Brinquedoteca

Brinquedoteca - Um Mundo de Atividades para o seu Filho | Clube Paineiras

Crianças têm energia de sobra…Imagina cenários e sabe como redescobrir o mundo a todo o momento. Não à toa, a infância é a fase mais plena do ser humano. Por essas e outras que o clube Paineiras do Morumby investe pesado na sua estrutura sócio-cultural, com diversos cursos, atividades e a famosa brinquedoteca.

A brinquedoteca do clube Paineiras foi pensada para abrigar diferentes faixas etárias de crianças, mas principalmente para a realização de atividades que desenvolvam o sentido sociocultural nelas.

Neste artigo, vamos entender como as brincadeiras e atividades são fundamentais para o crescimento saudável dos pequenos, e como o clube Paineiras do Morumby investe na criação de um ambiente seguro e estimulante através de suas atividades sócio-culturais.

Brinquedoteca

O papel da brincadeira no desenvolvimento da criança

Brincar é a maior expressão de uma criança. É por meio dela que ela se comunica com o seu ambiente, com a sua cultura e experimenta o fazer. É a diversão, por exemplo, que ajuda a criança no desenvolvimento de habilidades físicas, motoras e cognitivas, e a construir valores como responsabilidade, resiliência, respeito, criatividade e imaginação.

Em recreações simples, como esconder e achar, ela é capaz de identificar o estado lúdico do brincar e o sorriso dos adultos, ficar satisfeita e começar a criar vínculos com eles.

No momento em que a criança entra no mundo do faz de conta, ela experimenta o que observa e representa diferentes papéis. Atividades com tecidos, caixas de papelão, potes, proporcionam aos pequenos a possibilidade de usar a imaginação e provocar a vontade de criar sua própria brincadeira.

Deixar a criança brincar, ter tempo livre para explorar, descobrir e criar é fundamental para o desenvolvimento saudável, pois é importante que exista o tempo de brincar sozinho e também de ter lazer com os mais velhos ou com pessoas que tenham mais experiência.

crianca

Como é a brinquedoteca do clube Paineiras do Morumby?

Na brinquedoteca do clube Paineiras, a garotada aprende conceitos fundamentais para a vida, como saber perder um jogo, assim como a celebrar a vitória generosamente, sem humilhar quem foi derrotado.

O ambiente é agradável e alegre, perfeito para que a criançada se divirta e solte a imaginação com os amigos, podendo escolher brinquedos e partilhar brincadeiras. O clube também oferece diversas atividades programadas, tais como:

1. Hora do Conto: incentivando os pequenos a tomar gosto pelo hábito da leitura. Deixando fluir a fantasia e a criatividade, a garotada entra em contato com as figuras e com os personagens de livros e histórias em quadrinhos de uma forma descontraída.

2. Circuito de Brincadeiras: proporcionando diferentes formas de brincar, o Circuito de Brincadeiras estimula a criançada a participar de atividades em grupo que auxiliam no seu desenvolvimento e incentivam o trabalho em equipe e o aprendizado.

brinquedoteca 2

O clube também programa diversas atividades temáticas em datas comemorativas como o Dia das Crianças, Halloween e muitos outros. Além disso, o Paineiras também conta com um Centro Cultural onde está o SEARTI (Setor de Educação Artística) onde acontecem diversas oficinas, ensinando aos pequenos que o brinquedo não precisa ser o mais caro ou o mais tecnológico, ao produzirem seus próprios brinquedos eles se divertem e valorizam o trabalho que fizeram. Além de aprender a importância de cuidar do nosso meio ambiente, a criança começa a desenvolver suas habilidades manuais. 

O clube também conta com uma área de auxílio para as mamães, com um Berçário e Fraldário onde elas encontram áreas de banho, copa, cozinha, além de um espaço para atividades culturais e a área do sono climatizada com trocador e um belo jardim de inverno.

O Clube Paineiras do Morumby há muitos anos também desenvolve um grande trabalho formativo com as crianças.. A área de formação do departamento de esportes, por exemplo, é responsável por todos os cursos de iniciação e aperfeiçoamento esportivo do Clube divididos em dois setores:

1. SEFFE – Setor de Educação Física e Formação Esportiva: O SEFFE tem como objetivo atender associados a partir de 1 ano de idade buscando o desenvolvimento motor, psicoafetivo e social, despertando o interesse pela prática esportiva direcionando futuramente para escolha de uma modalidade específica.

2. SAT – Setor de Aperfeiçoamento técnico: O SAT tem como objetivo propiciar a continuidade da prática esportiva através de atividades constantes para que crianças e jovens não percam o interesse por falta de atividades coordenadas e encaminha alunos com potencial competitivo para equipes do competitivo do clube ou quando não existe para outros clubes. Os cursos oferecidos pela área formativa SEFFE/SAT  já reúne aproximadamente 3.500 crianças e jovens inscritos.

Os mais de 3.500 alunos contam com mais de 40 cursos em várias modalidades, dentre elas: Acqua baby, atletismo, basquetebol, educação do movimento, futebol de campo, futebol society, futsal, ginástica olímpica, ginástica rítmica, handebol, iniciação esportiva, judô, karatê, nado sincronizado, natação, natação kids, polo aquático, squash, tênis, voleibol e muitos outros.

O clube Paineiras do Morumby acredita e pratica o bom desenvolvimento das crianças

São Paulo é a maior cidade do país, uma metrópole que ferve e carrega em seu DNA o título de capital financeira do Brasil, porém, juntamente com todos esses títulos vêm também os problemas, que são proporcionais. Segurança é um dos deles.

Pensando nessa necessidade, o Paineiras, que ocupa hoje uma área de quase 120 mil metros quadrados, oferece aos seus associados um complexo esportivo e sociocultural completo, proporcionando às famílias paineirenses um ambiente seguro e acolhedor para o dia a dia.

O objetivo do clube é proporcionar um ambiente onde todos se sintam seguros, confortáveis e possam desfrutar de diversas atividades esportivas e de lazer, pois acreditamos que a obra humana que mais nos aproxima de Deus é a perpetuação da espécie através dos filhos. Nosso DNA é levado às gerações futuras e de algum modo nos permite a sensação de eternidade. Talvez seja esta a explicação para o vínculo e o amor tão forte que une pais e filhos. Eles são únicos e especiais.

Acreditamos, enfim, que a criança que brinca e aprende, fortalece o corpo, a cultura e enriquece a alma, binômio seguro para moldar a criança de hoje para o homem do amanhã.



Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil

Artigos relacionados