Campo de Futebol – História do Esporte e Dimensões

O clube Paineiras do Morumbi é reconhecido pela dedicação e investimento que faz em sua infraestrutura, seja nas piscinas, instalações, campo de futebol, quadras, como na organização de torneios, sejam eles internos ou externos, recebendo eventos de diversos portes, sejam eles nacionais ou internacionais.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre o campo de futebol, suas dimensões, um pouco da história do futebol de campo e a infra-estrutura do clube Paineiras para receber o esporte mais amado do país!

Sumário

História do futebol de campo

Apesar da origem do futebol de campo ser recorrentemente atribuída aos ingleses, o fato é que quase todas as culturas do mundo possuem alguma referência ao futebol e a toda a estrutura que o acompanha, como a criação de campos e demarcações que regem o jogo.

Chineses, japoneses, italianos, gregos antigos, persas, vikings e tantos outros povos jogavam algum tipo de jogo de bola em tempos muitos distantes, o que dá a medida de como o interesse pela criação de jogos e estruturas são importantes e remontam nossa história como humanidade.

Os chineses, por exemplo, praticavam o Tsu Chu há mais de 3000 anos atrás. A princípio aquela atividade era um treino militar. Após as guerras, formavam-se equipes para chutar a cabeça dos soldados inimigos.  Com o tempo, as cabeças foram sendo substituídas por bolas de couro revestidas com cabelo. Formavam-se duas equipes com oito jogadores e o objetivo era passar a bola de pé em pé sem deixar cair no chão, levando-a para dentro de duas estacas fincadas no campo montado. Estas estacas eram ligadas por um fio de cera.

Na Grécia antiga também já existiam jogos de bola com campos pensados para a preparação de soldados, posteriormente para fins recreativos. O nome do esporte era Epyskiros, jogo disputado com os pés em um campo retangular, por duas equipes de onze jogadores.

O número de jogadores podia mudar de acordo com as dimensões do campo. Podia-se ter até 17 jogadores de cada lado, como acontecia no século I a.C em Esparta. A bola era feita de bexiga de boi e recheada com ar e areia, que deveria ser arremessada para as balizas, no fundo de cada lado do campo.

Outros países também possuem esportes muito parecidos com o futebol, não só pela divisão de jogadores, na utilização de uma bola como na estrutura e dimensões dos campos.

Jogador de futebol grego antigo

O futebol como conhecemos hoje só realmente alçou voo e começou a tomar forma na Inglaterra, em meados de 1863. Tudo começou quando duas associações de jogos de bola, a futebol association e futebol tipo rugby, se separaram.

jogadores

Os partidários do rugby não aceitavam um jogo onde era proibido utilizar apenas os pés para jogar. Isso acabou dando origem à The English Football Association, a primeira associação inglesa de futebol.

Pouco tempo depois, já em 1871, a associação já contava com 50 clubes e, naquele mesmo ano, a primeira competição, a FA Cup, já acontecia.

Com a rápida ascensão do futebol na Inglaterra e a enorme influência britânica sobre o mundo na época, logo o futebol começou a se espalhar por outros países, como Escócia, País de Gales, Irlanda, Holanda, Dinamarca, Argentina, Chile, Bélgica, Itália, Suíça, Nova Zelândia e Uruguai.

Dimensões do campo de futebol

As primeiras regras do futebol surgiram em 1848 com a publicação do Código Unificado na Inglaterra. Com ela, o esporte foi autorizado para ser praticado no mundo todo, com definição do tamanho do campo, regras e até recomendações para a produção das bolas, que passou a ser de couro.

Atualmente para a disputa do futebol, a International Football Association Board, órgão que regulamenta as regras de futebol desde 1883, prevê campos com as dimensões mínimas de 45 m x 90 m, e máxima de 90 m x 120 m.

Para jogos internacionais, porém, a FIFA rege regras mais específicas, permitindo apenas campos com dimensões mínimas de 64 m x 100 m e máxima de 75 m x 110 m.

No Brasil, em conformidade com as grandes ligas do mundo como a Premier League da Inglaterra e La Liga da Espanha, a CBF, desde 2016, padronizou todos os campos das séries A e B do futebol masculino profissional, garantindo a mesma medida dos gramados da Copa do Mundo FIFA: 105 m x 68 m.

A padronização das dimensões dos campos de futebol visa proporcionar isonomia no jogo, deixando que jogadores e clubes dependam apenas de suas habilidades para vencer uma partida, e não de diferenciais extra campo, como um campo maior que os padrões, o que pode afetar a percepção e fôlego de atletas não acostumados, ou um gramado de péssima qualidade, que pode favorecer o time que está acostumado a aquele gramado.

Os campos de futebol Society também possuem tamanhos oficiais padronizados pela FIFA. O campo com 5 jogadores, por exemplo, tem dimensões mínimas de 15 m x 25 m e máxima de 25 m x 42 m. Já as dimensões do campo de futebol Society de 7 jogadores é de 25 m x 45 m no mínimo e de 35 m x 55 m no máximo.

campo futebol aereo

Outras dimensões:

A linha lateral dos campos de futebol devem ser, obrigatoriamente, as maiores. As duas dimensões podem variar entre os 90 m e os 120 m. Segundo o regulamento da FIFA para jogos internacionais, as medidas devem ficar entre os 100 m e os 100 m.

  • A linha de fundo pode ter entre 45 m e 90 m. No caso dos jogos profissionais, essas medidas devem ficar entre os 64 m e os 75 m.
  • Os gols devem ter 7,32 m de largura e 2,44 m de distância entre a trave superior e o chão.
  • Na grande área, as duas linhas perpendiculares à linha de fundo devem estar a 16,5 m de cada trave. Essas linhas se prolongam para dentro do jogo, também em uma distância de 16,5 m do gol.
  • A linha do pênalti deve ficar a 11 metros do meio da linha que une os dois postes da baliza.
  • Por fim, a FIFA determina que as linhas devem ter todas a mesma espessura, com um máximo de 12 cm.
 
 
  

Futebol de campo no clube Paineiras do Morumbi

O clube Paineiras foi fundado em 1960, e conta com uma área de 120 mil m² onde abriga um vasto complexo esportivo e diversas opções de atividades sociais. Dentro das construções em estilo brutalista, o clube abriga diversas instalações e equipamentos de última geração, oferecendo a todos associados, dependentes e convidados muito conforto e tranquilidade para a prática das mais variadas atividades esportivas.

No cabe ao futebol, o clube dispõe de um campo de futebol e uma quadra de futebol society em dimensões oficiais, onde os associados disputam partidas e campeonatos.

Em 2021, os campos foram totalmente revitalizados e modernizados, tanto no aumento da área de jogo, nivelando a base existente e corrigindo irregularidades e depressões, como também em toda reestruturação do gramado.

Agora o Paineiras conta com gramado sintético mais macio com certificação FIFA Quality Pro. O sistema de Shockpad instalado traz mais conforto e amortecimento durante os jogos, com maior absorção de impactos, semelhante ao gramado natural.

As alterações investidas pelo clube buscam o melhor desempenho de seus alunos, associados e atletas, como maior durabilidade do sistema e menor impacto ambiental, questões que o clube se preocupa e investe para estar alinhado às melhores práticas internacionais.

A estrutura também passou a contar com novas traves, novos bancos de apoio aos jogadores e juízes, bem como alambrados e arquibancadas totalmente reformadas. Por fim, o campo passou a ter uma iluminação 100% LED, com índice de iluminação divisão para jogos profissionais, condizente com o instalado.

O futsal também faz parte da grade de esportes da área formativa do clube Paineiras do Morumbi, atendendo crianças a partir dos 6 anos, oferecendo em sua primeira base o aprendizado dos fundamentos básicos da modalidade, desenvolvendo qualidades físicas básicas, o gosto e o interesse pela prática do esporte.

O clube Paineiras do Morumbi sempre se mantém no conceito do esporte com base no lazer, seja no encontro entre amigos em um campo de futebol, como também em disputas de campeonatos regionais, nacionais, interclubes ou atividades internas que vão desde competições e eventos, à prática de cursos regulares.

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil