10 Curiosidades sobre o Futebol

10 curiosidades sobre o Futebol

10 Curiosidades sobre o Futebol - É de Espantar!

O futebol é uma das modalidades esportivas que mais é capaz de despertar paixões, emoções profundas e verdadeiros devotos. Trata-se de um esporte de paixão mundial, capaz de unir gerações, classes sociais, paralisar guerras, unir povos e reunir as mais incríveis histórias do esporte. Neste artigo, vamos trazer 10 curiosidades sobre o Futebol.

Sumário

10 curiosidades sobre o futebol

O Futebol é cheio de histórias inusitadas e casos mais que curiosos. No conteúdo de hoje, vamos reunir algumas das mais interessantes e sensacionais, para você atestar como esse esporte é incrível e especial. Vamos lá:

1 - A Copa do Mundo

A Copa do Mundo de futebol é o único evento que une os cinco continentes com uma disputa entre seleções. Foi um holandês, Carl Anton Wilhelm Hirschman, um dos primeiros entusiastas e precursores da ideia de uma edição mundial de futebol entre seleções. Entretanto, foi o francês Jules Rimet, presidente da Fifa por mais de 30 anos, o responsável por viabilizar a realização do primeiro torneio.

Aliás, Jules Rimet reúne uma das histórias mais inusitadas das Copas. Isso porque o primeiro troféu da Copa levava seu nome, e seria entregue em definitivo para a seleção que conseguisse vencer três edições do mundial. Esse prêmio foi para o Brasil, que venceu em 1958, 1962 e 1970. 

Acontece que a taça foi roubada em 1983, posteriormente foi descoberto que ela havia sido derretida. Em 2015, uma parte da taça foi encontrada nos porões da sede da Fifa, em Zurique, na Suíça.

curiosidade futebol 6

A primeira Copa do Mundo foi realizada no Uruguai, em 1930, e foram os anfitriões que levaram o título da competição vencendo a Argentina na grande final.

O primeiro gol do Brasil em Copas foi marcado nesta edição, o gol de Preguinho contra a Iugoslávia, na derrota por 2 a 1. Desde 1930, o Brasil é único país que participou de todas as edições do mundial, sendo a maior campeã com cinco títulos, na frente de Alemanha e Itália, ambas com quatro canecos.

2 - A história dos uniformes do Brasil

Para continuar em seleção brasileira, a história por de trás dos uniformes da seleção são interessantíssimas:

A camisa mais conhecida e vitoriosa, o amarelo canarinho, foi criada pelo desenhista Aldyr Garcia Schlee. A curiosidade é que “a canarinho” só surgiu após o vexame de 1950, quando o Brasil perdeu para o Uruguai em pleno Maracanã, e Aldyr era justamente Uruguaio.

O Brasil costumava utilizar um uniforme branco com colarinho azul, mas após a Copa de 1950, a Confederação Brasileira de Desportos (CDB) promoveu um concurso para a criação de uma nova camisa para a seleção. A canarinho de Aldyr venceu e, dizem os supersticiosos, tirou todo o azar do Brasil em Copas do Mundo.

A segunda camisa, a azul, por sua vez, surgiu em 1958 quando o Brasil já utilizava o amarelo canarinho. Tudo aconteceu no jogo contra a Suécia, que também utilizava o amarelo, forçando o Brasil a encontrar um novo modelo. Foi aí que surgiu a camisa tom azul, simbolizando a cor do manto de Nossa Senhora da Aparecida, a padroeira do Brasil.

3 - O surgimento dos números nos uniformes

A numeração das camisas só surgiu em 1933, alguns bons anos após a popularização do Futebol. Tudo aconteceu em um jogo entre Everton e Manchester City, na Inglaterra, quando o Everton numerou as camisas de 1 a 11, e o Manchester de 12 a 22, destacando seus jogadores.

No Brasil, a numeração só foi aceita e utilizada em 1947 e só em 1950, chegou à Copa do Mundo. A atitude foi feita para facilitar a identificação dos jogadores pelos locutores de rádio.

curiosidade futebol 2

4 - Até 1970 ninguém era expulso!

Até a Copa do Mundo de 1970 não existiam cartões amarelos e nem vermelhos. Sim… eles só surgiram na Copa de 1966, após um desentendimento entre um jogador argentino e o árbitro da partida. O jogo era entre Argentina e Alemanha, e o árbitro não gostou da maneira que o argentino contestou a marcação, sinalizando com a mão que ele havia sido expulso de campo… Entretanto, o argentino não entendeu a sinalização e continuou em campo.

Após isso, a FIFA implantou os cartões amarelo e vermelho, inspirando-se nas cores do semáforo: amarelo (reduzir a velocidade) e vermelho (parar).

5 - A primeira bola de futebol era bem inusitada

A primeira bola de Futebol era feita de couro curtido com uma câmara de ar de bexiga de boi. Sim…foi só em 1958 que a bexiga de boi deu lugar à câmara de ar de borracha, que melhorou o jogo, mas em dias chuvosos ela encharcava e chegava ao dobro do peso.

curiosidade futebol 3

6 - O primeiro jogo de Futebol no Brasil

A primeira partida de Futebol feita em solo brasileiro aconteceu em 1895, quando Charles Miller reuniu funcionários da sua empresa, a São Paulo Railway com os funcionários da empresa Gas Company, responsáveis pela iluminação da cidade de São Paulo, para uma partida de futebol.

Dizem que o jogo foi uma bagunça, pois os funcionários não entendiam as regras, até porque existiam poucas delas à época, apenas o “chute para dentro das traves”. O jogo terminou em 4 a 2 para o São Paulo Railway.

7 - O maior público em jogos de Futebol

O Maracanã recebeu os maiores públicos para um jogo de futebol. O maior deles aconteceu em um jogo válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1970, entre Brasil e Paraguai. O jogo contou com a presença de 183.341 pessoas.

Atualmente, o Maracanã teve sua capacidade reduzida para 78.838 lugares, suficiente para ainda ser o maior do Brasil, mas o 23º do mundo. Hoje, o maior estádio do mundo é o estádio Rungrado, em Pyongyang, na Coreia do Norte, com capacidade para 150.000 torcedores.

8 - O jogo com mais gols

O jogo com o maior número de gols do mundo aconteceu pelo Campeonato Escocês, em 1885, quando o Arbroath goleou o Bon Accord por 36 a 0. O pior é que a goleada poderia ter sido ainda maior se o Arbroath não tivesse tido 7 gols anulados nessa mesma partida.

curiosidade futebol 4

9 - Qual o clube mais antigo do Brasil

O Futebol jogado pela primeira vez aconteceu no São Paulo Athletic Clube, time formado com colonos ingleses, em 1888. No entanto, o clube mais antigo e ainda em atividade no Brasil é o Sport Clube Rio Grande, fundado em 19 de julho de 1900. Atualmente, a data é reconhecida como o Dia Nacional do Futebol, em homenagem à equipe.

10 - Pelé é o jogador mais novo a vencer uma Copa do Mundo

Pelé é, sem dúvidas, um dos personagens mais icônicos do Futebol mundial. Com apenas 17 anos, foi campeão do Mundo em 1958 como uma peça fundamental do time, além de colecionar histórias incríveis.

Uma delas é um cessar fogo que aconteceu só para ver o Santos de Pelé jogar. Isso aconteceu em 1969, na Nigéria, em um amistoso com o time Benin City. O Santos venceu a partida por 2 a 1. Com a volta da equipe brasileira, a guerra continuou…

O Brasil de Pelé também perdeu um show particular dos Beatles em 1966, na preparação para a Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra. A seleção se concentrava em Liverpool, e os Beatles pediram para fazer uma apresentação particular para os jogadores, a fim de conhecê-los.

Infelizmente, o chefe da delegação do Brasil não conhecia muito sobre rock… e impediu que o quarteto fizesse a apresentação. Anos depois, em 1975, Pelé se mudou para Nova York e se encontrou com John Lennon, que lhe contou a curiosidade.

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil