Bocha – Conheça Tudo Sobre essa Modalidade

Bocha - Conheça Tudo Sobre essa Modalidade

A Bocha é um jogo competitivo presente nos momentos de lazer e recreação e até o mais alto nível de competição, atualmente reconhecido por entidades oficiais de nível internacional, inclusive já se tornando um esporte paralímpico.

O jogo de Bocha é um dos esportes mais desafiadores e de significativo crescimento em todo o mundo, principalmente por sua característica eficiente para o desenvolvimento de coordenação, sendo uma prática muito requisitada e recomendada para pessoas com disfunções motoras, promovendo uma verdadeira condição de inclusão e igualdade de participação.

Sumário

História da Bocha

Há indícios fortes de que a modalidade tenha sido praticada originalmente como um tipo de passatempo na Grécia e Egito antigo, vindo, posteriormente, a se tornar um esporte na Itália durante o período imperial.

Na Itália, o “Bocce”, consistia em um jogo muito similar ao boliche, porém, praticado no gramado. Esse tipo de jogo foi profissionalizado em festivais organizados por nobres e governantes, difundindo-se amplamente por outros países europeus, popularizando-se principalmente no início do século XVI, sobretudo em Portugal, França, Inglaterra e Espanha.

Sua origem em terras brasileiras se deu, principalmente, com influência dos italianos que chegaram ao Rio Grande do Sul no início do século XX. A prática passou rapidamente a se perfilar em praças, clubes, centros comunitários, empresas, paróquias e outros. Em 1943, a modalidade foi reconhecida como um esporte pela Confederação Brasileira de Desporto (CBD).

Bocha 2

Como se joga e quais as regras do jogo de Bocha?

A Bocha pode ser praticada por qualquer pessoa, sendo um dos esportes mais democráticos do mundo, sem restrições de idade, gênero ou limitações físicas. 

Cada jogador recebe quatro bolas para lançar durante uma partida, objetivando marcar pontos ao posicioná-la o mais próximo possível do bolim (bola menor que é lançada inicialmente como alvo).

A partida pode ser jogada entre duas pessoas ou duas equipes, sendo quatro bochas (bolas) para cada equipe, ou seja, duas para cada jogador.

A partida consiste em lançar bochas e situá-las o mais perto possível do bolim. O adversário, por sua vez, tentará situar as suas bolas mais parte ainda do bolim, ou “remover” as bolas dos seus oponentes.

Conheça algumas das principais regras do esporte:

  • O jogo deve ocorrer em um espaço de madeira ou piso sintético de superfície inteiramente lisa. O espaço oficial para disputas mede 26,50 m de comprimento por 4 m de largura.
  • O jogo se inicia com o lançamento do bolim. Assim, o local em que o bolim estiver passa a ser o alvo para aproximação das bochas.
  • Ao ser lançado, o bolim deve permanecer no espaço designado entre duas linhas na extremidade da quadra oposto àquela onde se encontram os jogadores.
  • As equipes sorteiam entre si quem inicia lançando o bolim. 
  • As bochas devem ser lançadas partindo do ar e não do solo.
  • Além de tentar acertar o alvo, os jogadores podem tentar eliminar as bochas do adversários, distanciando-as do bolim, liberando caminho para futuras jogadas.
  • Vence a disputa a equipe que tiver a bocha mais próxima do bolim ao final do lançamento das bochas.
Esporte Bocha

Quais os equipamentos necessários para a prática da Bocha?

Os equipamentos para Bocha passam por:

  • Bolas ou bochas: 13 bolas feitas com fibra sintética e superfície de couro nas cores vermelha, azul e branco, confeccionadas em tamanho menor do que as bochas convencionais e pesando 280 gramas.
  • Caixa de bola morta: recipiente em que são colocadas as bolas lançadas para fora da área de jogo durante a partida.
  • Trena: equipamento de medida utilizado para verificar a distância entre as bolas coloridas lançadas pelos atletas e a bola branca.
  • Sinalizador do árbitro: material quadrado com bordas arredondadas, geralmente feito de madeira, com as cores das bolas (azul e vermelho), usado para sinalizar o jogador a realizar a jogada.
  • Ponteira ou antena: faixa ou capacete utilizado pelo atleta em sua cabeça e que contém um prolongamento (antena) com o qual ele impulsiona a bola pela calha.
  • Calha ou rampa: instrumento de acrílico e alumínio fabricado com um tripé de sustentação pelo qual o atleta orienta o lançamento da bola quando se encontra impossibilitado de usar os braços.

 

Bocha 4

O campo tradicional de Bocha é feito em terra ou no asfalto. Tem como medidas cerca de 27,5 metros de comprimento e entre 2,5 a 4 metros de largura. O campo deve ser delimitado com uns separadores, podendo eles ser de madeira, com uma altura de pelo menos 12 centímetros.

As bolas são de couro (pelica) e feitas à mão, preenchidas com grânulos especiais e possuem uma grande durabilidade. As bolas de bocha pesam entre 275 ± 12 gramas. Diâmetro entre 270 mm ± 8 mm. As bolas de couro (pelica) são normalmente utilizadas em qualquer tipo de pavimento interior.

Quais os benefícios de praticar Bocha?

A Bocha proporciona muitos benefícios aos seus praticantes, tendo como principais:

1 - Preparo físico

Como a cancha – espaço onde se pratica o esporte – tem 60 metros, é exigido preparo físico dos jogadores. Isso quer dizer que, ao percorrer o espaço, o jogador se mantém ativo e ainda tem sua capacidade motora estimulada, seja para carregar as bolas ou lançá-las.

Bocha 3

2 - Exercício para a mente

O jogo demanda planejamento, portanto, exercita o cérebro do participante. Além disso, outra habilidade mental muito exigida é a concentração. A Bocha, apesar de parecer simples, é um esporte que desafia os jogadores e estimula-os a evoluir.

Além disso, é possível elencar outros benefícios como:

  • Músculos exercitados, principalmente os dos braços;
  • Estímulo da coordenação motora;
  • Amizades e novos relacionamentos;
  • Favorece o senso de planejamento e estratégia;
  • Aperfeiçoa a habilidade de foco e concentração.

Curiosidades sobre a Bocha

Conheça algumas curiosidades sobre o esporte:

  • Embora tenha sido reconhecida como esporte no Brasil em 1943, o bocha se filiou à Confederação Sul-Americana apenas em 1950.
  • A evolução técnica e a popularização da modalidade a tornou atrativa no Brasil, aumentando o número de praticantes e equipes de competidores. Contudo, a primeira equipe feminina de bocha no Brasil surgiu somente em 1966.
  • A primeira medalha em jogos das Paraolimpíadas foi conquistada por Róbson Sampaio de Almeida e Luiz Carlos “Curtinho” na modalidade lawn bowls, antecessora do bocha adaptado, na edição dos jogos de Toronto 1976.
  • A consolidação do bocha paralímpico como modalidade esportiva se expressa pelo fato de ela estar no topo da lista de modalidades disputadas nos Jogos Paralímpicos, sendo considerada a modalidade mais aclamada.
  • Na modalidade paralímpica, atletas com grau elevado de comprometimento da funcionalidade usam canaletas para direcionar as bochas. Nesse caso, são auxiliados pelos “calheiros”, que posicionam a canaleta conforme suas orientações. Em geral, os calheiros compõem a equipe esportiva, mas também podem ser familiares (pai ou mãe) do atleta.

Onde praticar Bocha?

O Paineiras se destaca em várias modalidades esportivas, sejam elas de esportes com base no lazer, no encontro de amigos, ou até mesmo nas disputas de diversos tipos de campeonatos, nacionais, internacionais e interclubes, para as mais variadas faixas etárias, desde os campeonatos para jovens e crianças até as competições de master.

O clube dispõe de uma cancha de bocha com medidas oficiais. O espaço está disponível para a prática espontânea de associados e periodicamente a Área Recreativa promove eventos para disputa entre associados.

Se interessou? Quer praticar Bocha? Entre em contato na nossa central e venha conhecer a infraestrutura do clube Paineiras do Morumby e se torne um associado. Você não vai se arrepender!

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil