Jogo de Gamão – você sabe jogar?

Jogo de gamão

Jogo de Gamão - Saiba como Jogar, Regras e Benefícios

O jogo de Gamão é um dos mais tradicionais quando falamos de jogos de tabuleiro. Também conhecido como Backgammon, o jogo premia o jogador que consegue retirar primeiro todas as suas peças do tabuleiro. 

Neste artigo, vamos compreender como é o jogo de Gamão, suas principais regras, história, modos de disputa e benefícios. Confira:

Sumário

Como se joga Gamão?

Para se jogar uma partida de Gamão são necessários 2 jogadores, um tabuleiro de Gamão, 15 peças pretas, 15 peças brancas e dois dados clássicos de seis lados, com 24 casas triangulares agrupadas de 6 em 6, divididas em 4 partes.

Com as ferramentas prontas para jogar, se define quem começa a partida com uma disputa de dados. Quem tirar o maior valor começa o jogo!

Cada jogador, em sua vez, deve lançar 2 dados e movimentar suas peças de acordo com os valores resultantes dos dados lançados.

Os jogadores devem sempre mover suas peças em um único sentido, um no sentido horário e outro no sentido anti-horário.

Quando um jogador não conseguir efetuar jogadas válidas com os valores resultantes do arremesso dos dados, este passará a sua vez.

Ao andar com as peças, a casa de destino nunca deverá ser uma que já tenha 2 ou mais peças do adversário. Quando a casa de destino tiver apenas 1 peça do adversário, essa deverá ser capturada, saindo do tabuleiro e indo para a “barra”.

jogo de gamao 1

Quando uma peça é capturada, o jogador só poderá realizar movimentos de resgate, ou seja, que tirem suas peças capturadas da barra para uma das casas do tabuleiro. Sempre obedecendo a regra onde a casa de destino não poderá conter mais de 1 peça do adversário.

Quando um jogador obtém valores iguais no arremesso de seus dois dados, terá o direito de realizar 4 jogadas com os valores dos dados (em vez de 2 jogadas habituais).

Para retirar peças do tabuleiro, o jogador deverá ter todas elas no quadrante inferior (também chamado de seção interna). Para retirar uma peça, o jogador deve obter nos dados o valor equivalente ao número de casas restantes.

Caso tenha um valor maior que o necessário pelas peças mais distantes, ele deverá retirar essas peças.

Exemplo: se um jogador necessita tirar 4 para retirar peças mais longes, mas tira um 6, este poderá retirar qualquer peça do tabuleiro.

Vence a partida o jogador que conseguir retirar todas as suas peças do tabuleiro antes do adversário.

Resumo:

  • A definição de quem sai jogando é feito com os dados;
  • O movimento das peças deve ter base nos valores retirados nos dados;
  • Dados com números iguais permitem o dobro de movimentos;
  • Não é permitido mover peças para casas com mais de duas peças do adversário;
  • A retirada das peças do tabuleiro ocorre quando todas estiverem no último quadrante.

 

Dicas para vencer partidas de Gamão:

Evite deixar apenas uma peça sozinha nas casas para não serem capturadas;

Quando precisar deixar uma peça sozinha, tente deixá-la o mais distante possível da peça do adversário;

Procure manter a casa final do adversário trancada;

Ocupe o maior número de casas possíveis.

História do Gamão

Afinal, de onde vem o Gamão? As origens mais difundidas dão conta que o Gamão é um dos jogos de tabuleiro mais praticados e antigos do mundo, com inspiração no antigo jogo da tábula, muito reverenciado em epigramas do imperador bizantino Zenão.

Existem também outras teorias, como nos jogos egípcios de tabuleiro como o Senet, que se assemelhava muito ao Backgammon, com movimentos controlados pelo lançamento de dados. O jogo Real de UR, muito praticado na antiga Mesopotâmia, também é um ancestral comum de muitos jogos de tabuleiro como conhecemos hoje, e pode ter ligação com a criação do Gamão.

O fato é que a ancestralidade do jogo de Gamão ainda não possui uma única corrente histórica, inclusive escavações recentes em Shahr-i Sokhta na Pérsia (atual Irã) encontrou um jogo muito semelhante ao Gamão de cerca de 3000 a.C. Os artefatos continham dois dados e 60 peças, além de um conjunto de jogos que se acredita ser entre 100 e 200 anos mais velho do que os encontrados em Ur.

No antigo reinado Romano também há um número grande de jogos com semelhança ao Gamão. O ludus duodecim scriptorum (ou “jogo das doze linhas”), muito jogado pelos romanos, se utilizava de uma placa que servia de tabuleiro, com três fileiras de 12 pontos cada. As peças eram movidas em todas as três linhas, sempre de acordo com o resultado dos dados.

A tabula, também muito jogado na Roma antiga, talvez seja o mais semelhante ao Gamão moderno, como dissemos acima, utilizando-se de uma placa com 24 pontos onde o objetivo era ser o primeiro a retirar todas as suas peças do tabuleiro. Neste jogo, três dados eram utilizados e as peças adversárias moviam-se em direções opostas.

jogo de gamao 2

Benefícios do jogo de Gamão

Assim como o xadrez, o Gamão é uma das opções de jogos de tabuleiro que mais consegue unir estratégia e raciocínio. Para as crianças, é uma importante ferramenta para compreender regras.

A interação social também é um fator importante em jogos de tabuleiro, já que, quando várias crianças jogam em um mesmo tabuleiro, seu filho terá que aprender a esperar sua vez e respeitar os adversários que estão disputando a partida com ele.

Ao longo do aprendizado, as crianças tendem a estimular suas mentes, trabalhando seu raciocínio lógico e projeção de jogadas, aprendendo a se organizar e realizar movimentos e tomar decisões de forma ordenada.

A intuição também é um fator importante nos jogos de tabuleiro, pois as crianças aprendem a explorá-la, desenvolvendo outras técnicas mais apuradas conforme se aperfeiçoam no jogo.

Quer mais referências? Dá uma olhada no Wikipedia.

jogo de gamao 3

Vem pro Paineiras e encontre o melhor lugar para aprender jogos de tabuleiro!

O Clube Paineiras do Morumby possui mais de 60 anos de tradição no oferecimento das mais variadas atividades de lazer, na formação de crianças e adolescentes, nas mais variadas práticas esportivas, recreativas e sociais. Para se ter uma ideia do investimento em infraestrutura, o local hoje é composto por:

  • 7 piscinas aquecidas, sendo uma delas olímpica;
  • 1 piscina kids;
  • 5 piscinas sociais; 
  • 2 quadras de peteca; 
  • 4 quadras de areia;
  • 15 quadras de tênis; 
  • 3 ginásios; 
  • pista de skate; 
  • pista de atletismo; 
  • 1 campo de futebol com medidas oficiais;
  • 1 campo de society;
  • fitness completo; 
  • sala de levantamento de peso olímpico;
  • cancha de bocha; 
  • além de diversas salas para atividades específicas como pilates, boxe, yoga e outras.

 

O clube também investe na área educativa e cultural, sendo um dos mais reconhecidos em sua área social, mantendo uma estrutura que também comporta sala de leitura, cineteatro, biblioteca e um complexo com 13 salas para abrigar os milhares de alunos dos cursos do departamento sociocultural e diversas atividades de lazer que promove durante o ano.

Quer saber mais sobre o jogo de Gamão e as diversas outras atividades do Clube Paineiras do Morumby? Entre em contato, torne-se um associado. Traga sua família!

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *