Atividade infantil

atividade infantil
Compartilhe:

Atividade infantil

A atividade infantil serve como apoiadora e facilitadora de oportunidades de aprendizagem significativas para as crianças, à medida que desenvolve habilidades linguísticas, motoras, sociais, emocionais e cognitivas. Os efeitos desses desenvolvimentos são vistos na sala de aula com melhor desempenho acadêmico e melhor concentração.

Sumário

Os 5 tipos de atividade infantil

Atividade física

A brincadeira com movimento, encontrada principalmente no jogo físico, ajuda a fortalecer o corpo e desenvolver habilidades motoras essenciais. A atividade física também permite oportunidades de aprendizado em adaptabilidade, flexibilidade e resistência.

atividade infantil 1

Atividade dramática

Embora “brincar de faz de conta” possa parecer uma forma boba de brincadeira, é uma parte essencial do currículo diário de uma criança.

A atividade dramática oferece às crianças a oportunidade de trabalhar as emoções, desenvolver e aprender habilidades sociais importantes e desenvolver a linguagem expressiva. Os efeitos são vistos na sala de aula, pois pesquisas mostram que há uma correlação entre a brincadeira dramática e na melhora das habilidades de alfabetização e leitura.

Atividade sensorial

De bebês e crianças pequenas a crianças em idade escolar, as crianças desenvolvem habilidades sensoriais importantes, incluindo visão, olfato, tato, audição e paladar enquanto brincam.

Não importa se é uma brincadeira dramática, física, musical ou com a natureza, todas as formas de brincadeira incluem estímulos sensoriais.

É importante fornecer ao seu ambiente de brincadeira uma diversidade de equipamentos para ajudar as crianças a explorar suas diferentes habilidades sensoriais. Por exemplo, um local com areia e água oferece às crianças oportunidades de aprendizagem tátil, auditiva, cinestésica e visual à medida que exploram qualidades e atributos de líquidos e sólidos.

Atividade com a natureza

Brincar com a natureza dá às crianças a oportunidade de explorar e compreender a natureza. Desde observar minhocas no solo até se equilibrar em um tronco, a brincadeira com a natureza é iniciada e direcionada pela criança.

Pesquisas mostram que as crianças se beneficiam muito das conexões diárias com a natureza.

O uso de produtos baseados na natureza em nossos ambientes de brincadeira permite que as crianças aprendam e desenvolvam responsabilidade ao cuidar das plantas e experimentar o mundo natural.

Assim como uma sala de aula é cuidadosamente preparada por um professor para aprender, um ambiente de brincadeira ao ar livre é cuidadosamente projetado, acenando para o desejo inato da criança de aprender e explorar. Desde a entrada na natureza e percursos até à escolha dos equipamentos lúdicos, cada elemento é propositadamente selecionado e colocado num desenho coeso que permite múltiplas oportunidades de aprendizagem.

atividade infantil 2

Música e arte

Quando autorizados a criar, seja uma peça musical ou uma peça de arte, as crianças podem acessar sua ludicidade, criatividade e espírito inovador. Permitir que as crianças expressem e desenvolvam sua criatividade é importante para seu crescimento e desenvolvimento.

A arte e a música aprimoram os ambientes de brincadeira, expandindo as maneiras pelas quais as crianças podem aprender e explorar sua criatividade no mundo.

Pesquisas mostram que as artes são fundamentais para ajudar as crianças a desenvolver a auto-expressão e a criatividade. A arte e a música também ajudam a melhorar a memória e o poder do cérebro. Além disso, as crianças desenvolvem um vocabulário mais amplo à medida que expressam suas ideias por trás da arte que criam.

Atividade apropriada para a idade

É importante fornecer oportunidades de brincadeiras ao ar livre para crianças que sejam apropriadas à idade delas.

Brincar de acordo com a idade é fundamental para o desenvolvimento geral das crianças. Concentrando-se nas idades de desenvolvimento e nas diretrizes gerais para equipamentos de brincadeiras seguras, apropriadas e estimulantes.

Você simplesmente não pode esperar que uma criança de 1 ano brinque com segurança em escaladores para uma criança de 4 anos, muito menos para uma criança de 12 anos!

O equipamento de brincadeira apropriado para a idade oferece às crianças de todas as idades um lugar divertido e seguro para brincar e aprender.

atividade infantil 7

Aqui estão algumas atividades infantis para distrair seus filhos em casa

Pratique yoga

É importante manter o bem-estar físico e mental. Que melhor maneira de fazer isso do que o Yoga?

Esta antiga disciplina não só melhora a saúde geral, mas também ajuda a manter os níveis de energia elevados, reduzindo o estresse e a ansiedade.

Use isso como uma oportunidade para ensinar seus filhos a importância de ter uma boa saúde. Ensine-lhes a importância de ter um estilo de vida saudável.

atividade infantil 3

Ensine-os a cozinhar

Você pode ensinar seus pequenos chefs em casa alguns pratos simples que eles podem fazer por si mesmos. Seu pequeno príncipe/princesa pode ser o próximo MasterChef, já pensou?

Cozinhar é uma habilidade essencial para a vida, portanto, toda criança deve conhecer o básico da culinária. Você pode começar com receitas fáceis, como saladas, sanduíches, sucos e passar para as massas, bolos e biscoitos.

As crianças adoram aprender coisas novas, elas ficarão emocionadas e alegres ao comer comida preparada por elas. Se você quiser explorar mais, há ótimas receitas online que podem ajudá-lo em sua experiência culinária.

atividade infantil 4

Aprenda um novo idioma

Estudos mostram que as pessoas que falam mais de um idioma têm memória aprimorada, habilidades de resolução de problemas, grande concentração, foco e melhores habilidades de escuta.

Conhecer um idioma adicional pode ser realmente benéfico para as crianças e desempenhará um papel importante na abertura de novos horizontes. Graças às opções ilimitadas oferecidas pelo mundo online, aprender um novo idioma nunca foi tão fácil. Muitos aplicativos ensinam novos idiomas na forma de um jogo para que seus filhos possam se divertir enquanto aprendem.

atividade infantil 5

Se jogue nas artes e artesanato

Envolva seus filhos com arte e artesanato, você não apenas os ajudará a passar o tempo, mas também estará dando asas à criatividade deles.

A criatividade nas crianças deve ser incentivada em todas as formas, que melhor maneira de fazer isso do que organizar uma variedade de sessões de arte e artesanato. Esta é a melhor maneira de mantê-los engajados por horas enquanto inspira uma criatividade que durará por muito tempo. Isso aumentará a concentração, criatividade, inovação e foco nas crianças.

Comece com projetos de artesanato simples. Dê-lhes livros de desenho, canetas coloridas, papéis coloridos, colas, balões, palitos de picolé, etc., e incentive-os a se jogar.

Todas essas atividades os manterão ocupados enquanto os ajudam a aprimorar seus talentos artísticos e aguçar suas mentes.

atividade infantil 6

Atividade infantil no Clube Paineiras do Morumby

A atividade infantil no Clube Paineiras do Morumby acontece em diversos formatos. Desde esportes, recreação e brincadeiras. Há inclusive uma área dedicada só pra criançada, a Plataforma Infantil do Paineiras. O Clube Paineiras do Morumby é o lugar perfeito para os seus pequenos!

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil