personalidades do toureiro espanhol e uma capa de toureiro ou de uma dançarina espanhola.

danca de salao 2

9 - Jive

É hora da festa! Terminamos nossas danças latinas com a alegre e enérgica jive. O jive é uma dança construída a partir de vários estilos de swing: east coast, west coast, lindy hop, jitterbug e muito mais. Caracterizado por pés rápidos e passos divertidos, o jive costuma ter uma multidão em pé aplaudindo junto.

Danças Internacionais

10 - Valsa

A clássica e elegante valsa é a quintessência. Conhecida por seu característico “123”, a valsa é dançada sempre no toque da dupla (os parceiros não quebram sua ligação e permanecem conectados) desde o início ao terminar.

11 - Tango

O tango ardente e apaixonado apresenta passos em staccato e movimentos poderosos das pernas. Os dançarinos não têm “subida do corpo” nessa dança, então ela parece mais plana e linear na pista de dança. Essas características, juntamente com uma variada posição de dança e footwork, apresentam diferenças técnicas interessantes entre o tango e outras danças de salão internacionais.

danca de salao 4

12 - Foxtrot

O jazz foxtrot tem uma aparência mais suave dentro das danças de salões internacionais, fluindo e refluindo como ondas ao longo da pista. As subidas e descidas intrincadas são criadas por um trabalho de pés decisivo que concedeu a foxtrot o título de dança de salão mais difícil.

13 - Quickstep

Salta, chuta e escorrega pelo chão, tudo isso enquanto está conectado a outra pessoa. No quickstep, os dançarinos parecem jogar Tetris enquanto dançam e navegam “dentro” e “fora” um do outro no chão. É um verdadeiro talento.

danca de salao 5

Dança de Salão no Clube Paineiras do Morumby

O Clube Paineiras atualmente oferece dois cursos de Dança de Salão.

No Curso de Dança de Salão clássico as aulas de dança são praticadas em dupla, pois um precisa do auxílio do outro para que a dança aconteça. É preciso sempre ter o papel do condutor e o da conduzida.  Caso duas mulheres queiram se inscrever juntas, podem se inscrever, mas uma terá que fazer o papel de condutor. Confira aqui mais informações.

No Curso O Feminino na Dança de Salão será estudado o universo feminino dentro dos estilos da dança de salão. A sinuosidade do corpo, os enfeites, postura, equilíbrio, sensualidade dentro dos passos dos diversos ritmos da dança a dois, desde zouk até o tango, passando pelo forró, samba e salsa. Tudo com muita diversão. Aula ideal para mulheres que adoram dançar. Somente para mulheres. Confira aqui mais informações.

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil