Aulas de violão

aulas de violão
Compartilhe:

Aprender a tocar violão pode ser incrivelmente desafiador, e uma das melhores maneiras de melhorar suas habilidades de tocar é através de aulas de violão.

As aulas de violão visam aumentar seu conhecimento musical e suas habilidades técnicas e a capacidade de reunir esses elementos para fazer música.

Sumário

Qual é o objetivo das aulas de violão?

Existem 4 áreas principais nas quais os professores de violão se concentram ao montar um currículo ou ensinar aulas. Essas áreas são habilidades técnicas, teoria musical, treinamento auditivo e repertório.

  • Habilidades Técnicas: Estas são as mecânicas de tocar guitarra. Como conseguir fisicamente mover suas mãos para fazer o que você quer. Essas habilidades incluem coisas como fingerpicking, sweep picking, bending, vibrato, double stops e outras habilidades baseadas em destreza.
  • Teoria Musical: Mesmo durante os estágios iniciais das aulas de violão, o aluno deve ser exposto a alguma teoria musical introdutória. Um dos exemplos mais básicos disso é ensinar por que certos acordes andam juntos. Por que Am, D e G soam bem quando tocados consecutivamente? Estes são blocos de construção simples que abrem mundos de possibilidades mais tarde.
  • Treinamento Auditivo: Esta é a música que estamos aprendendo a tocar, e para o violonista isto engloba tanto a experiência tátil do instrumento quanto o elemento sonoro musical. Mas para o ouvinte, tudo é som. É tudo sobre a música. A habilidade mais valiosa e importante que podemos desenvolver como violonista é o ouvido. O que quero dizer com isso? O treinamento auditivo envolve ouvir quando as coisas estão afinadas ou desafinadas, entender a relação de uma nota com outra nota ou grupo de notas e ser capaz de aprender músicas apenas ouvindo-as.
  • Repertório: Um violonista não é um violonista a menos que saiba tocar músicas. Um bom violonista conhece muitas músicas. As aulas de violão não são necessariamente para aprender músicas, isso deve ser feito durante suas horas de prática. No entanto, as outras atividades (treinamento auditivo, teoria e habilidade técnica) devem ser ensinadas no contexto de novas músicas.

Bom, agora que você já sabe quais são os principais objetivos de uma aula de violão, vamos conhecer os benefícios desse aprendizado. Por que ter aulas de violão e não aprender sozinho em casa?

Benefícios em ter aulas de violão

aulas de violao 1

Motivação

Quando as pessoas pensam em aulas de violão, elas tendem a se concentrar no lado “aprendizado” das coisas. Mas as lições servem a um propósito muito mais abrangente. Algo que é frequentemente esquecido.

As aulas de violão são uma ótima ferramenta para mantê-lo motivado. Este é um dos fatores-chave para saber se você terá sucesso ou não em aprender a tocar violão.

Vale a pena repetir porque é muito importante: Motivação = Fator Chave para o Sucesso.

É tão importante quanto aprender as técnicas certas, corrigir erros e praticar suas escalas.

Fazer aulas o mantém motivado porque seu professor o encorajará constantemente e o levará a melhorar. Ter um compromisso semanal com seu professor de violão também o estimulará a pegar seu violão com mais frequência.

A razão pela qual a motivação é tão importante é muito simples. Quanto mais motivado você estiver, mais você pega o violão para tocar. Mais prática é igual a maior habilidade.

aulas de violao 2

Feedback sobre como você está tocando

Esta é a diferença crucial entre fazer aulas de violão e aprender sozinho. É a única diferença que elimina a maior parte do trabalho de adivinhação quando as coisas não estão funcionando.

Vamos pegar o exemplo de tocar uma nota. Digamos que você esteja praticando como tocar uma nota, mas ela continua zumbindo e simplesmente não soa bem. Este é um problema bastante comum e algo que praticamente todos os violonistas passam em algum momento.

Enquanto uma videoaula só pode mostrar como fazer algo, um professor de guitarra pode mostrar o que fazer quando as coisas não funcionam. Seu professor de violão poderá notar a sutil diferença entre o que você está fazendo e o que você precisa fazer para que funcione.

Eles poderão informá-lo sobre todas as variáveis ​​que afetam sua capacidade de produzir o som certo. 

Além de explicar por que os movimentos precisos que você está fazendo estão produzindo o som errado. Eles poderão então identificar as alterações que você precisa fazer para alcançar o resultado correto.

Se você tem um professor de violão realmente bom, ele provavelmente lhe dará um conjunto de exercícios especificamente projetados para ajudá-lo a fazer os movimentos certos.

As aulas de violão oferecem um método feito sob medida para aprender a tocar violão. Isso é algo que aulas em vídeo, livros e outros recursos simplesmente não conseguem igualar. Não há nada que substituirá esse benefício principal de ter aulas de violão.

aulas de violao 3

Plano de aula estruturado

Em que ponto você passa de um iniciante para um violonista intermediário? Como você encontra músicas adequadas para aprender com base em seu nível de habilidade atual?

Se você vai aprender a tocar violão sozinho, precisa saber as respostas para essas perguntas. Não adianta procurar vídeo aulas intermediárias se você ainda é iniciante. Você pode acabar tendo dificuldades com o conteúdo de uma lição que está acima do seu nível de habilidade atual. Isso pode levar à frustração e, assim, fazer você desistir do instrumento.

Se você fizer aulas de violão, seu professor saberá exatamente no que você precisa trabalhar em seguida.

Ele terá acumulado uma riqueza de repertório adequada e será capaz de escolher as músicas mais apropriadas para o seu nível de habilidade. Isso irá mantê-lo engajado e motivado, enquanto ainda faz melhorias em seu modo de tocar.

Um professor de violão poderá montar um plano de prática estruturado contendo repertório, exercícios, estudos e escalas apropriados. Tudo isso irá ajudá-lo a fazer grandes melhorias sem ser muito cansativo para você.

Aulas de Violão no Clube Paineiras do Morumby

O Clube Paineiras oferece uma aula em grupo de violão com o objetivo de ensinar o aluno a tocar diversos estilos de música e levar ao mesmo conhecimentos de teoria musical e curiosidades sobre a música como um todo.

As aulas acontecem às terças – Nível I –  15:00 às 16:00 / 16:00 às 17:00 / 17:00 às 18:00 / 18:00 às 19:00.

E às quartas – Nível I – 15:00 às 16:00.

Para mais detalhes sobre as aulas de violão no Clube Paineiras clique aqui.

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil