Atletismo – História e Principais Modalidades

Atletismo - História e Principais Modalidades | Clube Paineiras

Atletismo - História e Principais Modalidades

Atletismo é uma modalidade esportiva que reúne uma gama de atividades como as corridas, saltos e arremessos. Trata-se de um dos mais antigos esportes do mundo, com vestígios de competições realizadas por civilizações antigas, como os egípcios e outras comunidades asiáticas.

Oficialmente, o Atletismo tem seus primeiros registros oficiais nos jogos Olímpicos da Grécia antiga, por volta de 776 a.C, tendo a maratona como uma das mais importantes provas. 

No Brasil, Vanderlei Cordeiro de Lima é um dos expoentes máximos da categoria, sendo o único atleta nascido no Brasil contemplado com a medalha barão Pierre de Coubertin, honraria rara dada aos atletas que merecem reconhecimento pela perseverança, que mesmo empurrado enquanto liderava a maratona de Atenas nos jogos Olímpicos de 2004, continuou a prova e conquistou o bronze.

Sumário

Modalidades do Atletismo

Como dito acima, o Atletismo pode ser dividido em três distintas modalidades: corridas, saltos e arremessos, que podem ser disputadas no campo, rua ou em pistas, individualmente ou por revezamento de atletas. Vejamos as principais modalidades do Atletismo:

1 - Provas de velocidade

  • 100, 200 e 400 metros rasos: essas são provas de corrida individual, realizadas dentro de estádios com pistas ovais, onde cada atleta corre em uma raia própria.
  • Revezamento 4×100 e 4×400 metros: essas são provas de corrida em grupo. Cada grupo conta com quatro atletas que revezam entre si um bastão.
  • Provas de meio-fundo e fundo: nessas provas, os atletas correm em suas raias apenas até o final da primeira curva, posteriormente disputando em qualquer raia, seja em 800 metros (feminino/masculino), 1500 metros (feminino/masculino), 5000 metros (feminino/masculino) e 10000 metros (feminino/masculino).
 

2 - Provas com obstáculos

Essas provas ocorrem em estádios de pista oval, com equipamentos que são colocados em vários pontos da pista onde os atletas deverão pulá-los. Podem ser disputados em: 100 metros com barreiras (feminino), 110 metros com barreiras (masculino), 400 metros com barreiras (feminino/masculino) e 3000 metros com obstáculos (feminino/masculino).

atletismo 4

3 - Provas de rua

  • Maratona: é disputada na rua onde os corredores precisam percorrer pouco mais de 40 km. A distância é uma referência ao soldado ateniense Fidípides que percorreu 42 km para comunicar a vitória de seu exército na cidade de Marathon. Segundo relatos, o soldado morreu de exaustão após completar sua missão. É uma das modalidades mais antigas e reconhecidas dos Jogos Olímpicos.
  • Marcha atlética: trata-se de outra prova de rua. Nela, o atleta deve manter um estilo de marcha onde um dos pés deve sempre permanecer no chão e o joelho da perna em movimento não pode dobrar até completar a passada.

 

atletismo 3

4 - Provas de salto

  • Salto em distância: nessa prova, o atleta corre uma distância na pista até ganhar o impulso necessário para saltar o mais distante possível de um ponto pré determinado.
  • Salto triplo: nessa prova, o atleta faz uma corrida impulso e, a partir de um ponto pré-determinado, realiza uma série de três saltos buscando alcançar a maior distância possível na caixa de areia.
  • Salto em altura: aqui o atleta o corre até ganhar impulso e salta por cima de um sarrafo que determinará a altura do salto. A cada salto bem executado, a barra sobe 3 centímetros e é feita uma nova rodada de saltos. Vence o atleta que saltar mais alto sem derrubar a barra.
  • Salto com vara: muito parecido com o salto em altura, porém, é realizado com o auxílio de uma vara flexível de 4 a 5 metros. A cada rodada em que os atletas realizam um salto bem executado ultrapassando o sarrafo, a barra sobe 5 centímetros.

 

5 - Provas de arremesso e lançamento

  • Arremesso de peso: é realizada em estádio onde o peso deve ser lançado pelo atleta na maior distância possível. A bola pesa 7×26 kg para os homens e 4 kg para as mulheres.
  • Lançamento de disco: é feita com o lançamento de um prato de metal que mede 219 a 221 milímetros de diâmetro com um peso de 2 kg no masculino, e 180 a 192 milímetros com um peso de 1kg para o feminino.
  • Lançamento de dardo: é feita com o lançamento de um dardo de uma média de 260cm e 800 gramas, no masculino, e cerca de 220 cm e 600 gramas no feminino.
  • Lançamento de martelo: é feito com o lançamento de uma bola de metal de aço inoxidável ou bronze presa a um cabo de aço com uma alça. Para o masculino, o martelo pesa cerca de 7,36 kg, e para o feminio, cerca de 4 kg. 

 

O que é uma pista de altetismo?

As pistas de atletismo reúnem as principais modalidades do esporte. Na pista, que mede 400 metros e possui 8 raias, ocorrem as principais provas de velocidade. No lado de dentro, no campo, ocorrem diversas provas de arremesso e lançamento em simultâneo.

atletismo 2

Benefícios do Atletismo e onde praticar?

Os benefícios do Atletismo para à saúde são enormes. Os praticantes exercitam quase todos os músculos do corpo, ganhando em qualidade de vida e manutenção ou recuperação da própria saúde.

As diversas atividades combinadas favorecem a redução da gordura corporal, melhoram a qualidade do sono, diminuem os níveis de colesterol, fortalecendo a musculatura, além de serem uma ótima atividade para combater sintomas de depressão, obesidade, ansiedade e diabetes.

O Clube Paineiras do Morumby possui mais de 60 anos de tradição na formação de crianças e adolescentes, tanto no ensino das mais variadas práticas esportivas como no Atletismo, realizando e participando de diversos torneios, sempre em busca de extrair os melhores ensinamentos que o esporte pode proporcionar a vida dos alunos e atletas.

O Atletismo do Cclube Paineiras é feito na área SEFFE (Setor de Educação Física e Formação Esportiva). Esse setor é responsável por atender aos associados de 1 a 12 anos de idade, sempre em busca do desenvolvimento motor, psico-afetivo e social dos jovens, despertando neles o interesse pela prática esportiva.

O setor SEFFE também atua direcionando futuros atletas para a escolha de uma modalidade específica, acompanhando e encaminhando alunos com potencial esportivo para equipes competitivas do Paineiras ou, quando não existir, para outros clubes que possam extrair o melhor desses atletas e os direcionar para um futuro promissor. 

Fazer Atletismo é saúde e manutenção de boas práticas e hábitos saudáveis para a vida das crianças e adolescentes.

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil

Uma resposta
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *