Jogo de Damas

Jogo de damas

Jogo de Damas: Criando Estratégias e Mantendo o Cérebro Ativo

O jogo de damas sempre vai ser uma boa pedida para reunir os amigos e a família, e acabar com o tédio em uma boa partida.

Jogo de damas ou simplesmente damas é um jogo de tabuleiro. No Brasil e em Portugal é mais conhecida a versão de 64 casas (8 por 8), mas a versão mais conhecida mundialmente é a que usa um tabuleiro de 100 casas (10 por 10), os jogos de tabuleiro trazem muitos benefícios para sua saúde mental.

Além de todos os aspectos positivos e divertidos, o jogo de damas ainda pode contribuir de maneira significativa para manter o cérebro mais ativo por mais tempo e, consequentemente, mais jovem, incorrendo em menores riscos de declínio cognitivo.

Sumário

Jogo de damas: os benefícios dos jogos de tabuleiro

O stress é algo que acompanha as pessoas diariamente, e uma ida ao clube acompanhada por um jogo de damas, já faz o dia melhorar em 90%. De acordo com pesquisas relacionadas à neurociência, as atividades de lazer como os jogos de tabuleiro estimulam as conexões cerebrais e podem retardar o surgimento de doenças degenerativas como o Alzheimer.

Esses jogos moldam a forma de raciocínio devido ao poder de concentração que exigem de quem joga.

O jogo de damas, por exemplo, tem a capacidade de construir um pensamento crítico, disciplina, paciência e análise das consequências. E também permite exercitar a memória e as competências de tomada de decisão, indicado como ferramenta para o raciocínio, por exemplo antes de uma reunião ou apresentação importante, jogue uma partida de damas, é uma forma de deixar a percepção mais ativa.

jogo de damas 3

Jogo de damas: aprendendo brincando

O jogo de damas possui formatos para todas as idades e é uma ótima opção para ensinar brincando!

Nos dias de hoje e com o excesso de utilização das tecnologias, é importante controlar o risco de se perder o contato com os outros e os jogos de tabuleiro servem de estímulo psicológico para as crianças, mas ao mesmo tempo permitem reconhecer e enfrentar certas emoções. Por serem jogos que envolvem outras pessoas, contribuem para a sua relação e comunicação com os outros.

O jogo de damas, trabalha a resistência à frustração, no jogo está implícito o perder e o ganhar que permitem que a criança e adolecente aprendam a lidar com o sentimento de frustração, que é essencial para o seu equilíbrio emocional e para o desenvolvimento da personalidade.

Ainda melhoram as relações sociais em qualquer idade, os jogos geram, tanto em crianças como nos adultos, alguma competitividade, mas também o espírito de equipe. Apesar de poder existir apenas um vencedor, ninguém sai perdendo, pois se focar na diversão e nas novas aprendizagens todos ganham!

Essa socialização será capaz de gerar comportamentos e noções de cooperação, autocontrole e honestidade. Ao transferir essas competências para qualquer ambiente, vai gerar facilidade na compreensão de conteúdos e no processo comunicativo de todos.

Jogo de damas: como jogar e regras

Escolha entre jogar sozinho contra o computador ou contra um amigo, o jogo de damas, por ser um jogo de tabuleiro, você pode escolher ainda jogar na beira da piscina, na arquibancada da quadra, no gramado do clube, apreciando um belo dia de sol!

  • Damas com captura: Se em sua diagonal houver uma outra peça, sendo essa da cor adversária, a captura só pode ser efetuada se houver uma ou mais casas vazias após a peça adversária, a captura é obrigatória. A dama não é obrigada a ficar uma casa após a peça capturada. Também é muito conhecido no mundo inteiro, está entre os jogos mais populares como: o xadrez, a dama e o dominó
  • Damas sem captura: A dama move-se em diagonal, percorrendo as casas vagas que quiser, para diante ou para trás, não tomando no seu percurso qualquer peça de cor contrária e não podendo mudar dessa diagonal
jogo de damas 1

O tabuleiro quadrado, de 64 casas alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 peças brancas e 12 pretas.

E o jogo começa! O objetivo é  capturar ou imobilizar todas as peças do oponente para vencer o jogo.

O tabuleiro deve ser colocado de modo que a casa angular à esquerda de cada parceiro seja escura, no início da partida, as peças devem ser colocadas no tabuleiro sobre as casas escuras, da seguinte forma: nas três primeiras filas horizontais, as peças brancas e, nas três últimas, as peças pretas.

A peça movimenta-se em diagonal, sobre as casas escuras, para a frente, e uma casa de cada vez.

A peça pode capturar a peça do adversário movendo-se para frente e permitindo também capturar a peça do adversário movendo-se para trás.

A peça que atingir a oitava casa adversária, parando ali, será promovida a “dama”, peça de movimentos mais amplos que a simples peça. Assinala-se a dama sobrepondo, à pedra promovida, outra da mesma cor.

jogo de damas 4

A dama pode mover-se para trás e para frente em diagonal uma casa de cada vez, diferente das outras peças, que movimentam-se apenas para frente em diagonal. A dama pode também tomar outra peça pela frente ou por trás em diagonal e lateral

Quando na casa contígua a uma peça houver uma peça adversária, com uma casa imediata vaga, na mesma diagonal, a peça a toma, passando para a citada casa vaga. Assim, a peça toma para a frente e para trás, sendo este o único movimento retrógrado da peça. Se após a tomada de uma peça, a circunstância se repetir, a peça continuará a tomada no mesmo lance, chamando-se a este movimento tomada em cadeia.

Se, nas diagonais da casa de partida da dama, houver uma peça adversária cuja casa imediata esteja vaga, a dama a toma, passando para qualquer casa vaga após a peça tomada. A dama também toma em cadeia.

A tomada é obrigatória. A peça e a dama têm o mesmo valor para tomar ou ser tomada. Se, no mesmo lance, se apresentar mais de um modo de tomar, é obrigatório executar o lance que tome o maior número de peças (lei da maioria).

A peça que toma poderá passar mais que uma vez pela mesma casa vazia, porém não poderá tomar qualquer peça mais de uma vez. Não será promovida a peça que, numa tomada em cadeia, apenas passe pela oitava casa adversária. As peças tomadas só deverão ser retiradas do tabuleiro depois de completo o lance.

As brancas têm sempre a saída, isto é, o primeiro lance da partida. Determina-se por sorteio ou convenção, para a primeira partida; nas seguintes, as brancas cabem alternadamente aos dois parceiros.

O lance é executado quando se leva diretamente à nova casa a peça tocada; a peça deve ser imediatamente solta.

O lance está completo quando a mão do jogador tiver largado a peça, ao movê-la de uma casa para outra.

A partida termina empatada quando, os dois parceiros concordarem com o empate; a partir de qualquer ponto da partida, ocorrer 20 lances sucessivos de Damas, sem tomada ou deslocamento de pedra, uma mesma posição se produzir pela terceira vez, cabendo ao mesmo jogador o lance, deverá o interessado reclamar o empate, antes que a posição se modifique (esta regra só vale se a partida estiver sendo anotada em uma planilha); e, na luta de três damas contra uma, o lado maior não conseguir obter vitória em vinte lances.

O jogo de damas, difundido por todo o mundo, acabou por receber alterações, dependendo da região em que é jogado, modificando assim algumas de suas regras. Agora com todo esse conhecimento, vamos então manter o cérebro ativo numa partida deliciosa, na beira da piscina?

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil