Cinema Paineiras

Cinema Paineiras

Cinema Paineiras - Entenda a Importância da Sétima Arte | Clube Paineiras

O cinema se apresenta como uma grande ferramenta de entretenimento e interação na sociedade. Através dele, diversas histórias são aprendidas, seja em temáticas morais, sociais, atuais e outros, fazendo com que as pessoas se conscientizem e sejam mais informadas em diversos espectros.

O clube Paineiras do Morumby valoriza o papel das artes na sociedade, se desenvolvendo sempre na base em um conceito de oferecer aos seus associados diversas atividades de lazer seja no encontro entre amigos, em suas atividades sociais e culturais, cursos, como também na composição de suas peças de teatros e do cinema Paineiras, que oferece os mais variados filmes para seus associados.

Sumário

Qual é a importância do cinema em nossas vidas?

O cinema é, sem dúvidas, um dos meios de expressão cultural mais importantes da sociedade industrial e tecnológica contemporânea. A relação entre cinema e educação, por exemplo, seja no contexto escolar ou na educação informal, é parte da própria história do cinema.

Desde os primórdios das produções cinematográficas, diretores e produtores consideravam os filmes como uma poderosa ferramenta para instrução, educação e reflexão humanas.

O fato é que a relação entre cinema e conhecimento excede e muito o campo da educação formal. Além do conhecimento que pode ser localizado no campo da imagem e da edição, ele também pode envolver diversos outros elementos importantes para nossa percepção, desde os sons até elementos como o tempo, o espaço e outros.

foto4 cinema

A variedade de saberes encontrados nos filmes, portanto, transcendem a simples utilização do estímulo audiovisual ou da ilustração de uma realidade, mas também fornecem ferramentas para uma melhor reflexão e investigação das realidades, trabalhando o aspecto sociocultural, discutindo questões importantes para a nossa rotina como seres humanos.

A utilização do cinema como veículo e ferramenta de ensino-aprendizagem oportuniza o enfoque dos diversos aspectos culturais, históricos, literários e políticos, proporcionando uma visão mais integral sobre nossa vida. Nesse contexto, o cinema se torna um espaço educativo cheio de potencialidades e um meio de contribuir para a mudança social.

Erra quem acredita que somente os filmes denominados “educativos”, instrucionais ou que possuem alguma temática direta com conteúdos desenvolvidos no contexto escolar possam trazer reflexão e aprendizado. Qualquer filme retrata o pensamento e a criação humana de um determinado modelo social e momento histórico, e portanto, educa a quem o assiste, gerando uma reflexão e impressão sobre o mundo.

Benefícios que o cinema oferece

1. Promove o bem-estar e a saúde mental

Diversas pesquisas já identificaram que as pessoas que se inserem no mundo das artes costumam ter uma vida mais ativa e feliz. A participação cultural, seja ela na forma ativa ou como espectador, faz com que as pessoas tenham uma rotina mais dinâmica e agregam mais conhecimento ao seu mundo, estimulando o funcionamento do corpo e da mente de forma conjunta.

foto2

2. Ajuda a diminuir a pressão e o estresse

Quem costuma ir ao cinema ou possui outros hobbies para as horas livres consegue desopilar o estresse diário. Isso altera em grande parte o sistema funcional e imunológico, trazendo melhor qualidade de vida e combate ao estresse, ansiedade, pressão e irritabilidade.

É imperceptível, mas os momentos de risos e emoções que um filme produz em nosso ser são fundamentais para eliminar a tensão cotidiana, trazendo mais leveza, calmaria e alegria.

foto3 cinema

3. Aumenta o conhecimento e o vocabulário cultural

As atividades culturais sempre agregam conhecimento. É através do lúdico que nós entendemos vocabulários de outros tempos, entendemos diversos costumes, encontramos maneiras de superar nossas limitações, transpor dificuldades, encarar medos e desafios.

O cinema é responsável por dar significado a muitas coisas que não compreendemos, influenciando em nosso autoconhecimento e de outras verdades mundanas.

Área sociocultural do clube Paineiras do Morumby

O Clube Paineiras do Morumby, hoje, oferece diversas atividades socioculturais, contando com instalações de ponta e um moderno e completo complexo esportivo, além das instalações para eventos e atividades socioculturais do clube.

O complexo esportivo, por exemplo, é composto por 7 piscinas aquecidas, sendo uma delas olímpica, uma piscina kids e 5 piscinas sociais. São 2 quadras de peteca, 4 quadras de areia, 15 quadras de tênis, 3 ginásios, pista de skate, pista de atletismo, 1 campo de futebol com medidas oficiais, 1 campo de society, fitness completo, sala de levantamento de peso olímpico, cancha de bocha, além de diversas salas para atividades específicas como pilates, boxe, yoga e outras.

Na área educativa e cultural, a estrutura também comporta além do cineteatro Paineiras, sala de leitura, biblioteca e um complexo com 13 salas para abrigar os milhares de alunos dos cursos do departamento sociocultural.

O clube também oferece diversas atividades esportivas e culturais para as crianças. A Brinquedoteca do clube, por exemplo, já registrou a presença de cerca de 23.000 pequenos paineirenses que participaram de atividades recreativas monitoradas e das diversas oficinas realizadas ao longo do ano. O espaço possui um moderno Playground com diversão garantida diariamente.

O clube também promove o tradicional Paineiras CAMP, que reúne crianças na faixa etária de 3 a 12 anos de idade. São mais de 30 anos promovendo a integração entre as crianças associadas do clube durante os meses de férias escolares. É um evento de caráter recreativo, lúdico e educativo que proporciona momentos inesquecíveis há várias gerações, com mais de 500 crianças participando a cada temporada.

São mais de 60 anos de história, entregando aos associados espaços e atividades que representam passos em direção ao futuro e ao incentivo das atividades culturais, como é o cinema Paineiras e os demais ambientes criados e desenvolvidos para fornecer o máximo em qualidade de vida para os associados. 

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil