Um campeão do mundo na casa

Compartilhe:

Um dos maiores vencedores da história do esporte. Como jogador de futebol, são 25 títulos conquistados, entre eles o de campeão da Copa do Mundo de 2002, a última vencida pelo Brasil. O nome dele com certeza você conhece: Juliano Belletti.

O que talvez nem todos saibam é que Belletti faz parte da família Paineiras e aproveita para desfrutar de tudo o que o clube oferece junto de sua família. O ex-jogador, autor do gol que deu o título da Champions League de 2006 ao Barcelona, tem prazer em compartilhar o que viveu na copa da Coreia do Sul e do Japão e fica muito feliz por estar na história do maior torneio de futebol do mundo.

“Tudo ao meu redor lembra a conquista de 2002. Em todos os eventos que sou convidado para dar palestras, o assunto é esse: falar sobre as experiências vividas naquela copa e tudo os detalhes que fizeram parte dessa história. Não é fácil ganhar uma copa do mundo, e as pessoas reconhecem e não esquecem disso em qualquer lugar que passo. Poucos jogadores conseguem alcançar esse feito e é um grande privilégio ter feito parte do penta”, enfatiza Belletti.

Além da seleção brasileira e do Barcelona, o garoto que saiu de Cascavel, no Paraná, para ganhar o mundo, defendeu times gigantes como Chelsea, Villarreal, Cruzeiro, Atlético Mineiro, São Paulo e Fluminense. Antes de tudo isso, ele não imaginava que o tanto que o futebol havia reservado para seu futuro.

Eu no Paineiras

“O pensamento era subir degrau por degrau. Primeiro de tudo, me tornar um jogador profissional e ter um bom desempenho no time principal. Chegar à seleção era um objetivo mais distante, mas acabou acontecendo muito cedo, aos 19 anos. O curioso é que cheguei a ser convocado em duas posições diferentes, como volante e depois como lateral. Aí o sonho de disputar uma copa do mundo começa a se desenhar na cabeça”, detalha o ex-jogador.

E Belletti conta algo bem curioso no dia em que esse sonho se tornou uma realidade. De fato, para ele não foi uma grande surpresa a notícia da convocação para disputar o mundial na Ásia. Sob o comando de Luiz Felipe Scolari, ele havia disputado quase todos os jogos pela seleção brasileira antes da copa. Por tanto, já era de se imaginar que ele faria parte do time. Mas o técnico quis tranquilizar ainda mais o atleta em relação a isso.

“A convocação oficial da seleção brasileira que iria disputar a copa de 2002 aconteceu em uma segunda-feira. No sábado anterior ao do anúncio, o Felipão me ligou para dizer que eu já estava garantido. Quando isso aconteceu, veio na memória tudo o que tinha feito em toda minha carreira. Uma emoção muito grande”, relembra o campeão do mundo.

Para a copa que está chegando, Belletti está otimista e vê a seleção brasileira como uma das favoritas para vencer. Mais do que torcer pelo êxito do Brasil no torneio, ele pensa em tudo de bom que uma conquista do mundial pode trazer para o país. “O futebol é algo que traz alegria e esperança para a realização de sonhos. Sei o quanto isso pode fortalecer o Brasil em tudo isso. Por isso, torço muito para o Brasil vencer essa copa”, confessa.

Atualmente, Belletti é treinador do time sub-20 do São Paulo, palestrante, CEO da Belletti Sports e diretor da rede Belletti Soccer Academy. No Paineiras, ele celebra a oportunidade de criar e educar seus filhos. Segundo ele, o clube contribui e muito para o desenvolvimento deles, que cresceram rodeados de todos os valores de modalidades como futebol, judô e tênis, esportes que praticaram por um bom tempo e tiveram muita importância na  construção dos adolescentes respeitosos que são.