Como andar de bike pode melhorar a sua saúde

Andar de bike ajuda a melhorar a saúde e bem estar
Compartilhe:

Como andar de bike pode melhorar sua saúde

Desde o ar fresco em seu rosto até explorar novas rotas, há muito o que amar no ciclismo. Ele também vem com uma lista de benefícios para a saúde que tornam o passeio de bike um ótimo treino.

Qualquer tipo de atividade oferece um impulso para o seu corpo e cérebro, mas ao contrário de outros tipos de exercícios aeróbicos (como correr ou caminhar), você pode fazer do andar de bike um treino de alta intensidade sem colocar tanta pressão nas articulações.

Muitos dos estudos que analisaram como o ciclismo afeta a saúde descobriram que andar de bike apenas alguns dias por semana é suficiente para levar aos seguintes benefícios à saúde.

Sumário

1. Andar de bike aumenta a aptidão aeróbica (sem forçar suas articulações)

A atividade cardiovascular ou aeróbica é uma parte importante da aptidão física. As Diretrizes de Atividade Física para Americanos do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA (PDF) pedem que todos com mais de 18 anos façam pelo menos 150 minutos de cardio de intensidade moderada por semana (ou 75 minutos de cardio de intensidade vigorosa). Andar de bike em qualquer intensidade é uma maneira de incorporar esse tipo de movimento.

E se você é alguém que tem problemas nas articulações do quadril, joelho ou tornozelo, ou apenas quer evitá-los no futuro, o ciclismo é uma excelente escolha, de acordo com Bianca Beldini, DPT, fisioterapeuta e treinadora de triatlo certificada nos EUA. com sede em South Nyack, Nova York. “O ciclismo é considerado de baixo impacto, o que significa que coloca menos estresse nas articulações das extremidades inferiores”, diz ela. “Com uma configuração adequada da bicicleta, o ciclismo pode desafiar o sistema geral de uma pessoa sem carga excessiva ou forças adversas nas articulações”.

bike 2

2. Andar de bike aumenta a força do núcleo

Quando se trata de ciclismo, você provavelmente pensa em cardio, não em força. Mas Beldini diz que pedalar ao ar livre, em particular, pode desafiar significativamente os músculos abdominais e construir estabilidade central porque você precisa se equilibrar na bicicleta. Isso é mais  verdadeiro ainda em terrenos mais acidentados, onde você terá que mudar de direção com frequência para evitar obstáculos.

“Equilibrar o centro de massa do corpo sobre as rodas em movimento requer o envolvimento de vários músculos na parte inferior das costas, abdominais e quadris”, diz ela. “Mesmo pequenas mudanças enquanto você anda podem ativar esses músculos.”

3. Andar de bicicleta pode melhorar a saúde óssea

Atividades de alto impacto, como pular e correr, criam estresse no corpo que pode melhorar a densidade óssea, diz o Dr. Anand, que é uma parte importante do envelhecimento saudável. Mas só porque você prefere andar de bicicleta não significa que você está saindo perdendo – especialmente se você for off-road.

Um estudo de 2014, por exemplo, descobriu à época que o ciclismo de montanha pode criar impacto no solo suficiente para ser benéfico para a resistência óssea. Além disso, requer o envolvimento dos músculos da parte superior do corpo para manter a estabilidade, e a combinação desses fatores pode melhorar a estrutura óssea em geral, observam os pesquisadores no estudo.

bike 3
bike 5

4. Um passeio de bike pode ajudá-lo a dormir

Se você luta com a questão da qualidade do sono, adicionar um passeio de bike no início da noite pode ajudar, de acordo com uma pesquisa publicada em dezembro de 2021 na Sleep Medicine Reviews.

Embora a pesquisa tenha analisado vários tipos de exercícios aeróbicos, o ciclismo mostrou ser o mais benéfico, de acordo com Melodee Mograss, PhD, neuropsicóloga cognitiva do departamento de saúde, cinesiologia e fisiologia aplicada da Concordia University, em Montreal. Ela acrescenta que terminar um passeio cerca de duas horas antes de dormir parece ser o ideal.

“Não sabemos ao certo por que o ciclismo é tão dominante nesse sentido. Mas sabemos que exercícios como o ciclismo aumentam a temperatura corporal central rapidamente enquanto você o pratica, fazendo com que o corpo equilibre o aumento de calor com mecanismos de resfriamento”, ela diz. “Isso tende a criar uma regulação de temperatura mais eficiente, que se estende até a hora de dormir e pode ajudá-lo a adormecer mais rápido e a dormir melhor como resultado”.

5. Andar de bicicleta é bom para a saúde cardiovascular

Andar de bicicleta, como outros tipos de exercícios aeróbicos, desafia o coração, os pulmões e o sistema muscular de maneira benéfica, de acordo com Beldini. Isso aumenta a função cardiovascular, incluindo a circulação geral e a pressão sanguínea, e maior utilização de oxigênio.

Pesquisas passadas descobriram que as pessoas que fazem exercícios regulares de ciclismo têm menor risco de doença cardiovascular do que os não ciclistas.

Isso também se aplica ao ciclismo indoor. Uma pesquisa publicada em agosto de 2019 na revista Medicina sugeriu que combinar o ciclismo indoor com uma dieta saudável pode melhorar a capacidade aeróbica, a pressão arterial, o perfil lipídico e a composição corporal.

bike 4

6. Andar de bicicleta é um estimulante mental

A maioria dos exercícios é boa para o humor e a saúde mental, ciclismo não é exceção.

Um estudo publicado em fevereiro de 2019 no PLoS One analisou 100 adultos com idades entre 50 e 83 anos, cerca de um terço não eram ciclistas, outro terço (aproximadamente) pedalava pelo menos três vezes por semana e o terço final usava e-bikes, que são equipadas com um motor para fornecer assistência na pedalada. Ao longo das 8 semanas do estudo, os participantes foram solicitados a manter essas rotinas de ciclismo (ou não ciclismo). Aqueles que pedalaram pelo menos três vezes por semana – em bicicletas tradicionais ou e-bikes – mostraram melhorias significativas na saúde mental, função cognitiva e percepção geral de saúde e bem-estar em comparação com os não ciclistas.

Pessoas diferentes podem preferir um tipo de ciclismo a outro, diz Beldini. Ela recomenda passar algum tempo experimentando diferentes tipos de ciclismo e em diferentes terrenos, para descobrir o que você mais gosta.

Venha andar de bike no Clube Paineiras do Morumby!

No Clube Paineiras do Morumby o associado pode andar de bike com segurança e obter todos esses benefícios para a saúde que essa atividade traz!

Seus 120 mil m² abrigam uma reserva de mata nativa, um vasto complexo esportivo e diversas opções de atividades sociais. Considerado um oásis de tranquilidade e segurança em meio ao caos urbano, é o espaço ideal para programas familiares e muita diversão.

Venha andar de bike no Clube Paineiras! Ainda não é associado? Fale com a nossa equipe!

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil