Xadrez

Sumário

Xadrez, esporte, arte? Saiba tudo sobre o Xadrez

Nós, seres humanos, gostamos de sistematizar tudo em nossa vida. Categorize e classifique tudo ao redor e facilite a vida. Mas, nem tudo deve ser classificado ou pode ser classificado. Algumas coisas são únicas à sua maneira. Assim como o xadrez

É um jogo, um esporte, uma arte ou ciência? Não sabemos, mas sabemos que é popular e educativo. É jogado além-fronteiras, independentemente da idade, sexo ou comunidade. O xadrez é uma atividade que une as pessoas.

O ex-grande mestre Anatoly Yevgenyevich Karpov, fez esta declaração depois de se aposentar de uma carreira gloriosa. Ele era um jogador que não corria riscos ousados para ser mais esperto que seu oponente, mas era firme e comemorava cada pequeno movimento que levava o oponente a enfrentar sua derrota. Ao perguntarem sobre seu estilo de jogo, comentou: 

“Digamos que o jogo pode continuar de duas formas: uma delas é um belo golpe tático que dá origem a variações que não dão lugar a cálculos precisos; o outro é uma clara pressão posicional que leva a um final de jogo com chances microscópicas de vitória… Eu escolheria [o último] sem pensar duas vezes. Se o oponente oferece um jogo afiado, não me oponho; mas em tais casos tenho menos satisfação, mesmo que ganhe, do que de um jogo conduzido de acordo com todas as regras da estratégia com sua lógica implacável.”

Vamos imaginar as três forças motrizes que tornam o xadrez bonito de acordo com Anatoly.

A arte que faz o xadrez

Quando pensamos em arte, pensamos em pintura, música e literatura. Fiel a todos os sentidos, o que dela se extrai é o que torna a arte sublime. Arte é qualquer coisa que seja criativa, engenhosa e inovadora. Agora você pode relacioná-lo ao xadrez?

Seja criativo com suas táticas e estratégias. Você pode continuar lendo livros, mas todo artista (aqui um jogador) tem um estilo de assinatura. Usando sua mente criativa para moldar qualquer jogo em favor deles. 

Considere um jogo de xadrez como um pintor pintando. Aqui o jogador é igual ao pintor, é habilidoso e dedicado. Cada vez que o pintor pinta um quadro, ele usa uma variedade de cores e o resultado final é sempre incerto. Da mesma forma, o jogador de xadrez calcula seus movimentos para vencer o oponente.

Como a beleza do xadrez é experimentada? Como os jogadores ficam absortos no jogo de xadrez? Parte da beleza do xadrez está em sua qualidade de experiência. Mihaly Csikszentmihalyi fala de “fluxo” para capturar a capacidade das pessoas de se concentrarem em uma atividade tão de perto que perdem a consciência do tempo, do ambiente externo e da autoconsciência. Tais experiências tornam-se autotélicas, à medida que os limites entre o eu e a atividade desaparecem. É quando somos mais criativos, produtivos e satisfeitos em nosso trabalho, lazer e vida pessoal.

Csikszentmihalyi selecionou o xadrez como um exemplo chave de uma atividade focada. Os jogadores relatam um melhor desempenho quando a experiência de fluxo é maximizada e eles “entram” no jogo. Não é apenas a lógica das peças no tabuleiro que contribui para tratar o xadrez como arte, mas as emoções vivenciadas. Movimentos líquidos substituem escolhas concretas.

A medida quantitativa da ciência

A ciência tem tudo a ver com fatos e números. Trata-se de técnicas que podem resolver problemas e levar você a soluções. Qual é o objetivo de um jogador de xadrez? É certamente destronar seu oponente. 

Mas isso não é fácil, o jogador precisa calcular o risco e depois levar adiante seu plano com dados estratégicos adequados. Esta é a ciência necessária para jogar uma partida de xadrez. A habilidade é adquirida por experimentação ou tentativa e erro. 

Assim como qualquer domínio da ciência, matemática ou psicologia, você precisa estudar o assunto para saber mais sobre ele ou praticá-lo. Você precisa saber o básico para ser um mestre no xadrez. As medidas absolutas e como cada movimento lhe traria o quê.

As emoções de um esporte

Um esporte pode te levar a ter um monte de emoções. É sobre entusiasmo, espírito, felicidade, paixão e também um potencial para abraçar o fracasso. Você pode chamar o xadrez de jogo ou esporte, mas ambos trazem todas essas emoções. 

A batalha do trono pode ser chamada de jogo mental, mas é preciso um esforço imenso, tanto mental quanto físico, para entender o jogo. O xadrez é uma emoção para muitos, que o adoram como qualquer outro esporte. 

O que o tornou popular é justamente que é necessário o mesmo nível imaculado de prática que faz um jogador de críquete, um jogador de futebol ou um jogador de badminton se destacarem entre os milhares.

xadrez menino

Características do jogo

O xadrez é jogado em um tabuleiro de 64 casas dispostas em oito linhas verticais chamadas de colunas e oito linhas horizontais chamadas de fileiras. Esses quadrados alternam entre duas cores: uma clara, como branco, bege ou amarelo; e outra escura, como preto ou verde. O tabuleiro é colocado entre os dois adversários para que cada jogador tenha um quadrado de cor clara no canto direito.

Notação algébrica

Movimentos individuais e jogos inteiros podem ser registrados usando uma das várias formas de notação. De longe a forma mais usada, a notação algébrica (ou coordenada), identifica cada casa do ponto de vista do jogador com as peças de cor clara, chamadas brancas. 

As oito linhas são numeradas de 1 a 8, começando com a linha mais próxima das brancas. As colunas são rotuladas de a a h começando com a coluna à esquerda da branca. Cada quadrado tem um nome que consiste em sua letra e número, como b3 ou g8. Além disso, as colunas de a a d são referidas como ala da dama e as colunas de e a h como ala do rei.

Movimentos

O tabuleiro representa um campo de batalha no qual dois exércitos lutam para capturar o rei um do outro. O exército de um jogador consiste em 16 peças que começam a jogar nas duas fileiras mais próximas a esse jogador. Existem seis tipos diferentes de peças: rei, torre, bispo, rainha, cavalo e peão; as peças distinguem-se pela aparência e pela forma como se movem. Os jogadores alternam lances, as brancas vão primeiro.

Xadrez no Clube Paineiras do Morumby

Pratique Xadrez no Clube Paineiras do Morumby! O Clube oferece aulas online e presenciais. A matrícula pode ser feita até 23/10/2022. Confira horários e preços aqui

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados