Esportes e lazer para a melhor idade

Esportes e lazer para a melhor idade
Compartilhe:

Esportes e lazer para a melhor idade

Independentemente da sua idade, é importante participar regularmente de atividades esportivas e fitness. Claro, esportes e lazer para a melhor idade é até mais importante, pois permanecer ativo em nossos anos mais velhos nos ajudam a ficar em forma e saudável.

Neste artigo veremos primeiro algumas diretrizes de esporte e condicionamento físico. E depois listamos as 5 principais atividades esportivas para idosos.

Se você estiver interessado em procurar um novo hobby, dê uma olhada em nosso texto.

Sumário

Diretrizes para Esporte e Fitness

Pelo menos 2 dias por semana, os idosos devem se concentrar em atividades que melhorem a força, o equilíbrio e a flexibilidade. Durante o resto da semana, você deve fazer pelo menos 150 minutos de atividade de intensidade moderada. Se você já leva um estilo de vida ativo, pode fazer 75 minutos de exercícios de intensidade forte ou uma combinação de exercícios moderados e fortes.

Independentemente do seu nível de condicionamento físico, todos devem tentar reduzir o tempo que passam sentados ou deitados.

esportes e lazer para a melhor idade 1

O que é atividade leve?

Atividade leve provavelmente não aumentará muito sua frequência cardíaca ou fará com que você se sinta sem fôlego. No entanto, é bom interromper longos períodos sentados com breves momentos de atividade leve.

Exemplos de atividades leves incluem limpar e tirar o pó da casa, caminhar em ritmo lento e se movimentar pela casa (levantar-se para fazer uma xícara de chá, por exemplo).

Lembre-se de que qualquer atividade, por mais leve ou suave que seja, é melhor do que ficar parado.

O que é exercício de intensidade moderada?

Uma boa maneira de saber se uma atividade conta como “intensidade moderada” é se você pode continuar conversando, mas não cantando. Em contraste com a atividade leve, o exercício de intensidade moderada geralmente aumenta um pouco a frequência cardíaca. Você também pode se sentir mais quente e achar que sua respiração fica mais rápida.

Exemplos de atividade aeróbica moderada incluem:

  • Ciclismo;
  • Vôlei;
  • Caminhada;
  • Aeróbica aquática;
  • Duplas de Tênis.

O que é exercício de intensidade forte?

Como alternativa, se você já é bastante ativo, pode optar por 75 minutos de atividade aeróbica forte por semana em vez de 150 minutos de exercício de intensidade moderada.

Você pode facilmente aumentar a intensidade de alguns exercícios moderados para torná-los fortes. Por exemplo, andar de bicicleta geralmente é uma atividade de intensidade moderada, mas andar de bicicleta rápido ou subir uma ladeira contaria como forte.

Aqui estão alguns exemplos de exercícios de intensidade forte:

  • Tênis individual;
  • Aeróbica;
  • Correr;
  • Nadar rápido;
  • Subir uma montanha;
  • Dançar.

5 Atividades de esportes e lazer para a melhor idade

1. Natação

O exercício na água reduz o impacto nas articulações, o que o torna uma escolha popular para pessoas que sofrem de artrite. A natação pode ajudar a melhorar sua saúde cardiovascular e força muscular e fortalecer seus ligamentos e tendões também. Se você deseja aumentar a intensidade, pode usar nadadeiras ou pesos nas pernas enquanto nada, pois eles adicionam mais resistência e fazem seus músculos trabalharem mais.

esportes e lazer para a melhor idade 2

2. Ciclismo

Andar de bicicleta é uma ótima maneira de manter a forma e reduzir o risco de doenças crônicas, além de ser um ótimo meio de transporte para ir às lojas ou para o trabalho.

Andar de bicicleta queima mais calorias do que correr e também tem menos impacto nas articulações, especialmente nos joelhos. Isso ocorre porque o ciclismo coloca menos pressão sobre eles. Andar de bicicleta trabalha todo o corpo e pode ajudá-lo a perder peso no processo, enquanto mantém todas as suas articulações em movimento em um treino divertido ao ar livre.

esportes e lazer para a melhor idade 3

3. Walking Football

Talvez você tenha sido um jogador de futebol na sua juventude, mas faz um tempo já que aposentou as chuteiras? Bem, você ficará feliz em saber que o Walking Football realmente decolou desde sua criação em 2011. Esta versão mais suave do esporte pode ser mais atraente para a geração mais velha.

O Walking Football é especificamente para aqueles com mais de 50 anos, que podem ter acreditado que seus dias de futebol haviam acabado. As regras são semelhantes às de um jogo regular de cinco contra cinco, exceto, é claro, pela regra mais importante:não pode correr! Se o árbitro pegar qualquer jogador correndo, a outra equipe recebe um tiro livre.

esportes e lazer para a melhor idade 4

4. Squash

Squash é um esporte de raquete indoor que dá ao corpo todo um ótimo treino físico. Os jogadores tentam acertar uma bola de borracha oca contra as quatro paredes da quadra de uma forma que significa que a oposição não pode devolver a bola.

Você pode queimar uma média de 500 calorias em meia hora de jogo. Você estará correndo e alcançando a bola, o que significa que todas as suas articulações receberão um bom treino. Participar de um esporte de raquete, como squash, pode reduzir o risco de doenças como a diabetes tipo 2.

esportes e lazer para a melhor idade 5

5. Golfe

Você pode pensar no golfe como um esporte lento e tranquilo. No entanto, você pode se surpreender ao saber que o golfe traz grandes benefícios para o condicionamento físico. Um estudo recente descobriu que jogadores de golfe do sexo masculino queimaram uma média de 721 calorias jogando nove buracos e carregando seus tacos em uma bolsa. Além disso, um jogo de golfe leva você ao ar fresco e oferece um ótimo treino cerebral.

O golfe ocorre em um campo enorme, o que significa que você fará muitas caminhadas em sua viagem ao clube. A maioria dos campos também não é plana, então você fará caminhadas em subidas ao longo de sua jornada até o próximo buraco. Caminhar é ótimo para o corpo, mas com um jogo de golfe, você está fazendo muito mais do que isso.

esportes e lazer para a melhor idade 6

Esportes e lazer para a melhor idade no Clube Paineiras do Morumby

É sempre melhor consultar seu médico antes de iniciar qualquer novo regime de exercícios ou atividade esportiva para garantir que seja seguro fazê-lo.

Dito isso, o Clube Paineiras do Morumby fornece diversas atividades de esportes e lazer para a melhor idade, confira aqui a lista completa.

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil