10 Principais Enxadristas do Mundo

10 principais enxadristas do mundo

Sumário

10 Principais Enxadristas do Mundo | Clube Paineiras

O xadrez, além de um esporte, também é uma arte e ciência. Muitos o classificam como apenas um jogo de tabuleiro para se distrair, mas ao longo dos anos as competições oficiais de xadrez revelaram grandes nomes do esporte. No conteúdo de hoje, vamos elencar 10 principais enxadristas do mundo.

Vale a ressalva que esta é uma lista feita por alguns amantes do xadrez, que podem discordar de alguns nomes, mas certamente encontrarão personagens seculares da história do esporte. A nossa lista dos 10 principais enxadristas do mundo levou em consideração grandes nomes dos tabuleiros e mentes grandiosas, com personalidades e comportamentos tão complexos quanto o próprio jogo. Vamos lá?

10 principais enxadristas do mundo 2

1 - Viswanathan Anand

Anand foi um dos grandes rivais de Kramnik, e certamente está entre os 5 melhores do mundo dos últimos 25 anos. Como grande jogo, muitos amantes do xadrez lembram do dramático match contra Kasparov em 1995.

Vishy, como é conhecido Anand, é considerado um talento puro do xadrez. Vendia partidas contra grandes mestres em sua juventude não gastando mais que 10 minutos para liquidar a fatura.

É um jogador com força em partidas de ritmo acelerado, fato que pode ser comprovado em suas vitórias no Super Torneio do Brasil em 2004, por exemplo, ou no título mundial de 2008 contra Kramnik, ou mesmo em suas derrotas, como em 2013 contra Magnus Carlsen.

2 - Mikhail Botvinnik

Botvinnik é considerado um dos grandes patriarcas da escola Soviética de Xadrez, tendo uma contribuição gigantesca para o esporte, ainda que tenha sido considerado um campeão mundial pouco ativo.

Grandes nomes como Karpov e Kasparov já foram pupilos de Botvinnik, principalmente no aprendizado sobre análise e preparação, que sempre foram muito à frente de seu tempo.

3 - Mikhail Tal

O mago de Riga, assim era conhecido Mikhail Tal. Era um jogador reconhecido por assumir riscos nas partidas, jogar com a intuição e sacrificar peças sem medo.

Tal foi um prodígio, para muitos gênios do xadrez, uma mente brilhante em um corpo frágil. Seu jeito mais despojado e boêmio fez dele uma figura simpática dos amantes do xadrez.

A disputa entre ele e Botvinnik, com um match para cada, representaram uma era da disputa entre disciplina e boêmia, do sisudo contra o poeta, da preparação versus o improviso. Simplesmente fantástico.

Seu livro, “My Life and Games”, é uma obra cheia de criatividade, com relatos espetaculares dos torneios que participou e na análise das partidas e adversários com quem disputou grandes partidas.

4 - Emanuel Lasker

Outro jogador histórico de xadrez e o segundo campeão mundial da história do esporte. Lasker era matemático, filósofo e amigo pessoal de Albert Einstein, até hoje um dos campeões a ficar mais tempo com a coroa (27 anos).

Muitos consideram Lasker como dono de um estilo psicológico de jogo, explorando as fraquezas do adversário. Fato é que trata-se de um jogador muito estrategista e muito forte em jogos grandes.

Uma de suas partidas memórias ocorreu em 1914, em São Petersburgo, contra Capablanca. O conceito do lance 12.f5! é até hoje estudado por jogadores de todos os níveis.

5 - José Raul Capablanca

Por falar em tradição, Capablanca é considerado uma figura quase mitológica do xadrez.  Dizem que aprendeu o xadrez com apenas 4 anos enquanto observava o pai jogando.

O fato é que ele é, sem dúvidas, um dos maiores talentos naturais da história do xadrez. Muitos analistas acreditam, inclusive, que essa sua facilidade o fez deixar de lado a estratégia, o que pode ter colaborado para que ele não chegasse a mais conquistas em sua carreira.

10 principais enxadristas do mundo 3

6 - Alexander Alekhine

Reconhecido por sua capacidade de trabalho, treino e evolução, Alekhine foi um dos grandes rivais de Capablanca durante algum tempo. Seu estilo de jogo era bem moderno, capaz de subverter regras do xadrez posicional, principalmente por seu talento no cálculo concreto.

Não à toa, Alekhine é considerado o grande ídolo de Kasparov, e é incrível a semelhança de jogos entre ambos, que espelha bem a rivalidade Capablanca/Alekhine e Karpov/Kasparov.

7 - Anatoly Karpov

Por falar em Karpov, esse era um dos enxadristas mais frios, com nervos de aço e com um estilo enigmático, reconhecido por atrapalhar as atividades e jogadas de seus adversários.

Campeão mundial por 10 anos, Karpov tem um desenvolvimento incrível no esporte, se tornando um jogador cada vez mais completo conforme os anos iam passando. Realmente um mito do xadrez.

8 - Garry Kasparov

O “Ogro de Baku”, assim era conhecido um dos melhores enxadristas do mundo. Kasparov é dono de um talento extraordinário, quase um visionário do esporte, com um estilo de jogo que produziu algumas das partidas mais espetaculares do xadrez.

Era um exímio estrategista, e versátil… sendo um dos poucos enxadristas clássicos que soube fazer a transição para a era do computador com perfeição.

Kasparov  também tem uma contribuição incrível para o desenvolvimento do jogo, mostrando um entendimento raro das posições com desequilíbrio material e com iniciativa. Suas partidas na Najdorf, Índia do Rei, Inglês e Peão Rei até hoje são modelos de abertura para muitos jogadores.

9 - Magnus Carlsen

Carlsen ainda é novo, mas já deixou um legado impressionante no esporte. Dono de um talento impressionante, muitos já chegaram a chamá-lo de “Mozart do xadrez”. O fato é que o jogador vem assombrando o mundo desde muito cedo, sendo um dos mais jovens grandes mestres da história.

Carlsen possui um estilo diferente de seus rivais, sem muitas variantes longas de abertura, buscando sempre uma posição adequada para o seu estilo de jogo, vencendo as partidas com calma e muita criatividade.

10 - Bobby Fischer

Um talento precoce, mestre aos 15 anos (algo quase que impensável na época), Fischer era um fanático pelo xadrez, capaz de jogar e analisar posições do jogo 24h por dia.

Era dono de uma personalidade misteriosa, capaz de se retirar de um Interzonal quando estava liderando e sumir de torneios por longos períodos.

O fato é que sua atuação no jogo não tem paralelo na história. Arrasou seus adversários um por um, personagem do “match do século”, quando venceu facilmente Boris Spassky, mesmo depois de perder a primeira partida em posição empatada e a segunda por W.O.

Fischer, sozinho, foi capaz de acabar com a hegemonia soviética no xadrez, passando como uma furação pelos tabuleiros do mundo.

Quer aprender e jogar xadrez no Paineiras?

O Clube Paineiras do Morumby disponibiliza aulas e espaço para a prática do xadrez, buscando sempre em seus cursos desenvolver o raciocínio lógico e abstrato, a capacidade analítica, criatividade para resolver problemas e habilidade de tomar decisões.

O clube disponibiliza aulas presenciais e online. Quer se tornar um dos 10 principais enxadristas do mundo? Vem pro Paineiras!

10 principais enxadristas do mundo 1

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil

Uma resposta
  1. Boa tarde. Aprendi a gostar do Xadrez já com a idade avançada. Porém, venho progredindo paulatinamente. Valeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *