Carnaval 2024. Está chegando o dia da Folia.

Carnaval 2024

Tá chegando o dia da folia. Carnaval 2024.

Tá chegando o dia da Folia! O Carnaval 2024 está se aproximando e trazendo com ele  toda a animação, cores e alegria característica dessa festa tão esperada.

Neste texto, vamos explorar as tradições, a história e as expectativas para o Carnaval deste ano. Prepare-se para mergulhar neste mundo encantado  e descobrir tudo o que você precisa saber para aproveitar ao máximo essa celebração tão especial. Vamos juntos entrar no clima de festa e folia!

Índice

Qual a origem do Carnaval?

O Carnaval tem suas raízes  na Europa, remontando à Idade Média. A palavra “Carnaval” tem origem no latim “carnelevare”, que significa “retirar a carne”. Esse sentido está relacionado ao período de jejum que deveria ser observado durante a Quaresma, uma prática da Igreja Católica.

Durante o Carnaval, as pessoas celebravam com festas e comiam carne antes do período de abstinência. Com o passar do tempo, essa celebração foi se transformando e ganhando características únicas em diferentes culturas ao redor do mundo.

No Brasil, o Carnaval foi influenciado pelas tradições europeias, indígenas e africanas, resultando em uma festa única e vibrante. A chegada ao Brasil ocorreu durante o período colonial e desde então se tornou uma das festas mais populares do país, conhecida por suas festividades coloridas, desfiles de escolas de samba, blocos de rua e muita música.

O Carnaval é uma celebração rica em história e tradições, que continua a encantar e unir pessoas de diferentes culturas e países ao redor do Brasil.

Foliã assoprando confetes no carnaval

Como é celebrado o Carnaval no Brasil?

O Carnaval no Brasil é celebrado de maneira intensa e diversificada, sendo uma das festas mais populares do país. As comemorações variam de região para região, mas algumas tradições são amplamente observadas em todo o país:

1 - Desfiles de Escolas de Samba

Nas principais cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo, as escolas de samba preparam desfiles grandiosos com carros alegóricos, fantasias elaboradas e muita música. Esses desfiles são o ponto alto do Carnaval, atraindo milhares de espectadores.

2 - Blocos de Rua

Em diversas cidades brasileiras os blocos de rua são uma forma popular de celebrar o Carnaval. Pessoas se reúnem para seguir os blocos, dançar ao som de marchinhas e músicas populares, em um clima descontraído e festivo.

3 - Bailes e Festas

Muitos clubes, hotéis e espaços de eventos promovem bailes e festas temáticas, oferecendo opções para quem prefere celebrar em ambientes fechados. O Clube Paineiras do Morumby, por exemplo, é reconhecido por promover as famosas: Feijoada da Folia e Matinê de Carnaval , além de vários outros eventos artísticos e culturais dentro de suas dependências.

4 - Fantasias e Máscaras

Outra tradição importante é o uso de fantasias criativas e coloridas, assim como máscaras que agregam mistério e diversão às comemorações.

Além disso, o Carnaval no Brasil é marcado pela alegria contagiante, pela diversidade cultural e pela expressão da identidade nacional. É uma época em que as diferenças são deixadas de lado em prol da celebração coletiva da vida e da cultura brasileira.

Festa de carnaval em Salvador

Bloquinhos de Carnaval

Os bloquinhos de carnaval são eventos que se tornaram extremamente populares no Brasil, especialmente nas últimas décadas. Eles consistem em grupos de pessoas que se reúnem nas ruas durante o período do Carnaval para celebrar com música, dança e alegria.

Os bloquinhos são conhecidos por seu caráter democrático e diversificado, atraindo pessoas de todas as idades e estilos. Algumas cidades brasileiras se destacam pela fama de seus bloquinhos de rua. Entre elas, podemos citar:

Rio de Janeiro

A cidade carioca é conhecida  por seus diversos bloquinhos de rua, que atraem milhares de foliões para diferentes bairros da cidade.

São Paulo

A capital paulista também se destaca pelos seus bloquinhos, que tomam conta das ruas de várias regiões da cidade, oferecendo opções para todos os gostos.

Salvador

Conhecida pelo famoso Carnaval de Salvador com seus trios elétricos, a cidade também abriga diversos bloquinhos que contribuem para a diversidade e animação das festividades.

Recife e Olinda

A região nordeste do Brasil é famosa por suas festas carnavalescas, incluindo os tradicionais blocos que animam as ruas históricas dessas cidades.

Essas são apenas algumas das muitas cidades brasileiras que celebram o Carnaval com animados bloquinhos de rua, proporcionando uma experiência única e vibrante aos foliões.

Bloco de rua no carnaval

Desfiles

Os desfiles são marcados por muita música, dança, cores vibrantes e uma competição saudável entre as escolas. Algumas das cidades brasileiras que se destacam pelos famosos desfiles das escolas de samba são:

Rio de Janeiro

O Carnaval carioca é conhecido mundialmente pelos desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí. As agremiações apresentam seus enredos, sambas, fantasias e carros alegóricos, encantando milhões de espectadores.
Se você é do time dos curiosos, vai adorar saber quem foram as primeiras colocadas dos últimos anos. Em 2022, por exemplo, após um ano sem desfile devido à pandemia, a Acadêmicos da Grande Rio foi a vencedora com um enredo celebrando a orixá Exu, uma espécie de mensageira que faz a ponte entre o humano e o divino. Foi o primeiro título da história da Grande Rio!

Em 2023 brilhou a estrela da Imperatriz Leopoldinense, campeã com um enredo belíssimo que contava a vida e morte de Lampião, o cangaceiro mais famoso da história.

E em 2024? Quem será que leva? A Portela ainda é a escola de samba mais vencedora da história do carnaval do Rio, com 22 títulos, seguida da Estação Primeira de Mangueira com 20 e Beija-Flor de Nilópolis, com 14 títulos.

São Paulo

A capital paulista também realiza desfiles impressionantes no Sambódromo do Anhembi, onde as escolas de samba competem em meio a uma atmosfera de pura emoção e beleza.

O Carnaval de São Paulo é sempre muito disputado, recentemente com decisões emocionantes. Em 2022, a Mancha Verde levou o caneco trazendo um desfile lindíssimo com o tema “Planeta Água”, que refletiu a importância desse recurso para a natureza e para a religião. Super atual não é?

Em 2023, a Mancha Verde também chegou muito perto do título, perdendo o caneco para a tradicional escola Mocidade Alegre. Título decidido na última nota do quesito fantasia!

Será que a disputa vai ser acirrada em 2024? A Vai-Vai é a escola com mais títulos, 15 em seu total, seguida da Nenê de Vila Matilde, 11 títulos, e Mocidade Alegre com 10 títulos.

Salvador

Apesar de ser mais conhecida pelos trios elétricos e atrações musicais, Salvador também possui seus próprios desfiles de blocos e agremiações, contribuindo para a diversidade do Carnaval na cidade.

Recife e Olinda

Na região nordeste do Brasil, o Carnaval é marcado por desfiles de maracatus e troças que celebram a cultura local com muita animação e tradição.

Esses desfiles são um espetáculo à parte no Carnaval brasileiro, atraindo turistas do mundo inteiro e proporcionando momentos inesquecíveis para aqueles que têm a oportunidade de vivenciá-los. A contagem regressiva começa, pois está chegando o dia da folia. O Carnaval 2024 promete ser inesquecível!

Desfile de escola de samba no sambódromo
Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *