Dança Flamenca

Dança Flamenca
Compartilhe:

O que é flamenco? É uma dança, um gênero musical ou os dois? Flamenco é uma arte em si. Não é apenas uma dança ou uma música que você pode aprender, você tem que sentir isso dentro de sua alma. Artistas de dança flamenca contam uma história com todo o corpo, com a voz, com o ritmo das palmas e do violão. 

A dança flamenca é o resultado de séculos de fusão de tradições de diferentes culturas que geraram um espetáculo único.

“A coisa mais importante no flamenco é a paixão. Não se trata de técnica, mas de emoção – se você não sente, não pode fazer. Não é apenas uma expressão física – deve vir do coração”. – intérprete de flamenco Sara Baras.

Sumário

Tudo o que você precisa saber sobre músicas flamencas: letras e poesias

O que é flamenco? O flamenco é, sem dúvida, a música da paixão. As canções flamencas contam histórias do cotidiano dos ciganos. Histórias sobre dificuldades de discriminação, terror, tristeza ou sobre a felicidade da celebração do casamento. Muitas músicas estão na língua cigana andaluza “Caló”, que é uma mistura de espanhol andaluz e línguas românicas. Além disso, a música depende das emoções do cantor – as mesmas letras podem ser expressas de várias maneiras.

Existem 3 tipos de canto flamenco:

  • Canto Jondo – as músicas mais complexas e emocionais. Os temas costumam ser tristes, como morte, perda, desespero e raiva.
  • Canto Intermedio – músicas menos complexas e mais animadas que o canto jondo. Além disso, o canto intermedio é acompanhado por violão e castanholas, sapateado e palmas. As músicas têm elementos de vários estilos do folclore espanhol.
  • Canto Chico – o estilo mais leve e simples da música flamenca. Seus temas incluem amor e humor, o ritmo é leve e rápido.
danca flamenca 2

Maneiras de manter a forma

O flamenco é a música da paixão. As canções tradicionais espanholas de flamenco geralmente não são escritas, mas transmitidas de geração em geração. Além disso, músicos de flamenco improvisam para combinar com as emoções do cantor. Assim, uma verdadeira performance de flamenco é sempre uma experiência única de contar histórias.

– Tocar violão

O violão flamenco e o violão regular são diferentes de várias maneiras. Primeiro, os violonistas de flamenco usam um capo para obter um tom mais alto. Além disso, o violão flamenco é tocado com dedos e unhas, não com palheta. As técnicas de tocar violão flamenco incluem dedilhar e tocar.

danca flamenca 3

– Castanholas

As castanholas são um instrumento musical de madeira conhecido por seu som único na música flamenca. Os fenícios cerca de 3000 anos atrás inventaram o instrumento. As castanholas eram feitas de madeira comum e comercializadas em toda a região do Mediterrâneo. O instrumento é usado no folclore português e latino-americano, mas é mais conhecido por seu uso na cultura espanhola.

danca flamenca 4

O que é a Dança Flamenca?

A dança transmite perfeitamente o que é o flamenco, pois conta a história da música e cada dançarino a expressa à sua maneira. Os performers usam castanholas, um xale, saia, seus sapatos e, claro, os movimentos típicos da dança flamenca.

O flamenco era apenas uma música acompanhada de palmas no início. No entanto, quando os cantores de flamenco começaram a se apresentar nos “cafés cantantes”, os artistas adicionaram novos elementos: tocar violão, sapatear e estalar os dedos.

Dançarinos de flamenco criam as bases do ritmo com as mãos. Assim, bater palmas no flamenco é mais difícil do que parece à primeira vista. Outro método para acompanhar a música é o sapateado. Os sapatos especiais de flamenco, como os sapatos de sapateado irlandês, têm um som específico.

Como é o tradicional traje da Dança Flamenca?

O traje de flamenco é originário de Sevilha. As mulheres ciganas do final do século XIX usavam túnicas com babados para fazer suas tarefas.

danca flamenca 5

– Traje típico de flamenco espanhol: tradição e moda

A parte mais importante de um traje de flamenco é o vestido. Geralmente é de cor brilhante ou com um padrão de bolinhas. A saia do vestido é feita de babados que pesam até 4,5kg. A performer usa uma longa trilha de babados para dançar e expressar emoção. O traje do dançarino de flamenco masculino é muito mais simples do que o feminino. O dançarino veste calça preta skinny, uma camisa e uma jaqueta curta ou colete.

Uma das coisas mais originais sobre o vestido do flamenco é que não é apenas um vestido típico, mas uma tradição viva. Todos os anos surgem novas tendências e há até desfiles de flamenco onde você pode fazer anotações para a moda flamenca do ano seguinte.

– Sapatos do flamenco: o som chave na dança flamenca

Outra parte do traje são os sapatos de flamenco. Artistas de flamenco dançam em um palco de madeira chamado Tablao. Os sapatos têm pregos nas solas do sapato. Ele permite que os dançarinos acompanhem a música sapateando no palco.

– E claro, os acessórios para as vestimentas do flamenco!

Dançarinas de flamenco usam o cabelo em um coque e adicionam flores a ele. Além disso, a dançarina tem um leque colorido e usa brincos, colares e pulseiras. Além disso, durante a dança, a performer usa um tradicional xale bordado com borlas.

Dança Flamenca no Clube Paineiras do Morumby

O Clube Paineiras do Morumby oferece dois cursos distintos de Dança Flamenca aos seus associados.

Dança Flamenca

O curso ensina a arte flamenca, englobando todos os ritmos, inclusive ensinando o manejo de adereços tais como: abanico, manton, castanholas , baston e etc. Esta dança também melhora a postura, coordenação motora e estimula a memória entre outros benefícios.

Às Terças e Quintas

Nível I – 09:00 às 10:00 / 16:00 às 17:00.

*Nível II – 08:00 às 09:00/ 18:00 às 19:00.

*Nível III – 10:00 às 11:00/ 17:00 às 18:00.

Nascidos em 2009 ou anos anteriores.

*Necessário teste de habilidade.

1º Curso/Atividade por pessoa do título é isento e a partir do 2º é cobrado como taxa de 2ª atividade.

Dança Flamenca – Aperfeiçoamento

O curso estimula o aprimoramento da dança flamenca, desenvolvendo um trabalho em grupo. Neste curso o aluno irá aperfeiçoar e aprimorar as técnicas já consistentes, desenvolvendo velocidade e domínio rítmico.

Terças –  11:00 às 12:00  / Quintas –  11:00 às 12:00

Nascidos em 2009 ou anos anteriores.

Cursos/Atividades cobrados à parte (independe de matrícula em outro curso/atividade) – R$ 133,10.

Local da aula: Sala de Danças (Plataforma infantil).

Para mais informações sobre os cursos de dança flamenca entre em contato com o clube.

Tem interesse em fazer parte dessa família?

Sua família também pode fazer parte do melhor clube social do Brasil